Ilhéus, conhecida como a Capital do cacau e imortalizada pelas obras de Jorge Amado, distingue-se por sua beleza peculiar, com suas praias incríveis e diversificadas, fazendas de cacau e uma riquíssima história preservada no Centro Histórico, através de seus museus e galerias.
Nesse artigo você encontrará dicas para curtir bem a cidade, aonde se hospedar, transporte e muito mais! Vem colecionar esse destino comigo?
Contexto histórico
Fundada em 1534, Ilhéus possui 84km de praias ao longo de uma faixa de mata atlântica, que é preservada por lei. Além disso, possui as históricas fazendas de cacau que fizeram grande fortuna antigamente, se tornando a primeira produtora de cacau do mundo, infelizmente, depois da praga vassoura-de-bruxa, reduziu consideravelmente a sua produção, mas ainda hoje é uma das maiores produtoras do Brasil.
Mas a cidade só ficou conhecida mesmo através do olhar de Jorge Amado, escritor e autor de livros que fizeram parte da história do Brasil, como as famosas Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e seus dois maridos. Pelo fato desse grande escritor ter passado parte da sua vida em Ilhéus, existem pontos turísticos que o homenageiam, como a Casa de Cultura Jorge Amado, onde é possível vivenciar toda a sua vida e obra, o casarão Bataclan, ponto em que acontecem eventos locais, restaurantes e muitos outros espaços que se imortalizaram nos romances do escritor.
Uma das primeiras cidades a ser descoberta no Brasil, ainda preserva a arquitetura colonial, que é protegida como patrimônio histórico até os dias de hoje. Visitar Ilhéus é uma imersão na história do nosso país e tudo isso com um toque especial de chocolate.
Jorge Amado
Para conhecer Ilhéus é importante voltar um pouquinho no tempo e entender a história de uma das pessoas mais importantes e que até hoje está presente na memória da cidade. Jorge amado é conhecido por ser um dos representantes da literatura brasileira modernista.
Lembrado atualmente pelas obras “Gabriela, cravo e canela”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Tieta do agreste” e “Capitães da areia”, que foram muito importantes para contar a história do pais e baseiam grandes novelas e minisséries, inclusive depois de Paulo Coelho, as obras de Jorge amado são as mais vendida no exterior.
Protestante, como a maioria dos autores, Jorge amado publicava seus livros como uma forma de abrir caminhos para o comunismo e direitos da sociedade, por conta disso foi preso diversas vezes. Mas a frente decidiu lutar pelos direitos de liberdade religiosa, se tornando autor da lei que assegura a prática de cultos religiosos. No decorrer desse texto você poderá entender a importância de Jorge amado no contexto de Ilhéus.
Como chegar
Existem diversas formas de transporte até Ilhéus, eu optei por fazer a viagem de avião e paguei R$386,00 (total em janeiro/21 saindo de São Paulo) na minha passagem, o que achei um bom preço considerando a alta temporada, mas o ideal é você ver de onde está saindo para avaliar a que melhor se adequa a você.
✈️ De avião:
- Aeroporto de Ilhéus: Tem voos diretos saindo das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. O aeroporto fica em uma área central de Ilhéus e é muito simples de chegar. Endereço: R. Brg. Eduardo Gomes, S/N – Pontal, Ilhéus – BA, 45654-070 (3Km do centro)
🚗 De carro:
- Saindo de Salvador: Ilhéus pode ser localizada a 458 quilômetros de Salvador e o caminho pode ser realizado de carro pela Br-101 e Br-415.
- Saindo de Porto seguro: O percurso será menor, pois a capital se localiza a 318 quilômetros de porto seguro, passando próximo as cidades de Arraial D’Ajuda e Trancoso.
🚌De ônibus:
Há diversas opções para seguir viagem sentido Ilhéus saindo tanto de cidades na Bahia, quanto de outras cidades do Brasil (inclusive São Paulo), o ideal é conferir direto nos sites das empresas de ônibus: Águia Branca, São Geraldo/Gontijo e Rio Doce, que ligam Ilhéus às principais cidades do país. Ou em um site buscador como Click Bus e Buser. Todas são super confiáveis.
