Holambra a cidade das flores

Holambra é uma antiga colônia Holandesa muito charmosa que fica bem pertinho de São Paulo, há aproximadamente 135km da capital (1h40 de carro) e vale muito a pena conhecer! Você pode optar por fazer um bate e volta ou passar um final de semana (o mais recomendado) e pode ter certeza, nesses dias você respirará o aroma das flores e se impressionará com a variedade de cores.

Mas então, vamos conhecer um pouco dessa cidade linda e surpreendente?

colecionandoholambra

A cidade

Fundada em 1948 pelo holandês Sr. Jan Geert Heijmeijer, Holambra é uma pequena cidade da região metropolitana de Campinas com apenas 13.000 habitantes, 65km² e um estilo de vida mais tranquilo. No período da guerra, os holandeses vieram para tentar uma vida melhor aqui no Brasil, a ideia inicial era a de trabalhar com a criação de gados, mas, por problemas no transporte e habituação ao clima, ela não teve muito sucesso, então eles começaram a cultivar flores.

Como vieram muitos holandeses para a cidade, eles começaram a criar suas vidas e famílias conforme viviam na Europa, transformando Holambra em um pedacinho da Holanda no Brasil. O nome, inclusive, vem da junção das três palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Sua arquitetura, tradição, cultura e culinária são muito semelhantes ao país europeu e, atualmente, o governo até incentiva a construção de casas e comércios com o estilo holandês, concedendo um desconto de até 50% em seu IPTU.

As Flores

 

Além de ser o charme de Holambra, é também sua principal economia. Responsável por 45% das vendas de flores no Brasil, em 2011 foi reconhecida como a capital nacional das flores. Muito legal não é mesmo? Todos os anos eles realizam a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que conta com mostras, exposições, comida e danças típicas holandesas, passeios e muitas outras atrações. Esse ano de 2018 ela ocorrerá de 24 de agosto à 23 de setembro, das 9h00 às 19h00. Para saber mais sobre a Expoflora, clique aqui.

Como chegar

Chegar em Holambra é bem simples, a cidade fica bem próximo a grandes cidades como Campinas e São Paulo.

Carro: Se você estiver saindo de São Paulo, enfrentará aproximadamente 135km (varia de acordo com a localização na cidade que estiver saindo) e os pedágios até lá são: Em Campo Limpo Paulista(9,20) em Valinhos (9,10) e em Jaguariúna (12,00).

Veja as distâncias de algumas cidades:

Campinas: 35km
São Paulo: 135km
Rio de Janeiro: 520km
Belo Horizonte: 553km

Avião: Se estiver vindo de uma cidade mais afastada e for de avião, o ideal é descer no aeroporto de Viracopos, que fica em Campinas e de lá alugar um carro ou pegar um ônibus.

Ônibus: Não recomendo essa alternativa porque não achei nenhuma linha que faço o caminho direto, você teria que fazer pelo menos uma parada, o que sairia mais caro e cansativo.

Passeios: Sabe essas agências que organizam o passeio de um dia? Será que vale a pena? Na minha opinião, dependendo da sua situação vale sim, por exemplo, se for em 1 pessoa, ou 2, sairá muito mais econômico por exemplo que o valor da gasolina, aluguel de carro e pedágios. Claro que você não terá a liberdade que teria se fosse por conta, mas da mesma forma é bem legal também.

IMG_0752.JPG

Hospedagem

Vale a pena dormir por lá? Se você for para ver a Expoflora eu diria que é o ideal. É muito possível fazer o roteiro de um dia também, mas se você puder optar por dormir uma noite eu recomendo. Você pode, em um dia conhecer a cidade inteira, fazer o city tour e ir visitar campos de flores, e ir à jantar em um dos restaurantes holandeses que tem por lá e no outro fazer a Expoflora. Para ver a relação dos hotéis clique aqui, ou você pode também optar por um airbnb.

O que fazer

Conhecer a cidade

 

Se você olhar para as casas e construções, verá um telhado inclinado com pequenas janelas e tijolos a vista, alguns tamancos holandeses e muitas árvores e flores, isso te fará se sentir na Holanda. ♥ Eu achei essa cidade muito linda que vale muito a pena andar e conhecer, sem esquecer de parar em algum restaurante típico para experimentar um pouco da gastronomia holandesa e como sobremesa um delicioso Stroopwafel .

