Sempre quando eu converso com alguém que tenha visitado Nápoles, ou pelo menos ouvido falar da cidade, percebo sentimentos muito controversos. Alguns têm opiniões meio (bem) equivocadas. Para mim, Nápoles é o tipo de lugar que ou você ama ou odeia, e eu, com certeza sou do time que ama! ❣️
Muita gente por aí sai dizendo “Nápoles é sujo”, “Nápoles tem problema com lixo”, “Nápoles é perigoso”, “Nápoles é feia (nunca)”, “Nápoles isso e aquilo”, etc, etc. Como qualquer outra cidade, Nápoles tem seus problemas, mas isso não significa que é feia ou não tem o que fazer. Além disso, ela tem infinitas qualidades e patrimônios que realmente valem a pena conhecer e apreciar.
Como eu mencionei em alguns posts anteriores e no meu instagram, tive o prazer e a honra de morar por quase três meses na casa de uma família italiana (óbvio que isso ajudou a formar minha opinião 😂, e sou muito grata e vou amá-los para sempre❣️). Essa experiência foi inesquecível e me fez conhecer de perto a cultura e as tradições da cidade. Nesse post vou mostrar o que fazer em Nápoles e quais os motivos me fizeram apaixonar por essa cidade. Mas vamos combinar: depois de ler, você me conta se foi tocado pelo menos um pouquinho, pode ser?
A cidade
Nápoles é uma comuna que fica no sul da Itália, localizada na região da Campânia. Com cerca de 1 milhão de habitantes, ela é a terceira cidade com mais habitantes da Itália, depois de Roma e Milão.
Lá foi onde a nossa adorada pizza nasceu, um dos pratos mais conhecidos e apreciados do mundo. Nápoles tem uma culinária de dar água na boca e muita tradição. Sem falar na música italiana, cantada pelos famosos músicos napolitanos. Você conhece “Il Sole mio“?!
Além de muita história, tradição e referências culturais, o centro histórico da cidade foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Veja aqui o álbum completo
O Vesúvio
O Vesúvio é um vulcão com 1281 metros de altitude que fica há aproximadamente 9km da costa oeste de Nápoles — na verdade é um estratovulcão, ou seja, ele possui a forma de cone, criado pelo magma extravasado. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, é considerado um dos vulcões mais perigosos da Europa, embora atualmente esteja adormecido há muito tempo.
O vulcão ficou conhecido pelo triste evento ocorrido em 79d.c, quando a sua erupção destruiu as cidades de Pompéia e Herculano. Atualmente elas são museus conservados fielmente para visitação. Também é possível fazer um tour pelo vulcão, mas eu não quis arriscar.
No tempo em que fiquei na cidade percebi que mesmo com medo, os moradores napolitanos tem uma admiração e respeito muito grande pelo Vesúvio.
Conheça um pouco da triste história de Pompéia no texto completo aqui no blog.
Como chegar em Nápoles
A cidade possui um aeroporto pequeno, mas bem localizado. O Aeroporto Internacional de Nápoles atende principalmente voos domésticos. Saindo do Brasil fiz uma escala em Roma, e quando cheguei na Europa peguei um voo direto (dá pra pegar esse avião em Londres e na Espanha).
Você também pode pegar um trem na estação “Napoli centrale”, que fica na Piazza Giuseppe Garibaldi. Desse local saem trens para diversos destinos, por ótimos preços. Eles são muito bons e confortáveis, e você pode comprar as passagens acessando esse link.
Aonde ficar
Quando visitei Nápoles, eu fiquei na casa de uma família italiana, o que foi muito especial por me proporcionar uma experiência imersiva na cultura Italiana. Mas você pode procurar um airbnb para ficar na casa de alguém, reservar um hotel pelo booking ou pelo HostelWorld. Esse sites, na minha opinião, são mais confiáveis.
Em relação a região, se não estiver de carro, o ideal é ficar próximo a uma linha de metrô, de preferência a amarela, que como mencionei é a mais central. Fiquei um pouco afastada do centro, cerca de meia hora, mas estava bem perto da estação Chiaiano. Lá é uma região com mais moradores e não muito turística, e eu até gostei bastante. Mas quando você for, indico que fique em lugares mais movimentados e turísticos.