Quando visitar:
☀️ Dezembro, Janeiro, Fevereiro – ALTA TEMPORADA – É uma época bem ensolarada, com pouca chuva, ou chuva apenas de madrugada ou bem no finalzinho do dia. Tem bastante atrações turísticas e animação. Mas se prepare, porque você poderá encontrar muita gente nesse período. E também os preços estão bem mais elevados em comparação a outras épocas do ano.
🌦 Entre Março e Julho – ÉPOCA DE CHUVA – Essa é a época de “inverno” na região, mas não espere frio, porque não faz frio por lá. Apenas as chances de pegar dias bem chuvosos são bem grandes. Então, evite ir nesse período e se realmente não tiver jeito, vá preparado porque pode rolar.
🌤 Agosto a Novembro – BAIXA TEMPORADA – Se você prefere um lugar mais calmo e com preços mais acessíveis, aposte em algum desses meses. Porque, além de ser baixa temporada, prometem dias tão lindos quanto no verão.
Mas assim, conversando com muitos baianos, eu percebi que o tempo lá varia muito, então pode acontecer de você ir em época de chuva e chover pouco, e vice versa, então, só pense que o que vale a pena mesmo é curtir ao máximo o que você puder, combinado.
Onde se Hospedar em Ilhéus
Escolher onde ficar em Ilhéus não é uma tarefa tão difícil, porque há várias opções que podem agradar ao estilo, gosto e bolso de todos. As localizações que mais recomendo ficar são: ou próximo do Aeroporto Jorge Amado e centro histórico ou perto das praias do sul, como a praia dos milionários, que tem uma ótima estrutura para turistas.
Para quem busca um lugar para relaxamento total e não está focado em turistar muito, eu recomento ficar em um dos famosos resorts como o Cana Brava, eles ficam um pouco longe do centro, mas tem uma estrutura completa com “all inclusive”.
Eu fiquei hospedada na Pousada Lua e Mar e achei uma ótima opção de custo benefício em Ilhéus! Porque além de estar em uma excelente localização próximo a praia dos Milionários, tem uma ótima estrutura com quartos estilo flats, piscinas, sala de massagem, café da manhã e muito mais. E tudo com um preço bem acessível a todos. Recomendo muito.
O que fazer em Ilhéus
Praias
🏝 Praia dos Milionários
É a praia mais famosa de Ilhéus, ganhou esse nome pela quantidade de residências de alta classe que haviam perto da praia, e também por ser um point para as lanchas de alguns frequentadores da praia. Tem uma faixa de areia bem extensa e também é conhecida pela sua ótima estrutura, com diversos restaurantes e quiosques. É um ponto imperdível.
🏝 Praia de Cururupe
Com uma extensa faixa de areia que possibilita a caminhada ao som do mar. Essa praia é conhecida por ter águas transparentes e agitadas, o que atrai a muitos surfistas. A beira da praia conta com muitos restaurantes rústicos, além de cabanas que servem pratos típicos da culinária baiana e também fazem o aluguel de caiaques para quem quer dar um passeio. Do lado esquerdo da praia existe um morro com muita vegetação e alguns coqueiros em sua parte alta, de lá é possível ver o rio Cururupe e a ponte de ligação até a praia, ou seja, quem for visitá-la pode optar por tomar banho de mar ou de agua doce.
🏝 Praia de Back Door
Campeonatos de Surf são garantidos, o que atrai a muitos surfistas não só de Ilhéus como de fora também que vão para participar, tudo graças as incríveis ondas e ao mar agitado do local. Back Door ostenta belíssimas paisagens com coqueirais e pedras dos dois lados, além de quando a maré está baixa que permite aos banhistas aproveitarem as piscinas naturais que se formam.
