Ah, Paris! Como não suspirar ao falar de lá?!
Localizada na França, essa cidade é uma das mais conhecidas e é considerada uma das mais bonitas de toda a Europa. Seus elementos são famosos mundialmente. Em vários lugares vemos a Torre Eiffel ilustrada ou as expressões do idioma que é considerado um dos mais elegantes, não é mesmo?
Com suas belas ruas e construções, sua gastronomia inconfundível e todo o ar romântico que carrega, Paris é uma cidade de tirar o fôlego e faz com que a maioria das pessoas que a visitam queiram voltar para viver a experiência novamente.
Vou compartilhar com vocês um pouco do que vivi por lá. Vem colecionar esse destino comigo?
Contexto histórico
Conhecida como Cidade-Luz, Paris foi fundada pela tribo celta dos Parísios, e no século IV recebeu o nome de Paris em sua homenagem.
Devido sua localização estratégica, tanto terrestre quanto fluvial, a cidade foi se tornando muito importante para a França e para toda a Europa, sendo hoje uma das regiões mais importantes do país e do mundo, onde estão localizados os negócios financeiros e da Bolsa Francesa.
Paris é dividida em 20 arrondissements, que correspondem a divisões administrativas, e dentro de cada uma deles há vários bairros, os chamados “quartiers”. A região do museu do Louvre é a 1º, sendo a região central, e os demais seguem a numeração, conforme a concha de um caracol.
Para entrar na França, os documentos são:
- Passaporte válido;
- Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros;
- Passagem de volta;
- Comprovante de estadia (pode ser o print da reserva do hotel ou uma carta convite de quem você for ficar na casa).
Como chegar
✈️ De avião
Paris possui 03 aeroportos internacionais. O maior e mais importante deles é o Aeroporto Charles de Gaulle, o CDG, que fica a 26 km do centro da cidade. Já o aeroporto Orly é o mais próximo da região central. Uma outra opção para quem irá de avião de outros locais da Europa é o aeroporto Beauvais-Tillé , que fica um pouco mais distante do centro, mas possui ônibus para o traslado entre os aeroportos e principais pontos turísticos. Se você estiver na Europa é bem possível também comprar passagens baratas de companhias aéreas low cost, como por exemplo a Ryan Air.
Saindo do Brasil, há voos diários das principais capitais. Além disso, saindo de São Paulo é possível encontrar voos diretos pela Air France. Os endereços dos aeroportos são:
- Aeroporto Charles de Gaulle: 95700 Roissy-en-France, França
- Aeroporto Orly: 94390 Orly, França
- Aeroporto Beauvais-Tillé: Route de l’Aéroport, 60000 Tillé, França
🚆 De trem
Paris possui muitas estações de trem e recebe os viajantes vindos de outros países da Europa, como Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, entre outras, além de outras regiões da França.
No site da Rail Europe é possível pesquisar e comprar as passagens de trem que se adequem ao planejamento da sua viagem. Lembrando que, se compradas com antecedência, as passagens de trem podem sair bem econômicas.
🚗 De carro
Se você está na Europa ou em outras cidades da França, uma outra opção é ir até Paris pelas belas estradas. Elas são bem cuidadas, seguras e sinalizadas. Dependendo do lugar de saída, você terá que pegar uma balsa ou o Eurotunnel, que é um trem para carros.
E para quem gosta de aproveitar a aventura de uma viagem “roadtrip”, ir de carro é uma ótima opção. Apenas se atente ao trânsito Parisiense, que costuma ser bem intenso nos horários de pico, e aos valores cobrados pelos estacionamentos.
🚌 De ônibus
Dependendo de onde você estiver na Europa, é super possível fazer essa viagem de ônibus. Essa foi a forma que eu optei saindo de Londres. Como eu acabei decidindo ir para Paris em cima da hora e estávamos em pleno verão europeu, qualquer tipo de transporte estava absurdamente caro! Então, eu e minha amiga decidimos ir de ônibus.
A viagem dura aproximadamente 12h e fomos de noite, então não ficou tão cansativa. Pegamos muito trânsito na saída de Londres e isso foi um pouco irritante, mas na França, foi tranquilo. Passamos por ruas muito lindas e parecidas com filmes, e também um campo gigante de energia eólica, achei lindo!
Tem um momento que, para cruzar a área marítima, passamos pelo eurotunnel, e é impressionante! É a forma mais econômica se você fechar em cima da hora, então para os atrasildos de plantão, fica a dica.
Quando ir
Em relação às estações do ano, cada uma delas traz sua beleza a Paris. As favoritas pela maioria são o famoso verão europeu e a primavera.