Os principais pontos para conhecer na cidade são: O Moinho dos povos unidos e seu portal, o portal de Holambra, o Lago Vitória Régia, o deck do amor (aonde você deixa seu cadeado para amor eterno), visitar lojinhas de artesanato, experimentar a culinária holandesa ou comprar flores nas diversas lojas e shoppings de flores

 

Visitar o Moinho dos Povos Unidos

 

É o principal ponto turístico e cartão postal da cidade, isso porque é uma cópia fiel dos moinhos holandeses que funciona exatamente como lá, com a força dos ventos e moendo os grãos. Foi inaugurado em 2008 e possui 38 metros de altura. Aos finais de semana é aberto à visitação, das 9h30 às 18h00 e o custo da entrada é R$10,00 (estudantes pagam meia) e as quartas feiras é gratuito somente até o 3º andar.
Ele fica na Alameda Maurício de Nassau, 249 e tem seu próprio portal. Para mais informações você pode verificar no site do Moinho dos povos unidos.

 

Conhecer os Campos de flores

colecionandoholambra3

Na minha opinião esse é um passeio imperdível que você não pode deixar de fazer. Ir visitar a maior produtora de flores do Brasil e não conhecer nenhum dos campos em que as flores são produzidas é algo praticamente inaceitável.

Se você for para a Expoflora, você pode optar por fazer o passeio lá mesmo, você pagará a parte um valor de 23,00 e eles visitam um campo de flores, ou você pode ir com uma agência externa também, que foi o que eu fiz.

Eu fiz o passeio com a Real Receptivo Holambra, uma agência referência na região, que fez um ótimo serviço passando por dois campos de flores e mostrando um pouco da cidade. Desde o princípio o Armando foi muito solícito e atencioso comigo, explicando como funcionaria e o que estaria incluso.

FKCP6660

A saída foi do Moinho, ponto inicial da cidade não é mesmo? Como eu estava na Expo, eles me pegaram lá perto. Nosso primeiro Campo de flores foi o campo dos Crisântemos, lá a guia nos explicou tudo sobre como funcionava a plantação, cultivo e colheita e depois tiramos fotos com essas flores maravilhosas!! Muitas cores e vida, fiquei apaixonada.

Os Crisântemos são flores que precisam de bastante água para sobreviver, então, recomendo ir de tênis e de preferência escuros, a terra lá está bem molhada.

 

Em seguida já fomos para uma produção de gérberas e  lisianthus (flor que me deixou fascinada!! Sabe por que ? Vou contar aqui o que aprendi sobre o lisianthus por lá.

Lisianthus é uma flor ornamental muito delicada e suave, seu nome vem do grego que significa “flor macia”  e tem um significado muito bonito: está associado ao romance e à entrega amorosa. É a flor do Amor ♥ Não é mesmo lindo?

Então já sabe né, se quiser me surpreender, me envie lisianthus 😍😍

De lá, nos fizemos um tour básico pelos principais pontos da cidade, a guia foi nos explicando tudo sobre a história, nos contando sobre cada local e acontecimentos importantes (tudo de dentro da van). Eu gostei muito do serviço por que além dos Campos de flores serem lindos, eles foram muito atenciosos, a guia era megaaa inteligente e explicava muito bem. Recomendo muito e vou deixar os dados aqui abaixo para quem tiver interesse; e não se esqueça de falar que viu aqui no colecionando destinos para dar aquela moral né 😉😉😉

Site: Real Receptivo Holambra
Valor: R$ 40,00 por pessoa
Duração: Aproximadamente 2 horas
Responsável: 
Armando  (19) 99741-4523

Expoflora

 

Como eu mencionei acima, é a maior exposição de flores da América Latina, então você já imagina como é né? Tem muitas atrações legais, comida típica e flores para todo lado. Quer saber mais sobre a feira, leia o post completo contando cada detalhe dela.

Bom, esse foi o dia incrível que passei na cidade das flores. Como eu comentei nos meus stories para quem acompanhou, foi a primeira vez que tive a oportunidade de viajar com a minha mãe, sem ser com a família e eu amei!! Foi muito incrível e gostoso esse dia e Holambra é definitivamente encantadora! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida deixe seu comentário!

––– Reserve pelo Site –––

 Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais,  tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️  Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
🎟 Passeios e Ingressos: TourOn,
✈️ Passagens: Viagens na Web

––––––––––––––––––––––––

Beijinhos da Mah

Anúncios