Floralis Generica - Buenos Aires

15 Pontos Imperdíveis para conhecer em Recoleta

Considerado um dos bairros mais elegantes de Buenos Aires, é também um dos melhores para se morar, porque além de ser muito bonito e com uma arquitetura incrível tem muita variedade do que fazer, que vai desde os pontos turísticos, museus, bares, restaurantes, shoppings até praças, faculdades, hospitais etc.

Nesse post vou mostrar para vocês os 15 pontos mais importantes que você não pode deixar de conhecer na região! Todos são um perto do outro e você consegue fazer em um dia, se não for dedicar muito tempo em cada um, ou se quiser se aprofundar, pode fazer em dois dias, seguindo esse mesmo roteiro e dividindo ao meio por exemplo.  Eu os coloquei na ordem, então se você seguir a lista que vou passar aqui não perderá nenhum deles e nem pulará algum, tendo que voltar depois.

La Recoleta

O bairro ficou conhecido como Recoleta por causa dos monges recoletos que viviam na Igreja Nossa Senhora do Pilar, que hoje é um ponto importante a se visitar por sua história e arquitetura barroca.

Lembra que contei para vocês no post de San Telmo que os aristocratas viviam lá até que um surto de febre amarela os fez mudar para a Recoleta e outros bairros? As famílias ricas que mudaram para lá começaram então a construir grandes mansões estilo europeias, mais francesas e a deixar esse bairro tão chique e bonito como está hoje.

Se você caminhar pelo bairro você já vai se encantar com a beleza das construções que tem por lá, a quantidade de praças arborizadas, as lojas chiques, hotéis, os restaurantes e lindos cafés da região e outros pontos lindinhos que ganharam destaque na cidade.

Palacio Álzaga Unzué - Buenos Aires
Palacio Álzaga Unzué. Inicios seculo XX. Agora pertence ao hotel  “Four seasons”.

Hospedagem

Eu optei por ficar hospedada em San Telmo, que é um bairro também muito lindo e agradável. Lá eu fiquei no Art Factory Hostel que gostei muito! O pessoal lá é muito divertido e o atendimento ótimo! E é bem econômico! Eu indico muito.

Os 15 pontos imperdíveis

Para iniciar meu roteiro eu saí da estação Callao, que fica na linha D, na avenida Cordoba, o primeiro ponto é nessa rua mesmo, e depois fui descendo até chegar no último ponto que é a Floralis Generica. De lá você pode pegar  o metrô da linha H, estação Facultad de Derecho, para não precisar voltar tudo.

1- Palacio de Águas Corrientes

DCIM102GOPROGOPR3115.JPG

É realmente um palácio de água! Com 12 gigantescos tanques de água que tem capacidade para mais de 72 milhões de litros, foi inaugurado em 1894, por necessidade, graças cólera, febre tifoide e difteria que a população enfrentava na época.

É um dos monumentos mais importantes da cidade e tem um museu que conta um pouco da história do saneamento de Buenos Aires e Argentina, tem grandes tanques de ferro responsáveis pelo abastecimento de toda a cidade.

Ele funciona de segunda a sexta das 10h às 17h (fechado das 13h às 14h) e a entrada é gratuita, conheça aqui um pouco mais sobre ele.

2- El Ateneo Grand Splendid

Para os amantes dos livros, essa é uma parada obrigatória. Considerada pelo jornal britânico “The Guardian” a segunda livraria mais bonita do mundo,  (ficando só abaixo da livraria holandesa Selexyz Dominicanen Boekhandel na cidade de Maastricht) é realmente impressionante de tão linda e grande.

 Ela foi construída dentro do histórico teatro Grand Splendid e conserva seu antigo esplendor e elegância, com seu detalhamento e pintura impecável, sua cúpula decorada com afrescos e até mesmo a cortina vinho de veludo.

Atrás da cortina funciona um bar, bem convidativo para ler enquanto toma um cafézinho, nas laterais também tem umas “salinhas” de leitura, mas quando fui, nem todas estavam abertas. O lugar é um charme e vale muito a pena conhecer.

3- Plaza Vicente Lopez

Plaza Vicente Lopez - Buenos Aires

 

Uma praça extremamente charmosa em Buenos Aires, quando fui estava chovendo, mas mesmo assim foi uma delícia passear por ela e admirar as árvores e esse estilo europeu que ela tem.

