Vista Vesúvio - Nápoles

O que fazer em Nápoles

Sempre quando eu converso com alguém que tenha visitado Nápoles ou tenha pelo menos ouvido falar, eu percebo sentimentos muito controversos e algumas opiniões meio(bem) equivocadas, Nápoles é o tipo de lugar que, ou você ama ou odeia, e eu, sou do time que ama!! ❣️

Muita gente por aí sai dizendo “Nápoles é sujo”, “Nápoles tem problema com lixo”, “Nápoles é perigoso”, “Nápoles é feia(nunca)”, “Nápoles isso e aquilo”, etc, etc. Tem verdade no que dizem? Sim, como qualquer outra cidade, Nápoles tem seus problemas, mas isso não significa que não tenha suas infinitas qualidades e patrimônios que realmente valem a pena conhecer e apreciar.

Como eu mencionei em alguns posts anteriores e no instagram, eu tive o prazer e a honra de morar por quase três meses na casa de uma família italiana (óbvio que isso me ajudou a formar minha opinião 😂, e sou muito grata à essa família que amarei para sempre❣️).  Essa experiência foi inesquecível para mim e me fez conhecer de perto a cultura e tradições. Nesse post eu quero mostrar um pouco para você, de forma objetiva,  como eu me apaixonei por essa cidade, e depois você me conta se te tocou pelo menos um pouquinho, pode ser?

Mergellina - Lugar incrível
“Sono una terrone per scelta”

Veja aqui o álbum completo

A cidade

É uma comuna do sul da Itália, da região da Campânia, província de Nápoles e com cerca de 1 milhão de habitantes é a terceira cidade mais habitada da Itália depois de Roma e Milão.

Cidade que nasceu nossa adorada pizza, um dos pratos mais conhecidos e apreciados em todo o mundo, tem uma culinária de dá água na boca e muita tradição. Sem falar na música Italiana , que tem como um dos seus pilares a cantada pelos famosos músicos napolitanos. Você conhece “Il Sole mio“?!

Além de muita história, tradição e referências culturais, sem esquecer que o seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Vesúvio

O Vesúvio é um vulcão com 1281 metros de altitude  — um estratovulcão, ou seja, que possui forma de cone, formado pelo magma extravasado— que fica há aproximadamente 9km da costa oeste de Nápoles. É considerado um dos mais perigosos da Europa, embora atualmente ele esteja adormecido e sem nenhum relato de erupção.

Ele foi conhecido pelo triste evento ocorrido em 79d.c, que com a erupção foi responsável pela destruição das cidades de Pompéia e Herculano. Atualmente as cidades são museus conservados fielmente para visitação. É possível também fazer um tour pelo vulcão, mas eu não quis arriscar.

No tempo que eu fiquei na cidade, eu percebi uma admiração muito grande dos  moradores napolitanos e, mesmo com medo, eles continuam fascinados pelo Vesúvio. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade.

Vista Incrível de Nápoles e o Vesúvio

Como chegar

A cidade possui um aeroporto pequeno, mas bem localizado. O Aeroporto Internacional de Nápoles, que atende principalmente voos domésticos. Saindo do Brasil, eu tive que fazer uma escala em Roma, mas de dentro da Europa peguei voos direto (de Londres e da Espanha).

Possui também a estação de trem “Napoli centrale” que fica na Piazza Giuseppe Garibaldi, de lá saem trens para diversos locais  e por ótimos preços. São trens muito bons e confortáveis, e você pode comprar as passagens de aqui.

Alpes Suíços
Alpes Suíços: Minha vista favorita da Janela do avião.

Aonde ficar

Bom, nesse post eu não posso indicar um hotel específico, porque como eu mencionei, eu fiquei na casa de uma família italiana, o que foi muito especial por me proporcionar uma experiência imersiva na cultura Italiana. Você pode procurar um airbnb para ficar na casa de alguém também ou reservar um hotel pelo Booking ou HostelWorld, que são os sites que na minha opinião são mais confiáveis.

Em relação a região, se você não estiver de carro, o ideal é ficar próximo a uma linha de metrô e de preferência essa amarela que é a mais central. Eu fiquei um pouco afastada do centro (cerca de meia hora) bem perto da estação chiaiano, uma região com mais moradores e não muito turismo, eu até gostei bastante, mas indico ficar mais em lugares mais movimentados e turísticos.

