Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

O Jardim botânico do RJ foi inaugurado em 1808 e é o mais antigo do Brasil. Ele tem +540 mil metros quadrados de área cultivada e +3.400 espécies de plantas diferentes, vindas do mundo todo. Na entrada você já se impressionará com as lindas palmeiras imperiais perfeitamente enfileiradas. É um dos passeios mais famosos do Rio de Janeiro, o 3º mais visitado de acordo com o Trip Advisor. Você já visitou? Nesse post eu vou colocar algumas das informações importantes de como chegar lá, pontos imperdíveis, muitas dicas, história e claro, fotos lindíssimas! Vem comigo colecionar esse destino e se encante com a diversidade de fauna e flora, monumentos históricos e pontos imperdíveis!

 

Atenção! Devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), antes de visitar o local, acesse o site oficial para agendar sua visita.

 

O Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi fundado por Dom João VI, que era príncipe regente na época, com o objetivo de servir de local para instalar uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo.  Hoje, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade e é considerado patrimônio nacional pelo Iphan e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

É um espaço delicioso para contato com a natureza, aonde você encontrará desde fontes, chafarizes, cascata, muitas plantas exóticas e diferentes, árvores de todos os tipos, estátuas, museus e muito mais. É perfeito para ir com a família e crianças. Mas não se engane, você também amará o passeio em casal ou até mesmo para ir sozinha admirar essas paisagens lindas. Resumindo, é um programa para todas as idades.

 

Informações

Endereço:

Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ CEP: 22470-180  (Não há estacionamento no local)

Horário de Funcionamento:

Segundas-feiras: das 12h às 17h
De terça a domingo: das 8h às 17h

Preço

Entrada Inteira: R$ 15,00

Meia entrada: R$ 7,50
• Para estudantes da rede pública ou privada
• Pessoas com deficiência
• Jovens até 21 anos, mediante documento de identificação com foto expedido por órgão público
• Jovens de baixa renda (idade entre 15 e 29 anos) que pertençam a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único
• Pessoas a partir de 60 anos
Gratuidade:
• Crianças até 5 anos
• Visitação escolar

 

Como chegar

De ônibus: Todas as linhas de ônibus que passam pelo Jockey têm ponto na Rua Jardim Botânico nº 1008.

De Metrô: Não há metrô próximo ao Jardim Botânico do RJ, então quem preferir pode pegar o metrô até a Estação Botafogo e de lá o ônibus de integração. Depois é só descer Rua Jardim Botânico nº 728, entrando no Jardim pela Rua Pacheco Leão nº 101.

Para ir embora, o ônibus de integração para no ponto das tribunas do Jockey Clube, em frente à Praça Santos Dumont. Para os que saírem pela Rua Pacheco Leão nº 101, o ponto mais próximo está localizando na Rua Jardim Botânico nº 667.

Uber, Taxi ou Bike: Você pode optar por algumas dessas outras formas também. Há pontos para deixar a bike próximo ao Jardim Botânico.

 

Natureza

Não tem erro, as árvores que chamam a atenção de todos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro são as palmeiras imperiais. Com sua grandeza podem chegar a altura de um prédio de 15 andares. Seus troncos tem uma mistura de cores muito bonita, que chama a atenção de qualquer um. É realmente encantador a quantidade de árvores diferentes que podemos encontrar lá, eu adorei conhecer a Abricó-de-macaco, que eu nunca tinha visto antes, achei bem particular e bonita.

Como amo animais (só tenho medo de chegar perto deles), ver um lindo lagarto passeando pelo meio do caminho no parque foi algo que me deixou muito feliz. Não pude deixar de filmar esse momento tão especial dele calmamente cruzando nossos caminhos. * É muito importante, para sua segurança e do animal, sempre respeitar o espaço dele, não tocar, dar comida ou atirar nada. Precisamos respeitar a todos e principalmente a natureza e moradores desse lugar.

Pontos para visitar

Mapa do Jardim Botânico disponível no site oficial
Mapa do Jardim Botânico disponível no site oficial

 

Como você pode ver no Mapa acima, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é realmente gigante! Tem muitas áreas que valem a pena conhecer e se você for no site oficial do jbrj você poderá ver o detalhe de cada um deles e conhecer um pouco melhor. Vou colocar aqui alguns dos que mais gostei. Mas para a lista completa, confira aqui no site. 

 

Chafariz das Musas

Chafariz das Musas
Chafariz das Musas

 

Uma peça criada no final do século XIX, pelo escultor britânico Herbert W. Hogg. É uma obra muito importante e icônica do Jardim Botânico, tirando que é incrivelmente linda.  No chafariz estão representadas quatro das nove musas, criaturas mitológicas que eram filhas de Zeus e Mnemósina e apadrinhavam as artes e ciências.

 

Árvore Sumaúma

Árvore Sumaúma 
Linda Árvore Sumaúma

Ela é considerada um mito sagrado pelos nativos da floresta. Uma árvore majestosa e imponente que pode alcançar até 50 metros e é considerada pelos indígenas como “árvore da vida”. Incrível não é mesmo? Você sabia disso?

Portal da Antiga academia de Belas Artes

Um portal que representa a entrada do neoclassicismo no Brasil. Era a fachada da antiga academia das Belas Artes e hoje está preservada apenas para lembrança após o fechamento da escola.