🌺 A Primavera na Europa é entre março e maio e a temperatura já está começando a subir. Segundo moradores e visitantes, um ótimo mês para visitar a cidade é o mês de maio, pois não é um mês que a cidade recebe muitos turistas e o clima estará bem agradável. #FICAADICA
☀️ Quem quiser ir no Verão, poderá ver os dias mais longos, com pôr do sol por volta das 22h. O verão é de junho a agosto e tem os meses mais quentes. Eu fui em julho e o dia geralmente estava bem lindo! Bastante calor de dia e noites agradáveis (e eu achava que não esquentava tanto).
🍂 No Outono, que é entre setembro e novembro, a temperatura já está começando a cair, e você verá a cidade mudando de cor. É uma época bem bonita também para visitar Paris e se você não gosta muito de calor, ou não quer pegar aquela “muvuca” do verão, é uma ótima opção.
❄️ Para quem gosta do frio, a dica é visitar Paris no inverno, que é em dezembro, janeiro e fevereiro. Sobretudo em dezembro, e se encantar com as belíssimas decorações e toda a magia do Natal que envolverá a cidade. E se tiver sorte, ainda pode ver um pouco de neve. ❄️😍 Ah! Não esqueça de levar roupas adequadas para os dias mais frios.
Comumente as temperaturas são amenas, sem extremos, o que permite que a sua viagem seja programada para qualquer época do ano, de acordo com as suas preferências.
Onde se hospedar
Generator hostel em Paris
Como vimos acima, a cidade é dividida em 20 “arrondissements”, sendo que dentro de cada um deles há vários bairros. Então, na hora de escolher a hospedagem, quanto menor o número do “arrondissement, mais próxima do centro ela será.
Mas fique tranquilo(a)! Paris oferece diversas opções de hospedagem, para diferentes gostos, bolsos e interesses.
📌 Eu fiquei hospedada no Hostel Generator Paris e adorei a experiência! Foi a primeira vez na vida que tinha me hospedado em um hostel e já comecei bem! O Generator tem uma ótima estrutura e fica em uma boa localização em Paris. Nós pegamos um quarto duplo porque eu ainda não estava segura em dividir o quarto hahah (enquanto hoje já dividi com até 12)… Saiu mais caro, mas ainda assim com um bom preço em comparação a outros hotéis em Paris.
Endereço: 9 – 11 Place du Colonel Fabien, 10º arr., 75010 Paris, França
📌 Para quem quer ter uma vista exclusiva da Torre Eiffel, uma opção é o Résidence Charles Floquet, que está a 50 m da Torre Eiffel, no 7º arrondissement. Os apartamentos são amplos e estão em um edifício histórico. Quem se hospedar por ali poderá ter uma linda vista em uma ótima localização, no coração de Paris.
Endereço: 8 avenue Charles Floquet, 7º arr., 75007 Paris, França
📌 A cidade também possui grandes redes de hotéis, como Ibis, Novotel, Mercure, entre outros. Isso garante a padronização, para quem já se hospedou em outras partes do mundo, além de preços acessíveis.
Para quem busca uma hospedagem que seja modesta e com qualidade, uma ótima opção é o Ibis budget Paris La Villette 19ème.
Endereço: 57-63 Avenue Jean Jaurès, 75019 Paris, França
Além dos apartamentos e hotéis, é possível encontrar vários hostels e apartamentos disponíveis pela AIRBNB. Com certeza terá algum que se encaixará perfeitamente na sua viagem.
Uma dica é escolher uma hospedagem com antecedência e que ela seja perto dos pontos que irá visitar, ou próxima às estações de metrô da cidade, para facilitar sua circulação e evitar longas caminhadas, se esse não for o seu objetivo.
Como Circular
Você poderá conhecer Paris de várias maneiras: a pé, de metrô, com carro alugado, de táxi ou Uber, trens e ônibus.
🏃 A pé
Aos que querem se aventurar na caminhada, saiba que é muito possível montar um roteiro com os pontos que deseja visitar, além de haver em alguns locais os guias turísticos e “free walking tour’, que poderão te auxiliar e contar a história da cidade e dos locais.
Você também encontrará por lá as famosas bicicletas compartilhadas, as Vélib’s, ou os patinetes elétricos, que poderão te auxiliar a desbravar e se encantar com os pontos da cidade. Apenas se atente aos locais permitidos para estacionar os patinetes e aos limites de velocidade.
🚆 Metrô e Trem RER
A rede do Metrô de Paris é bem extensa, sendo a terceira maior da Europa. Andar por ela é a forma mais ágil de se locomover pela cidade. Além disso, as estações de Metrô estão próximas aos principais pontos turísticos. (Eu achei um pouco complicado de entender).
