Você já conhece a história desse local “exilado” que fica entre Itu e Sorocaba e já foi um dos maiores leprosários do Brasil?!
Pirapitingui carrega uma antiga história de um passado marcado pela dor e sofrimento de muitas pessoas. Em 1926, quando a lepra ainda era uma doença altamente contagiosa e sem cura, foi construída então essa cidade, afastada de tudo, para essas pessoas morarem.
Foi determinada a lei Compulsória, que caçava literalmente as pessoas que não se apresentassem espontaneamente para o confinamento em um lugar como esse. Para não se separarem das famílias, as pessoas se escondiam no mato, mas acabavam sendo encontradas e levadas para lá.
Se você entrar no local, vai se sentir em uma cidadezinha antiga das novelas sabe, com casinhas envelhecidas com o tempo, árvores por todo lado, pouco sinal de celular, hospitais, igrejinhas, escolas, etc, tudo em versão mil novecentos e bolinha.
Inicialmente, ninguém queria ir para lá, mas depois de um tempo, eles começaram a criar as vidas e famílias no local, então em 1962 quando houve a revogação da lei “Compulsória”, eles poderiam sair, mas daí, não queriam mais, porque já não tinham mais para onde ir. Hoje a cidadezinha está praticamente abandonada, mas ainda existem algumas pessoas internadas com sequelas da doença, outras que vivem lá e muitas crianças.
O grupo social NABEM , realizou agora, no final de 2017 um evento muito especial que iria até o local, fazer visitas para os moradores, levando alegria e motivação, além de tudo, uma distribuição de presentes de Natal para as crianças. Eu tive esse ano, o prazer de fazer parte desse grupo e ver, como existem pessoas dispostas a fazer o bem e ajudar outras pessoas, como as vezes, muitas pessoas só precisam de alguém para conversar, apoiar e fazer companhia.
Primeiro, nós fomos fazer as distribuições dos presentes para as crianças, brinquedos, roupas, sapatos, livros e doces, com participação de um papai noel super legal. Vocês não tem noção da alegria que eles estavam recebendo. Foi um momento que, eu não sabia bem se estava ajudando alguém ou se estava ME ajudando espiritualmente, porque meu coração estava batendo a mil de alegria e emoção, e eu tive vontade de chorar em receber tanto carinho transmitido pela inocência do sorriso daquelas crianças. Foi especial. ♥ 🎁🎄
Depois de lá, fomos visitar algumas casas da região, levar presentes para os pais também, cantar uma música ou simplesmente conversar, vocês nem imaginam a alegria que todos nos receberam e muitos inclusive, choraram. E, para finalizar, fomos ao Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, onde visitamos as pessoas que estavam já muito prejudicadas pela doença do passado (só lembrando, essa doença hoje NÃO EXISTE MAIS!) E o mais surpreendente é que mesmo alguns na cama sem poder levantar, alguns mutilados, eles estavam sorrindo, brincando e cantando. Eu amei a experiência, foi muito gratificante e engrandecedor para mim.
O que você achou desse evento? Deixe seu comentário! Se quiser conhecer ou participar, você pode entrar em contato com o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes.
Beijinhos da Mah ♥
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.
Posts Relacionados
Seguro Viagem: Conheça as Coberturas
08/02/2024
Monte Verde, a Suíça mineira
12/01/2022
Santiago de todas as cores
03/12/2021
Deixe seu Comentário
25 Comments
Comments are closed.
Ahh obrigada! ♥ todos podemos ser. 🙂
Ahh Que lindo gesto de carinho e amor ! Eu fico imaginando… Que maravilhoso seria o mundo se cada um de nós fizéssemos a mesma coisa, tivesse essa iniciativa… Dar carinho, amor e atenção… É tudo que o ser humano precisa !…
Ajudar o próximo é muito importante e no final, acabamos que ajudando a nós mesmos!
Tem toda razão Mari, são iniciativas lindas como a sua, é que nos faz acreditar num mundo cada dia melhor ! <)
Se cada um fizesse sua parte o mundo seria muito mas muito melhor ♥
Uauuuu! O post me emocionou, sou de Santos-SP e não sabia que tinha um leprosário com tamanha importância assim tão perto. Essa possibilidade de visitar, entender e poder ajudar o próximo é que nos trazem a verdadeira evolução de alma. Meus parabéns!
Nossa, Mari! Que máximo essa história… Dá próxima me leva? Haha
Eu já tinha ouvido falar de lugares assim depois que um amigo me contou a história do livro O Holocausto Brasileiro. Se você não tinha ouvido falar ainda, acho que vai gostar! Aqui em Mogi tivemos uma situação parecida em um hospital que abrigava pessoas com hanseníase. É bem pesado visitar lá
Linda e inspiradora a ação de vcs!! Continuem espalhando alegria e esperança por todo esse mundão! Parabéns pela atitude!!
Mari, parabéns por participar desse evento tão especial. Mais do que visitar uma cidade, acho que você viajou com a alma, levando alegria e alento para pessoas que têm tão pouco! Isso não é turismo, é solidariedade! Coisas que podemos fazer até mesmo em nossa cidade, bairro, rua, casa…Amei o post!
Juro, arrepiei inteira com esse post. Que trabalho sensacional e que cidade com história triste. Parabéns pela iniciativa e que esse post sirva para encorajar outras pessoas a espalharem alegria e amor.
Estou chocada com a história dessa cidade. Não sabia que era um local para os leprosos morarem. Que lindo esse trabalho que vocês desenvolvem podendo trazer um sorriso e conforto aos mais necessitados. Abraços
Nossa parabéns! Não conhecia sobre essa cidade e nem sobre esse projeto e estou encantada. Parabéns por ter ido mas principalmente por trazer esse conteúdo aqui. Pois isso toca mais pessoas e traz conhecimento. De verdade! Linda a atitude e esse projeto incrível! Vou procurar mais sobre ele.
Nossa! Não conhecia a história desse lugar e realmente fiquei emocionada com o seu post! Muito legal ver que trabalho bonito que esse projeto faz acontecer! Vou procurar saber mais sobre ele! Parabéns!
Conhecia um pouco da história de Pirapitingui, pois sou Fisiiterapeuta e já trabalhei com hanseníase , mas nunca visitei o local. Muito bacana esse evento que vc teve oportunidade de participar, com certeza vc recebeu muito mais do que doou. Uma grande vivência .
Que beleza de história! Tão bom perceber que pessoas se preocupam com o próximo! Já fiz parte de um grupo que adotava crianças nos orfanatos para presentes-Las nos dias festivos. Pode ser um pequeno ato, mas que faz uma grande diferença na vida delas.
Na verdade mesmo, foi o que você disse, nós que estamos sendo ajudados e receber o sorriso lindo de cada uma delas.
Sim, acredito muito que pequenos gestos fazem grande diferença 🙂
Foi uma honra poder participar !
Projeto muito lindo mesmo! Eu amei ter participado
Procure sim, é sempre bom ajudarmos aos que precisam.
Realmente muito lindo mesmo!
Amém! Espero que encoraje sim 🙂
Sim! Verdade!
Linda mesmo! Amém! Obrigada
Vamos sim!! 🙂
Pois é menina, nem eu antes. Muito importante conhecermos né