🏝 Praia de Batuba
Considerada uma das praias mais bonitas não só do litoral sul, mais de toda a região. Assim como a praia de Back Door, Batuba é o ponto de encontro dos surfistas que não dispensam as boas ondas. Possui ótimas paisagens, cercada por coqueiros, cabanas e restaurantes. Conta também com a possiblidade de praticar esportes, como vôlei e futebol, além de uma casa de eventos onde acontecem os maiores shows de Ilhéus. Ideal para reunir a galera mais jovem.
🏝 Praias do Norte
Ao contrário das praias do sul, as praia do norte são muito mais calmas, o que é ótimo para quem quer fugir do agito e tomar um delicioso banho de sol, além de que, pela proximidade com a vegetação da mata atlântica os banhistas podem se deliciar nas incríveis piscinas naturais que se formam no mangue.
🏝 Praia dos coqueiros
Como o próprio nome já diz, a praia é cercada por um coqueiral incrível, dentre outros tipos de vegetação, dando um ar de cenário rustico e selvagem ao local. Mas, apesar disso, tem uma infraestrutura muito boa e vários quiosques com vários petiscos. Coqueiros é uma ótima escolha para quem procura lugares isolados, calmaria e tranquilidade. Também é muito recomendada para praticar pesca, principalmente em alto mar.
Centro histórico
Casa de Cultura Jorge Amado
A casa onde o escritor teve início literário e passou parte de sua infância e adolescência, foi construída em estilo neoclássica na década de 1920, por seu pai, Joao Amado Faria. Hoje o palacete foi restaurado e mantem roupas, fotos, histórico dos pais e da infância do escritor Jorge Amado, além de vídeos que retratam a sua história. A Casa fica aberta para visitação de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábado das 9 às 13h. Grátis
Endereço: R. Jorge Amado, 21 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-200
Cine teatro Ilhéus / Teatro Municipal
O Cine Teatro de Ilhéus ou Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932 e até hoje preserva sua estrutura. Atualmente, o teatro oferece ao público uma interessante galeria de arte e programação cultural diferenciada. Vale muito a pena conferir a programação e visitar esse lugar incrível.
Endereço: R. Jorge Amado – Centro, Ilhéus – BA, 45653-200
Bataclan
Famoso por ter sido retratado no livro Gabriela Cravo e Canela como o cabaré de Maria Machadão, onde os coronéis do cacau e os mais abastados curtiam a noite ilheense. Após virar ruína, passou por um processo de reforma na década de 90 e hoje abriga um centro cultural, com restaurante, espaço para exposições e a réplica do quarto da cafetina.
Endereço: Av. Dois de Julho, 77 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-754
Catedral de São Sebastião
Com certeza um dos símbolos da cidade de Ilhéus e um dos pontos turísticos mais importantes. A Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.
A construção da nova e majestosa catedral originou muita discussão, sobre o projeto e sobre a localização. Hoje é considerada uma das mais bonitas igrejas do estado. Com certeza é um lugar que não se pode deixar de conhecer.
Endereço: São Sebastião, Ilhéus – BA, 45653-040
Mercado de Artesanato
Se você gosta de levar lembrancinhas para casa, ou só curtir admirar o artesanato e arte local, esse lugar é perfeito para você. Um espaço com diversas lojinhas para todos os gostos.
Onde comer em Ilhéus
Engenho café e bistrô
Um lugarzinho muito charmoso! Tem um estilo rústico, que preserva as características originais do prédio, mas ao mesmo tempo uma decoração muito charmosa. Eu me apaixonei por cada cantinho. A comida achei uma delícia e eles tem uma variedade enorme de tortas e bolos. Recomendo experimentar o suco de maça verde com hortelã.
Endereço: Av. Soares Lopes, 1004 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-260
Quiosque Gabriela
Brasileiro que é brasileiro adora um quiosque na praia não é mesmo? Como o próprio nome diz, esse faz uma homenagem para a Gabriela, do romance de Jorge Amado “Gabriela cravo e canela”. Fica bem localizada na praia dos Milionário e uma estrutura grande e bem bacana. Comemos o prato Gabriela, um peixe inteiro com camarões, estava uma delícia!