Uma extensão das linhas de Metrô são os trens RER, Réseau Express Régional, que conecta o viajante aos principais pontos e também lugares mais distantes, como a Disneyland Paris e o Aeroporto Charles de Gaulle.
Os valores variam de acordo com o local de destino, podendo ser semelhantes ao do Metrô ou um pouco mais caros, proporcionalmente à distância até onde você irá.
🚌 Ônibus
Uma outra forma de se locomover na cidade e ainda apreciar as belas paisagens é de ônibus, já que a cidade conta com mais de 60 linhas diurnas e 40 noturnas. Nas paradas dos ônibus você poderá encontrar os horários e as frequências. Apenas se atente ao horário de pico, quando o trânsito costuma estar bem intenso, para não atrasar o seu roteiro de viagem.
Para utilizar os transportes em Paris, você poderá comprar bilhetes individuais ou com 10 passagens, ou cartões que valem por mais dias. Os locais para obter mais informações e comprar tanto o bilhete quanto os cartões são as bilheterias ou as máquinas, nas estações de ônibus, RER e metrô.
O que fazer em Paris
Paris possui atrações para todos os gostos! Selecionei alguns dos principais para incluir no seu roteiro. Vamos ver?
Panorâmica de Paris
Rio Sena
Um dos rios mais famosos do mundo, o Rio Sena possui 777KM e atravessa as cidades de Troyes, Paris, Rouen e Le Havre. É um passeio lindo e muito agradável de fazer, principalmente para os casais que optam por sentar nas escadarias ou fazer um picnic romântico. Você pode atravessar alguma das suas famosas pontes, ou fazer um passeio de barco por ele. Qualquer uma das escolhas, com certeza será incrível.
Para mim, passear pela margem do Rio Sena é um passeio gratuito e imperdível em Paris.
Torre Eiffel
Não tem como visitar Paris e não apreciar a Torre Eiffel. Construída de 1887 a 1889 por Gustave Eiffel, é a mais alta da cidade e é mundialmente conhecida, sendo uns dos monumentos mais visitados do mundo.
Você pode fazer o tradicional picnic no Champ de Mars, que é aquele gramado verde que sempre aparece nas fotos ou apreciar a Torre de outros pontos, como da Avenue de Camoens.
Se você quiser subir na Torre também será possível. Há diversas lojas e restaurantes por ali, além da sensação e vista serem indescritíveis. Você pode comprar os ingressos online ou pessoalmente (com uma fila grande)
Caso você queira ver a cidade de Paris e a Torre do alto e tirar belíssimas fotos, você poderá subir na torre Montparnasse que fica na 33 Avenue du Maine, em frente a torre e o ingresso custa 18€ para adultos (preços atualizados em 2021)
Endereço Torre Eiffel: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França
Museu do Louvre
Um dos cartões postais da cidade e famoso por abrigar a obra Mona Lisa (La Gioconda), de Leonardo da Vinci, do século XVI, e outras obras de arte, como Vênus de Milo, de 100 a.C e A Coroação de Napoleão, do século XIX. O Louvre recebe milhões de visitantes anualmente e minha dica é, se você deseja ver todas as obras com atenção, reserve mais de um dia por ali, pois são mais de 60 mil metros quadrados para serem apreciados.
Ele abre diariamente e os horários são variados, tendo também as famosas visitas noturnas, que costumam ser menos procuradas.
Os ingressos custam a partir de 10€ e costumam ser grátis em alguns primeiros domingos do ano. Ah! Se você é estudante e tem até 25 anos, pode verificar se também há gratuidade ou redução no valor do ingresso (Minha amiga estudante com 17 anos não pagou).
#DICASDAMA: Chegue cedo e vá primeiro direto para Monalisa, a sala é a mais lotada de todas e depois de um certo horário fica intransitável. Planeje as exposições que quer ver com antecedência e use um mapa. A visita completa no Louvre duraria 7 dias, então você terá que definir suas prioridades.
Endereço: Rue de Rivoli, 99
Basílica de Sacré Cœur
Essa imponente igreja está localizada no ponto mais alto da cidade, o Monte Martre, no bairro Montmartre, em Paris. Você certamente ficará encantada com a arquitetura, que tem inspirações romanas e bizantinas. Além disso, ela possui um jardim para meditação e oferece uma vista incrível da cidade, que inclusive foi cena do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
Falando nele, descendo apenas algumas ruas dali, você encontrará o famoso Café des Deux Moulins, que foi cenário para as aventuras de Amélie. Vários turistas vão até lá para tirar umas fotos e relembrar o filme.
Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre.