Uma boa opção que não é tão central e acredito que por isso, um pouco mais barata é a região próxima a estação medaglie d’oro, tem uma ótima localização, é bem legal o local  e fica próximo a Vomero (vou falar um pouco aqui em baixo).

Mapa do Metrô de Nápoles

O que fazer

Lungomare Di Mergellina

Mergellina - Nápoles

Definitivamente esse é, de longe, meu lugar favorito em Nápoles! E o mais bonito na minha opinião. Mergellina é o porto de Nápoles, a principal orla, um lugar incrível que você terá a oportunidade de caminhar pelas ruas e calçadões com vistas espetaculares e inesquecíveis.

Lá fica bem perto do centro, então não é muito difícil chegar! Só uma caminhadinha básica de descida (na ida🤣). Na região você vai encontrar diversos hotéis cinco estrelas, restaurantes chiques, sorveterias, pizzarias, tem tudo para todos os gostos. Aos domingos a rua fica cheia de pessoas caminhando, passeando, música, muita animação, os restaurantes com mesas na calçada e muitos barcos e iates. Se você for a noite também terá uma experiência muito agradável.

Você pode subir nas pedras para fazer uma linda foto, é o lugar favorito dos namorados também, ou você pode achar uma das infinitas posições para fotografar o famoso Vesúvio, que já contei um pouco para vocês sobre ele nesse post. Uma ótima atração também é visitar o Castel dell’Ovo, que detalharei aqui em baixo. Mas uma coisa você pode ter certeza, o dia será incrível e bem aproveitado na região.

Castel dell’Ovo

O Castel dell’Ovo é um dos mais antigos castelos de Nápoles e recebeu esse nome por uma lenda que dizia ter um ovo dentro do castelo, que era responsável pelo sustento e estrutura do mesmo enquanto estivesse intacto. Até o século XVI ele servia como palácio real para os nobres da cidade.

Ele é muito majestoso e já impressiona de longe. Você pode caminhar bem próximo e até mesmo atravessá-lo gratuitamente, mas você pode também fazer uma visita guiada, ela tem duração de aproximadamente 2 horas e vai mostrar as principais áreas internas do castelo. O preço é de 5 euros e eles possuem áudio guia em italiano, inglês e francês.

Centro Histórico de Nápoles

Piazza del Plebiscito - Nápoles

Se tem algo que posso afirmar sobre Nápoles é que a cidade respira história, arte e cultura! Ela é bem antiga, com muitas igrejas e palácios e seu centro histórico é Patrimônio cultural UNESCO.

Um tanto quanto desorganizada, barulhenta e com um trânsito maluco, ahh, sem falar das ruelinhas com prédios antigos e roupas penduradas nas janelas. Nápoles é um tanto quanto peculiar, tem seu charme e precisa ser compreendida, ser vivida, sentida, absorvida.

Nada como caminhar pela suas ruas históricas e visitar seus pontos mais importantes para compreender bem esse local. Vez ou outra parar em uma das infinitas lojinhas típicas e experimentar um doce napolitano.

Vou citar aqui alguns dos pontos mais importantes à se visitar por lá, mas o detalhamento de cada um deles está no post completo sobre o Centro histórico de Nápoles.

  • Napoli Soterranea
  • Duomo di Napoli
  • Chiesa del Gesú Nuovo
  • Complesso Monumentale di Santa Chiara
  • Galeria Umberto
  • Estação Toledo
  • Spaccanapoli e Chiaia

Vamos conhecer cada um deles? Clique aqui para ter acesso ao post completo.

Via San Gregorio Armeno

É tradição que você quer?! Porque aqui tem … E muita!! Essa ruelinha que fica também na região central é muito especial para os napolitanos, especialmente no final do ano, o que a torna impossível de transitar, graças ao seu enorme sucesso.

Lá você vai encontrar uma infinidade de lojinhas de artigos de decoração, lembrancinhas, miniaturas e o foco principal: Presépios.

Como toda a Itália, Nápoles também é muito religiosa, então, os napolitanos valorizam muito as tradições cristãs. Sempre, na época de final de ano, famílias vão até essa rua encontrar os mais diversos tipos de presépios, um mais lindo do que o outro e de todos os tamanhos para representarem a sua fé. Eu amei demais passear por lá.

