Salvador: com certeza é lá o coração do Brasil!

Salvador - Igreja do Bonfim

Um lugar apaixonante, que roubou meu coração, foi com certeza Salvador! Quando me falavam que a Bahia é envolvente, eu não acreditava, mas agora, afirmo com toda a certeza que é muito! E a energia lá é muito boa.

Amei conhecer cada ponto, óbvio que tudo foi mais fácil com a ajuda do Erick do @issabordo, um baiano especial. E agora vou contar um pouquinho de como foi essa experiência e dar dicas de visitas imperdíveis.

Localização e Hospedagem

Como Chegar

Bom, eu fui de avião. Saindo de São Paulo com voo direto à Salvador pela avianca, o percurso é rápido e sossegado, eu paguei no voo só de ida para lá 252,00 diretamente pelo site, com as malas inclusas (mega barato né?!  😆).  Agora, com certeza, há diversas rotas para se fazer de carro. Tudo depende de onde estará vindo.

Aonde se hospedar

Na minha opinião, nós ficamos hospedados em uma das melhores regiões, que é a Ondina, que fica perto de tudo que é mais importante e além disso, para quem vai no carnaval, nós ficamos bem na rota dos circuitos Barra-Ondina, então dá para ver de camarote o Carnaval rolando. Nós pegamos um Airbnb que foi super barato, o apartamento era muito bom. Gostamos muito da hospedagem.

Locomoção na cidade

Tudo é muito perto, por exemplo, de onde ficamos hospedados dava para ir para o Farol da Barra andando. Além disso, para a maioria dos locais você pode pegar um ônibus ou uber. Como estávamos de carro, as vezes sofríamos um pouco para estacionar, tirando que qualquer lugar na rua tem flanelinhas querendo levar alguns trocados.

Existem também algumas empresas que fazem transfer para lugares chave ou até mesmo passeios,  veja alguns importantes que a TourOn faz:

Viu que legal? Tem algumas opções muito boas na região para quem está sozinho ou talvez não queira pegar transporte público ou taxi. Só lembrando que qualquer passeio que você fechar pelo Colecionando Destinos, você está ajudando o site a crescer e ainda me deixa mega feliz. 😄😄

Letreiro de Salvador colecionando destinos

O que fazer

Ah o que fazer em Salvador não falta!! Com certeza, você vai encontrar muito história, cultura e alegria, veja aqui alguns dos pontos principais.

Rio Vermelho

O Rio Vermelho é a região Boêmia da cidade, tem vários barzinhos, restaurantes, mesas espalhadas ao ar livre, baladas e tudo na orla da praia. Então tem bastante coisa legal para fazer e dependendo do dia que for vai encontrar bastante gente. É uma visita imperdível.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Como ir a Salvador e não conhecer a igreja do Bonfim? Não dá né! A Igreja é muito histórica e cultural, ela nasIgreja do Bonfim - Salvadorceu quando o capitão da marinha portuguesa, Theodózio Faria estava enfrentando uma tempestade fortíssima no mar, então ele fez uma promessa que se sobrevivesse, traria a imagem de sua devoção. Ele sobreviveu! Depois disso em 1754 foi construída a igreja, ele trouxe a imagem e foi celebrada a missa solene.

Desde então a igreja está aí, além de tudo, até os dias de hoje, quem quiser um milagre é só pedir com fé e amarrar sua fitinha nos portões da igreja que será atendido. Se é verdade, aí eu já não sei, mas que tem muita fitinha tem! Você já foi respondido? Conta pra mim nos comentários.

Algumas dicas importantes sobre a ida à igreja: cuidado com o bando de gente que te para, todos vão querer dinheiro, então não se deixe parar muitas vezes (ou nenhuma). Lá tem as baianas querendo dar banho de dendê, óleo de coco e até o de axé, tem gente amarrando fitinha e vendendo lembrancinhas, tem tudo, então tome cuidado ok?

Forte de Monte Serrat e Farol na Ponta do Humaitá 

Ta aí um lugar incrível em Salvador que poucos vão visitar, porque não é tão turístico. Ele fica bem pertinho da Igreja do Bonfim (pouco mais de 1km), então dá para dar uma esticadinha até la e vale muito a pena, porque você vai ter uma vista espetacular e conhecer lugares muito interessantes.

Lá é um lugar lindo, que você vai encontrar o Forte de Monte Serrat , a igreja de Humaitá e o Farol de Humaitá, tudo pertinho um do outro.

A palavra Humaitá, em tupi-guarani, tem significado de frase: “a pedra agora é preta”. Uma alusão ao local onde foi construído todo o complexo da Ponta de Humaitá. Um grande terreno composto de rocha de cor enegrecida que avança em direção ao mar, e além de tudo, ele foi o único construído na água, legal né?

Farol da Barra

Farol da Barra

O Farol mais conhecido do Brasil, com certeza! Mas também o mais bonito! (minha opinião) ele é espetacular! Fica em uma praia maravilhosa e a mais frequentada,  é um lugar muito icônico em Salvador.