Endereço Café des Deux Moulins: 15 Rue Lepic, 75018 Paris, França
Canal Saint Martin
Com uma extensão de 4,5 km, esse encantador canal possui várias pontes, restaurantes, cafés charmosos e locais para fazer um picnic ou uma caminhada, apreciando a agradável paisagem. Ele fica no 10º arrondissement de Paris e tem aquele ar romântico e maravilhoso de Paris! Com certeza vale a visita.
Catedral Notre Dame
Você já assistiu o Corcunda de Notre Dame? Se sim, vai amar esse passeio! Dedicada à Virgem Maria, a Catedral de Notre Dame é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. A arquitetura dela é realmente linda e impecável. Você pode optar por visitá-la por dentro, aonde encontrará ruínas importantes na nossa história e suas torres oferecem uma vista incrível de Paris. **Devido a triste tragédia do incêndio que ocorreu na Catedral, ela está fechada sem prazo para abertura. 😭😭 Mas vale a pena acompanhar o processo se você tem interesse em visitar.
Endereço: 6 Paris Notre-Dame. Place Jean-Paul II.
Champs Elysée
Essa icônica avenida de Paris possui lojas de luxo como Louis Vuitton, Chanel e Prada, e muitas outras, também mais acessíveis. Mas, mesmo se não tiver a intenção de comprar nada, você irá se encantar com as árvores que mudam de acordo com as estações do ano, e ficam ainda mais belas no inverno e próximas ao Natal, quando ficam iluminadas. Com uma vista privilegiada para o Arco do Triunfo, essa avenida também tem muitas opções para alimentação, indo desde Mc Donalds e Starbucks até a alta gastronomia.
Seja qual for o seu interesse, você precisa conhecer essa que é uma das avenidas mais famosas e mais bonitas do mundo!
Endereço: Avenue des Champs-Élysées, localizada entre o Arco do Triunfo e a Praça Concorde
Galeries Lafayette
Presente em 03 locais na cidade de Paris, essa loja reúne grandes marcas da moda e da gastronomia francesa e mundial. Se você quer fazer umas comprinhas, esse é o local ideal, pois possui opções para todos os bolsos. Mas, mesmo se não for comprar nada, vale a visita, pois a arquitetura é incrível. Certamente será um ótimo passeio!
Endereços:
- 40 Boulevard Haussmann, 75009 Paris, França (a mais famosa)
- 35 Boulevard Haussmann, 75009 Paris, França
- Montparnasse Rive Gauche, Centre Commercial Montparnasse, 22 Rue du Départ, 75015 Paris, França
Arco do Triunfo e Arco do Triunfo do Carrossel
São dois monumentos muito importantes para a história francesa. Se você gosta de cultura e história, eu recomendo muito a visita, que é um passeio gratuito. A arquitetura também é muito linda!
- Endereço Arco do Triunfo do Carrossel: Place du Carrousel, 75001
- Endereço Arco do Triunfo: Place Charles de Gaulle, 75008
Onde comer
Paris possui inúmeros restaurantes, bistrôs, cafés e quiosques, para todos os tipos de paladar. Não deixe de experimentar os crepes que são vendidos pelas ruas parisienses, que custam a partir de 6€ e são deliciosos.
Você também precisa experimentar os croissants tão famosos da cidade. Eu recomendo o sabor de chocolate. Certamente você encontrará muitos cafés que servirão essa delícia.
Falando em chocolate, em Paris há muitas lojas dessa iguaria, e se você é fã de chocolate assim como eu, vai amar conhecer.
Algo que queria muito fazer era ter a experiência de almoçar em um restaurante francês! Eu acho que é algo que não pode faltar! Escolhemos um pertinho da torre Eiffel e foi muito legal a experiência.
Dicas Importantes 💡
📌 Procure fazer os passeios com um sapato confortável, o que te permitirá aproveitar a charmosa Paris através de uma caminhada em qualquer momento do dia!
📌 No verão, alguns dias podem ser bem quentes, então se você estiver lá nessa época, prepare roupas adequadas e se hidrate bastante.
📌 A mesma dica vale para o frio, mas levando em conta a baixa temperatura, é necessário levar roupas bem quentinhas, de preferência térmica ou segunda pele, para não ficar doente no primeiro dia da viagem.
📌 Esteja com o celular ou câmera carregados e, de preferência, com uma bateria reserva ou power bank, para garantir ótimas fotos de todos os detalhes que encontrar.
Já que vai para Paris, porque não pensar em uma Eurotrip? Veja aqui outros lugares incríveis para incluir no seu roteiro.
Agora me conta, você já conhece Paris ou tem o sonho de conhecer? Qual local chamou mais sua atenção?
Vou adorar ler seus comentários!
Não se esqueça de acompanhar o instagram @colecionandodestinos_ para colecionarmos muito mais destinos juntos(as)!
Beijinhos da Mari ♥
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.