Praia do Forte

Um pedacinho do paraíso com um toque de glamour

IMG_3776

Pode se dizer que a Praia do Forte tem o glamour de outros badalados destinos pelo Nordeste, mas conserva um jeitinho simples de vila pequena, com atmosfera rústica, de lugarzinho que mantém uma pequena igrejinha branca à beira-mar, ruas de terra, casinhas simples e barquinhos coloridos no mar.

Sem falar que desde a década de 80, a Praia do Forte abriga a principal base do Projeto Tamar, responsável por estudar e proteger as tartarugas marinhas. E isso foi de extrema importância para a preservação da vila que, mesmo bastante frequentada na alta temporada, mantém a natureza da região intocada.

Fiquem ligados, pois darei todas as dicas para vocês chegarem até esse paraíso.

Localização e Hospedagem

Como chegar:

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João, a aproximadamente 60km do aeroporto de Salvador. Estávamos de carro, então para chegar não foi complicado. A estrada é muito boa e bem sinalizada. Nada que um bom GPS não possa ajudar também. São 12 quilômetros de praia, com muitos recifes de corais (que formam belas piscinas naturais). Coqueiros, muitos coqueiros por toda a parte.

Caso você não esteja de carro, uma boa opção é contratar um transfer a partir do aeroporto de Salvador. Algumas empresas fazem isso e os valores podem variar um pouco. O valor para o transfer ida e volta é de aproximadamente R$ 170,00.  Rola chorar um descontinho para comprar ida e volta.

Onde Ficar:

A vila é pequenininha e tudo se faz a pé por ali. No micro centrinho tem muitas lojas de artesanato, roupas e souvenires.

O local é muito bem preparado para receber o turista e tem várias opções de hospedagem. Desde as mais simples às mais sofisticadas. Optamos por uma pousada simples e que os valores couberam no nosso bolso, já que estávamos fazendo um mochilão pelo Nordeste.

Nossa escolha foi a Pousada Brasil, onde o valor da diária gira em torno de R$190,00 reais em quarto duplo. A localização é excelente pois fica a alguns metros do Projeto Tamar, nosso foco principal durante a passagem pela praia do Forte. A escolha foi boa porque ali mesmo na Pousada tem um ótimo restaurante (falo dele mais adiante).

pousada brasil

O que fazer

Na região o que não falta é atividades e atrações. As opções vão desde mergulho nas piscinas naturais de Papa-Gente a passeio pelas ruínas do Castelo Garcia d´Ávila. Você encontra belíssimas praias como a própria Praia do Forte, Imbassaí e Itacimirim.  O roteiro inclui ainda visita à sede do Projeto Tamar, que foi nosso objetivo principal na Praia do Forte. Tem caminhada pelas trilhas da Reserva de Sapiranga e claro, caminhar pela vila à noite para beber uns bons drinks e fazer umas comprinhas.

Alimentação

Pode ter certeza que na Praia do Forte você irá comer muito bem. Tem diversos restaurantes e bares por toda a parte. Preços para todos os bolsos.

Nos conhecemos o restaurante da Pousada Brasil. O local leva o mesmo nome e tem pratos ótimos com preços variados. A comida muito bem temperada e bem servida. Muito válido passar por lá e escolher algo para beliscar.

No dia que bateu aquela vontade de comer pizza saímos em busca de algum lugar com cara boa e preços atrativos. Foi então que nos deparamos com uma verdadeira pizzaria italiana, ali no centrinho, quase que escondida. Foi um achado. Uma das melhores pizzas que já comi. O local se chama Toca Pizzaria. Importante!!! Não esqueçam esse nome!!!

Eu fiquei encantado com a Praia do Forte, e ela já tem um lugarzinho no meu coração. Espero que vocês conheçam esse paraíso e guardem ótimas lembranças.

E agora com essas ótimas dicas vocês já estão preparados para sair por aí @diviagempelomundo.

Bjokas e vejo vocês em breve.

Didi Michalski

Anúncios