Você pode visitar o museu dentro do Farol, pode subir até lá para ter uma vista top das praias e pode caminhar no calçadão próximo que tem muitos lugares para conhecer e para comer. É uma região muito show.

Mercado modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho

Na região central você vai encontrar esses pontos muito perto um dos outros, então dá para fazer tudo de uma vez e em um dia só. Claro, se você estiver com tempo, e gostar desse tipo de passeio, é legal dedicar um tempo aos museus, igrejas, para conhecer mais a fundo.

Eu fiz tudo por conta, nós estacionamos o carro lá e fizemos tudo andando, mas se você não se sentir muito segura em fazer, você pode contratar um passeio.

Vamos começar então nosso passeio pela cidade baixa (assim é conhecido essa parte mais baixa antes de subir pelo Elevador Lacerda). A primeira parada foi visitar o Mercado modelo, que é um mercadão com muita coisa boa vendendo, desde lembrancinhas, até roupas e comidinhas.

De lá você sobe até a cidade alta, pelo elevador Lacerda, que custa 0,15 centavos a subida. A vista de lá é algo inexplicável de tão lindo! Eu fiquei sem palavras para o azul que vemos a cor da água de lá. Fiquei um pouco chateada somente porque achei que não estava muito preservado, e do elevador você não vê nada (achei que havia uma vista panorâmica, mas é somente  o meio de locomoção). Lá em cima você vai encontrar o letreiro de Salvador.

A partir daí você pode mergulhar um pouco na história de Salvador e do Brasil, caminhando pelas ruas e indo em direção ao pelourinho, você vai ver a arquitetura do lugar que impressionante.

Passar pela loja do Olodum, pela fundação Casa do Jorge Amado, pelos museus do Benin, da Gastronomia baiana e outros, por igrejas e pelas diversas lojinhas fofas que tem na região vendendo lembrancinhas. Até terminar na praça da Sé.

Mas uma coisa que todos falam, tome muito cuidado com bolsas e celulares, eu achei sossegado, vi vários policiais e nada aconteceu perto de mim, mas cuidado nunca é demais né.

Ahh e olha para o chão para não pisar em nenhuma barata 🤣

Eu adorei conhecer a região, achei muito lindas as construções e estão bem preservadas.  Vale muito a pena reservar um tempo para caminhar e conhecer tudo, e como falei antes, se você for com tempo, vale entrar nos museus e igrejas da região.

Pelourinho

Solar do unhão e o pôr do Sol

IMG_6046
Pôr do Sol no MAM

Sim, foi um dos pores do Sol mais lindos que já vi, e olha que tenho uma lista extensa, já que eu amo assistir o lindo fenômeno da natureza, que é o pôr do Sol! Lá é incrível. Vale muito a pena ir conhecer. Se você for de carro, dá para deixar o carro na região, porque se for lá dentro eles vão te cobrar uma facada.

Outra coisa bem legal é que lá é um Museu! Então, tem atrações culturais e vale a pena dar uma olhada no site do MAM para conferir os eventos culturais. Ele é um dos mais importantes do país e reúne mais de 200 mil pessoas por ano.

Lá, aos sábados tem o Jam no MAM, que é uma deliciosa apresentação de Jazz.

 

Alimentação

Nada melhor do que experimentar uma comida local não? Nessa nossa viagem, estávamos dispostos a experimentar comidas novas. Então chegamos logo encontrando um bom Acarajé, Moqueca e tudo mais.

Visita a Sorveteria da Ribeira

A sorveteria da Ribeira é muito tradicional e conhecida, é com certeza um ponto de visita obrigatório, eu comi um sorvete de doce de leite e estava delicioso. Gostei demais . O sorvete de casquinha estava 5,00 com uma bola, aí o valor vai variando de acordo com a quantidade de bolas e tipo de casquinha.

Casa de Palha

Melhor moqueca que comi na vida!! o Erick nos indicou esse lugar e valeu muito a pena, o lugar super lindo e a moqueca de peixe com camarão estava divina. Nós pagamos 69,00 em uma porção para duas pessoas. Muito bem servida. Amei e recomendo muito!

B-Vegan

Uma pequena lanchonete com opções veganas e vegetarianas. Eu não sou nenhum pouco mais amei o hambúrguer de lentilha com pão de beterraba. Estava delicioso! O preço foi 17,00 e valeu muito a pena. Eu adorei e recomendo muito!

Vocês viram como tem muita coisa para fazer em Salvador? Esse roteiro todo fiz em 2 dias, muita coisa é perto então é bem simples administrar o tempo. Quer saber um pouco mais de como foi meu Mochilão pelo Nordeste? Eu detalhei toda a minha viagem aqui no site.

Nossa próxima parada foi a Praia do Forte, conhece? Lá é um lugar especial.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️Reserve pelo Site! 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

 Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais,  tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️  Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
🎟 Passeios e Ingressos: TourOn,
✈️ Passagens: Viagens na Web

 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️ 〰️

Ficou com alguma dúvida? Deixa seu comentário aqui.

Beijinhos da Mari ❣️

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s