Vomero

Vomero é uma região mais Bohemia, além de ser uma das mais caras e chiques da cidade. Tem um Shopping muito fino, uma rua repleta de restaurantes e bares muito legais, para quem acha que Nápoles é pobre, é porque não conheceu essa área nobre.

Eu particularmente gostei bastante de lá, às sextas feiras fica super cheio de gente bonita (e rica🤣) , os bares lotados, pessoas caminhando pelas ruas de paralelepípedos, visitando lojas de grife, admirando prédios antigos, decorações de natal em junho 🤣 além de mais vistas panorâmicas da cidade.

E para você que leu essa minha descrição e já está achando que é o bairro mais caro para comer, você está enganado. Obviamente não é o mais barato, mas é super acessível! (nesse post estou dando dicas incríveis de como comer bem gastando pouco, mas algumas vezes muito, se preferir).

Um belo exemplo que vou te dar é esse, fica ligado nessa dica TOP, muitos bares, quando você compra a bebida (que custa em média de 3 à 9 euros o copo) você ganha uma bandeja de tapas como esse da foto. Vale ou não à pena?

Vinho + Tapas
Nós pedimos essas duas taças de vinho muito bom, que foi 4,50 euros cada e ganhamos essa tábua + as chips.

Parques

Parco Virgiliano

É um parque muito lindo e bem preservado, que tem vistas incríveis de vários ângulos.

Vista Incrível de Posillipo

 

Parco de Capodimonte 

Um Parque muito bonito e com um museu mega importante! O único ponto negativo que vi no verão é que tinha muita mosca.

Posillipo

É uma região residencial, ela fica em uma parte mais alta da cidade. Como Nápoles é cheio de morros, o que não faltam são vistas panorâmicas por tudo quanto é lado. 🤣🤣 Pelo fato de ser mais alta, proporciona vistas espetaculares e além de tudo, próximo à região tem ótimos restaurantes e parques. O Parque Virgiliano fica lá.

Pozzuoli

É um lugar mais afastado do centro, mas é possível ir de metrô/trem e de carro acho que não passa de meia hora. A região é bem legal, tem praias, atrativos diurnos e noturnos, nesse post eu vou contar um pouco mais sobre as praias e nesse sobre as comidas.

Pozzuoli também é muito Bohemio, mas é totalmente o oposto de Vomero, pessoas mais jovens e com o estilo mais alternativos, tem muito lanche de rua e opções baratas. Caminhando por lá você vai se reparar por ruas pichadas, um pouco mais bagunçadas e algumas baladas.

Comida

A dica que dou para quando visitar Nápoles: Coma como se não houvesse amanhã! 🤣🤣🤣 Esqueça dieta e não se preocupe com o peso, porque realmente vale muito a pena a comida por lá. Nesse post super COMPLETO vou contar para vocês tudo sobre o que comi e como eu sinto saudades! Só para inspirar vocês a lerem esse post ta aí a foto da melhor pizza que comi na vida. #semmais

Para ler o post completo clique aqui.

Pizza Margherita

E aí, o que você achou da cidade? Agora que você conhece um pouco melhor, acha que o que comentam por aí sobre Nápoles não ter nada à proporcionar estão corretas? Se você ainda não conheceu, te despertou uma vontade de conhecer? Deixa sua dúvida ou opinião que responderei com todo o prazer.

E se você quer conhecer um pouco mais sobre a cidade, veja os outros posts aqui.

Outras dicas:
📌 Benvenuti al Scavi di Pompei!
📌

Beijinhos e até a próxima.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️Reserve pelo Site! 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais,  tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.comAirbnbHostelWorld
♥️  Seguro Viagem: Seguros PromoReal Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
🎟 Passeios e Ingressos: TourOn,
✈️ Passagens: Viagens na Web

〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️〰️

OBS. Alguns posts ainda estão sendo escritos e preparados com carinho, então se o link não estiver funcionando, não se preocupe, logo você receberá a notícia dele por aqui.  😉 😉 😉

⚠️ IMPORTANTE: Para receber de antemão os posts novos e não perder nada importante, siga nossa newsletter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s