4- Facultad de Ingenieria

Facultad de Ingenieria - Buenos Aires

Uma Faculdade com reconhecimento internacional, tem uma arquitetura neoclássica e chama muita a atenção de quem estiver passando pela rua. Dizem por aí, que a construção não agradou aos arquitetos que a projetaram, sendo uma “decepção” para eles, mas isso não é nada confirmado. Independente dessas histórias que contam por aí, é um prédio muito lindo que vale a pena ser prestigiado.

5- Recoleta Mall

Um Centro Comercial icônico e muito moderno na região, ele foi inaugurado faz pouco tempo em 2011 e possui importantes lojas, entretenimento e opções para alimentação. Entre suas 75 lojas você encontrará a Levi’s, Brooksfield, Rip Curl, Timberland, Lacoste, Just for Sport e Swatch.

Os preços lá não são muito atrativos, mas vale uma parada só para conhecer esse lindo shopping, almoçar, tomar um sorvete na Freddo ou comprar um alfajor na Cachafaz, não?

6- Igreja N. S. del Pilar Parish

Igreja N. S. del Pilar Parish - Buenos Aires

Foi declarada um monumento histórico nacional e é a segunda igreja mais antiga de Buenos Aires. A primeira capela foi inaugurada no ano 1732, como templo do Convento dos Franciscanos Recoletos.

Conserva imagens e monumentos até os dias de hoje e tem um pequeno museu para quem quiser conhecer um pouco mais da história. A entrada é gratuita.

 

 

7- Cemitério da Recoleta

Cemitério da Recoleta - Buenos Aires

Para ser sincera eu não sou muito fã de cemitérios, e realmente prefiro evitar ir em um, mas esse eu tive que abrir uma exceção. Um dos pontos mais visitados em Buenos Aires, é considerado um museu a céu aberto!

Chama a atenção pela arquitetura em seus túmulos e lápides, e ainda tem muitas esculturas espalhadas pelo cemitério. Realmente, são bem bonitas. Lá foram enterradas pessoas importantes na história da Argentina, como presidentes, médicos, cientistas, escritores, líderes políticos, atores, etc.

Evita Perón, ex-primeira dama, uma figura de extrema importância na Argentina também está enterrada lá. Além de tudo isso, tem muitas outras pessoas e histórias. Há muitos tours guiados para quem se interessar, eu também achei esse blog contando um pouco das histórias por lá, muito interessante.

8- Centro Cultural

 

Centro Cultural - Buenos Aires

Um encontro de movimentos culturais e artísticos, um lugar dedicado à expressões de criatividade e arte. Está aberto de terça a domingo de 13h30 às 22h00 e a entrada é gratuita.

Muitas pessoas vão até lá para ler e usar as salinhas silenciosas para dedicar ao estudo com concentração. Quando eu fui, tinham poucas exposições, então é bem legal dar uma olhada no site para ver o que está rolando por lá.

9- Plaza San Martin y Gomero de la Recoleta

A árvore mais antiga de Buenos Aires, com mais de 200 anos, é destaque na região. Ela fica nessa praça super charmosa e ocupa um espaço enorme lá no centro. Depois de um tempo, ela foi ficando tão grande, que foi necessário a criação de apois para seus galhos. Uma das ideias criativas foi colocar esse “homem” carregando um deles.

Houve rumores para tentar derrubar essa árvore, na época da reforma da região, mas a luta e protestos foram tão grandes para que mantivesse o Gomero que eles desistiram da ideia.

10- Buenos Aires Design

buenosairesdesign-colecionandodestinos

Um Shopping com três andares é um paraíso para arquitetos e designers. Mas se você não é, vale muito a pena a visita mesmo assim! No andar superior tem muitos restaurantes ótimos e conhecidos, um deles, inclusive é o Hard Rock Café.

É uma delícia caminhar por lá e ver lindos objetos de decoração para casa e móveis diferentes. O shopping está aberto de segunda a sábado, das 10h às 21h e aos domingos e feriados 12h a às 21h.

11- Hard Rock Café

O Hard Rock é uma rede de Hotéis, Cafés e casinos muito famoso no mundo todo. É um lugar inovador, vibrante e apaixonante aonde a boa música se une a boa comida proporcionando uma experiência incrível.

Eu adoro visitar todos os Hard Rock das cidades que viajo, porque sou apaixonada pelo estilo deles e também porque sou uma fã de rock! Como esse fica no prédio do Shopping não tem uma fachada tão linda como alguns outros, mas a decoração interna é bem bonita, e para quem curtir, a loja de souvenirs tem bastante lembracinhas lindas.