Endereço: Praia dos Milionários – Estrada Una-Ilheus, 222 – São Francisco, Ilhéus – BA, 45659-222
Bar Vesúvio
Famoso por fazer parte de uma das obras de Jorge Amado “Gabriela, cravo e canela”, no qual o personagem árabe Nacib era seu proprietário e se apaixonou pela protagonista Gabriela. Algo bem legal é que eles preservaram as características do local como a decoração e as mesas na calçada. Nas noites de terça-feira há apresentações teatrais inspiradas nos personagens Gabriela e Nacib.
Endereço: Praça, R. Dom Eduardo, 190 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-320
Sorveteria Ponto Chique
É um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus e um dos prédios mais antigos. Famosa por manter as características do prédio até os dias de hoje e pela variedade de sorvetes. Eu pessoalmente não gostei muito do sorvete que escolhi (e olha que foi um dos meus sabores favoritos).
Endereço: Praça, R. Dom Eduardo, n 02 – Centro, Ilhéus – BA, 45653-320
Fazenda de cacau
As fazendas de cacau em Ilhéus e região são conhecidas por mostrar todo o ciclo do fruto, desde a plantação da semente, até o processo de colheita fundamental para a fabricação do chocolate. As visitas contam com degustação e refeições típicas baianas. Algumas das fazendas mais procuradas são Provisão, Yrerê, Fazenda Capela Velha e Primavera. Eu fiz o passeio na Fazenda Capela Velha e adorei. Nesse post eu conto com mais detalhes sobre o passeio às fazendas de cacau.
Estrada do chocolate e fábricas
Estrada do chocolate, localizada em Ilhéus, sul da Bahia, é muito conhecida dentre os turistas. Ela liga os municípios de ilhéus e Uruçuca (Br262), possui fábricas e sete fazendas onde é possível conhecer todo o processo de produção do chocolate, plantio do cacau e a até fabricação do doce. Ao longo da estrada também tem sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O roteiro abriga, ainda, as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus.
Conheça Itacaré
Itacaré, um dos destinos mais famosos da Bahia, e essa fama se dá pela sua diversidade de passeios voltados para a natureza. Além das suas lindíssimas praias cercadas pela Mata Atlântica, oferece trilhas para cachoeiras, arvorismo, rafting e prática de outros esportes. Itacaré é Também conhecida pelo surf, pelas suas praias com ótimas ondas e queridinha para os fãs desse esporte. Outro charme da cidade é o centrinho, que é de certa forma rústico, bem colorido e animado. Uma gracinha.
Existe uma infinidade de passeios que exigem alguns dias para a visita, mas para quem vai para Ilhéus e não tem muito tempo para dedicar para Itacaré, na minha opinião o bate e volta VALE SUPER a pena.
O que fazer em Itacaré:
- No caminho, Visite o Mirante Serra Grande;
- Conheça as praias urbanas: Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia da Costa e Praia da Ribeira;
- Não deixe de fazer um passeio pelo Centrinho turístico e Rua Pituba;
- Curta a estrutura da praia da Concha;
- Na volta para Ilhéus, experimente o suco de cacau na cabana da empada.
Vídeo com +DICAS 🎥
Assista ao vídeo completo e conheça um pouco mais sobre esse lugar lindo no sul da Bahia. Tenho certeza que você vai se apaixonar.
📝 Posts relacionados:
• Está em Ilhéus e quer explorar um pouco mais? Aproveite a viagem para conhecer também Itacaré, é um lugar muito charmoso e com paisagens incríveis! Leia o post completo aqui.
• Conheça os detalhes da pousada que fiquei hospedada em Ilhéus, a Pousada Lua e Mar. Leia o post completo aqui.
• Visite uma fazenda de cacau em Ilhéus, com certeza é um passeio que você não pode perder. Leia o post completo aqui.
• Receptivo e Transfer em Ilhéus, saiba todos os detalhes e se locomova com conforto e segurança. Leia o post completo aqui.
• Canavieiras, um paraíso escondido perto de Ilhéus. Leia o post completo aqui.
Reserve pelo site ♥
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.