Cômoro Frei Leandro

Aproveitando a terra retirada para a construção do lago que depois teria seu nome, Frei Leandro, diretor do Jardim de 1824 a 1829, mandou preparar uma elevação, o Cômoro, na qual edificou a “Casa dos Cedros”.

Lago Frei Leandro (ou lago da vitória régia)

O Lago Frei Leandro, ou conhecido como lago da vitória régia é uma área muito bonita no Jardim Botânico, foi uma das minhas favoritas. Acho que porque eu fico muito vidrada quando vejo uma Vitória Régia, acho muito linda! Tirando os peixes enormes que você vê nadando por lá. É um lugar bem agradável para sentar e admirar a paisagem, ou ler um livro.

Frei Leandro  foi o primeiro diretor da Instituição. Em sua gestão, cuidou da organização sistemática do arboreto, revitalizou a plantação de chá, aterrou baixios, declinou cascatas, traçou novas aleias e concedeu sementes das plantas para outros Jardins Botânicos. No lago, observamos carpas, árvores-do-viajante, ninfeias, bromélias e vitórias-régias, além da estátua da Deusa Tétis, divindade da mitologia greco-romana, feita em ferro fundido por Louis Savageau em 1862.

Espaço Clarice Lispector

Espaço Clarice Lispector
“Sentada ali no banco, a gente não faz nada: fica apenas sentada deixando o mundo ser”

 

O  espaço homenageia a escritora Clarice Lispector, que registrou seu amor pelo Jardim Botânico em diversas crônicas. O recanto, um dos preferidos da escritora, foi sinalizado com frases de sua autoria, gravadas em seis bancos .

 

Sitio Arqueológico Casa dos Pilões

Sítio Arqueológico casa dos pilões
Sítio Arqueológico casa dos pilões

 

A Casa dos Pilões era uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi criada por d. João VI em 1808, logo após a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Desempenhou um papel vital na segurança dos domínios portugueses e, após 1822, do Império do Brasil, já que aí era produzido o explosivo que abastecia o mercado brasileiro. Os objetos e fragmentos encontrados fazem parte de uma exposição permanente. Os trabalhos de restauração e adaptação foram elaborados pela 6ª Coordenação Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O Museu foi reaberto ao público em 1994.

 

Gruta Karl Glasl

Gruta Karl Glasl
Gruta Karl Glasl

 

Carlos (Karl) Glasl foi professor de agronomia em Viena e diretor do jardim Botânico do Rio de Janeiro de 1863 a 1883. Um lugar lindo para fazer fotos é essa gruta  que foi construída para aclimatar espécies de plantas que vivem em ambientes úmidos e rochosos, como samambaias, avencas, musgos, líquens e bromélias.

 

Orquidário

Orquidário Jardim Botânico
Orquidário Jardim Botânico

O Brasil é um dos países mais ricos em orquídeas, comparável somente à Colômbia e ao Equador. Hoje o Orquidário do Jardim Botânico tem 3 mil exemplares de cerca de 600 espécies diferentes que compõem a coleção.

Bromeliário

Eu fiquei muito impressionada com esse espaço, porque não tinha ideia que existiam tantas Bromélias assim. Com cerca de 15 mil espécimes de bromélias, essa estufa é um espaço que homenageia o artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx. Composta de diversas formações brasileiras –Amazônia, Mata Atlântica, restingas, caatingas,– assim como exemplares da América do Sul e Central, com ênfase nas espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção, o que faz do Jardim Botânico um centro de referência mundial na conservação da família Bromeliaceae.

 

Monumentos

Não deixe de prestar atenção aos diversos monumentos espalhados pelo parque. Você vai encontrar desde Botânicos importantes e renomados até deuses, divindades astecas e muito mais.

Dicas Importantes💡

📌 Reserve um bom tempo para conhecer o parque, pelo menos umas 4 horas. Tem muitos espaços que realmente valem a pena conhecer, e ao fazer correndo você não conseguirá aproveitar diversas áreas super bacanas.

📌 Baixe o aplicativo do parque, Jardim Virtual – Se você gosta de se saber bem o roteiro, vale a pena porque no aplicativo você vai encontrar informações sobre trilhas, plantas, paisagens e monumentos, além de um mapa com a localização dos principais atrativos e pontos de interesse.

📌 Entre no site do Jardim Botânico ou na página no Facebook para saber sobre eventos especiais.

📌 Use tênis confortáveis, porque você com certeza caminhará bastante.

📌 Se preferir, leve repelente, como tem muitas árvores, tem bastante bichinhos.

📌 Dentro do jardim botânico tem banheiros e bebedouro, mas leve uma garrafinha para encher.

📌 Assista ao vídeo completo que fiz com muitas dicas e lindas filmagens do Jardim Botânico. O vídeo está abaixo.

 

Vídeo com +DICAS 🎥

 

É aí o que você achou do Jardim Botânico do Rio de Janeiro? Muito bonito, não é mesmo? Um lugar bem gostoso para aproveitar o dia, aprender muito e ainda fazer fotos lindíssimas.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixa seu comentário que responderei com todo prazer!

Vejo você em breve, colecionando mais um destino comigo!!

 

Você pode gostar também de: Passeios que você pode fazer no Rio de Janeiro 🇧🇷

 

Reserve pelo Site!

Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais,  tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.comAirbnb,
♥️  Seguro Viagem: Seguros PromoReal Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u

Beijinhos da Mari ♥