12- Plaza Francia

 

 

Mais uma linda praça na região! E olha que tem muitas outras. Foi projetada pelo paisagista francês Charles Thays  e te dá a sensação de estar em uma praça francesa mesmo. O monumento central na praça, foi doado pela França para Argentina em homenagem ao centenário da Revolução de Mayo.

Aos finais de semana tem uma feirinha de artesanato que ocorre na praça e chama a atenção de muitos turistas e moradores da região.

13- Museu Bellas Artes

 

É um dos principais museus de arte da América Latina, conta com o maior patrimônio artístico de Buenos Aires e tem obras de grandes artistas como: Rodin, Picasso, Goya, Monet, Van Gogh, entre outros.

Eu achei ele muito lindo! E tem um acervo gigante. Esse ponto da sala que eu tirei a foto é uma área que se pode ver a perspectiva das duas áreas. Muito legal né? A entrada para esse museu é gratuita e vale muito a pena! O horário de funcionamento é de Terça a Sexta 11h-20 hs e aos Sábados e domingos 10h-20hs.

Para maiores informações, dá uma olhada no site do museu. 

14- Facultad de Derecho

Facultad de Derecho - Buenos AiresFoi inaugurada no dia 21 de Setembro de 1949 em homenagem ao dia do estudante. É uma construção lindíssima que me lembrou muito a construções romanas. A faculdade possui um museu, uma pinacoteca e uma biblioteca especializada. Hoje, anos depois da sua inauguração ainda mantém sua estrutura arquitetônica.

 

15- Floralis Generica

 

Último ponto a visitar, mas não menos importante, a linda e glamourosa, Floralis Genérica. Ela foi criada em 2002 pelo arquiteto Eduardo Catalano como um presente para Buenos Aires, a flor de aço e alumínio tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas.

Ela foi projetada para representar a dinamicidade do tempo, abrindo de manhã e se fechando a noite, mas há algum tempo ela está meio desorganizada (olha na minha foto, eu tirei com ela aberta e fechada.

É um dos cartões postais da cidade de Buenos Aires e ponto turístico imperdível! Ela fica localizada na Plaza de las Naciones Unidas, que é como um parque, tem até espreguiçadeiras e bastante espaço para aproveitar um dia agradável. A entrada é gratuita.

Está chegando agora em Buenos Aires e não sabe por onde começar?! Já conferiu meu post com os pontos turísticos mais conhecidos e as principais dicas para iniciantes

E depois de conhecer todos esses lugares, se você quiser parar para comer ou beber algo, tem uma rua bem charmosa, de paralelepípedos, chamada Junín, que fica na lateral com o cemitério da Recoleta, você vai encontrar vários bares e restaurantes mega legais, um do lado do outro!

Tem o Buller , Dean & Dennys, Cobarde, Clarks, BAB Cerveceria, é só caminhar para escolher e tem para todos os gostos. A região é bem gostosa e agradável de caminhar a noite. Eu fui no Buller e gostei muito, tinha tanto a área externa, no calçadão, quanto dentro do bar, aí fica ao seu critério.

E aí o que achou desse post mega completo sobre as atrações na Recoleta? Deixa sua dúvida ou opinião que terei o maior prazer em responder!!

 

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️Reserve pelo Site! 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais,  tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️  Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
🎟 Passeios e Ingressos: TourOn,

〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️

Beijinhos da Mari e até a próxima.

 

Anúncios

24 comentários sobre “15 Pontos Imperdíveis para conhecer em Recoleta

  1. Ah Maravilhoso ! Adorei saber, conhecer a história desse bairro lindo ! La Recoleta… As praças, museus, igrejas, monumentos, arquitetura, tudo muito lindo e encantador… Mesmo para quem ainda não conhece pesssoalmente, é simplesmente impossível não se encantar !… A vontade que temos lendo esse post, é sair de onde estamos e ir até Buenos Aires conhecer pessoalmente cada lugar, cada ponto desse belíssimo e charmoso bairro !

    Curtido por 1 pessoa

  2. Incrível como tem lugares bons para se conhecer em Buenos Aires, estive lá e passei um único dia pela Recoleta e deu para conhecer uns 4 lugares dessa lista, sendo que o cemitério estava fechado qnd cheguei nele. A árvore na praça SanMartin é impressionante mesmo, mas vendo seu post fiquei chateado de não ter ido ver o El Ateneo Grand Splendid, nem sabia dele e achei demais suas fotos de lá…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s