Uma boa opção, que não é tão central, mas é um pouco mais barata, é a região que fica próxima a estação Medaglie d’Oro. Além de ter uma ótima localização, fica perto do bairro Vomero.
Coloquei algumas indicações de hotéis bem localizados em Nápoles:
- Al Campanile H. Napoli Centro – Um hotel econômico, mas que não deixou seu charme de lado. Fica localizado no centro de Nápoles e ainda oferece transfer gratuíto para o aeroporto.
- Royal Art H. Duomo – Ainda falando sobre economia mas boa localização e charme. Essa Pousada / hotel fica localizada bem no centro de Nápoles, perto de tudo.
- Eurostars Hotel Excelsior – Se você é do tipo que busca um local mais luxuoso e sofisticado, então definitivamente esse hotel é para você. Além de contar com uma ótima localização em uma das melhores regiões de Nápoles, oferece uma vista privilegiada para o Vesúvio.
- Exe Majestic – Também muito sofisticado, mas com um preço mais acessível. Esse hotel fica em uma região mais artística e bem frequentada do centro.
O que fazer em Nápoles
Lungomare Di Mergellina
Definitivamente esse é, de longe, o meu lugar favorito em Nápoles: Lungomare Di Mergellina! É o mais bonito também na minha opinião. Mergellina é o porto de Nápoles, o principal da orla, um lugar incrível para caminhar pelas ruas e calçadões para desfrutar de vistas espetaculares e inesquecíveis.
Ele fica bem perto do centro, então não é muito difícil chegar! Só uma descidinha básica (na ida🤣). Na região você encontrará diversos hotéis cinco estrelas, restaurantes chiques, sorveterias, pizzarias, etc. Tem de tudo para todos os gostos. Aos domingos a rua fica animada e cheia de barcos e iates, pessoas caminhando e ouvindo música, e as mesas dos restaurantes ficam na calçada. Indo de noite, terá também uma experiência muito agradável.
Você pode subir nas pedras, o lugar favorito dos namorados, para fazer uma linda foto, ou achará uma posição bem legal para fotografar o famoso Vesúvio. Uma outra ótima atração para visitar nesta região é o Castel dell’Ovo, que detalharei mais abaixo. Mas, uma coisa você pode ter certeza, o dia será incrível e bem aproveitado no lugar.
Castel dell’Ovo
O Castel dell’Ovo é um dos castelos mais antigos de Nápoles e recebeu esse nome por conta de uma lenda. Ela dizia que existia um ovo dentro do castelo que era responsável pelo sustento e estrutura da construção. Uma outra curiosidade sobre esse cartão postal, é que até o século XVI ele servia como palácio real para os nobres de Nápoles.
A construção é muito majestosa e impressiona já de longe. Você pode caminhar para chegar bem próximo e até mesmo atravessá-lo gratuitamente. Se preferir, tem a opção de fazer uma visita guiada com duração de aproximadamente 2 horas, onde conhecerá as principais áreas internas do castelo. O preço é de 5 euros e eles possuem áudio guia em italiano, inglês e francês.
Centro Histórico de Nápoles
Se tem algo que posso afirmar sobre Nápoles é: A cidade respira história, arte e cultura! A região é bem antiga, com muitas igrejas e palácios, e seu centro histórico é Patrimônio Cultural da UNESCO.
O centro é um tanto quanto desorganizado, barulhento e tem um trânsito maluco. Ahh, isso sem falar das ruelinhas com prédios antigos e roupas penduradas nas janelas. Nápoles é um tanto quanto peculiar, tem seu charme e precisa ser compreendida, vivida, sentida e absorvida. Nada como caminhar por suas ruas históricas e visitar os pontos mais importantes para compreender bem esse local. Vez ou outra, parar em uma das infinitas lojinhas típicas e experimentar um doce napolitano.
Esses são os pontos turísticos mais importantes do centro para você visitar.
- Napoli Soterranea
- Duomo di Napoli
- Chiesa del Gesú Nuovo
- Complesso Monumentale di Santa Chiara
- Galeria Umberto
- Estação Toledo
- Spaccanapoli e Chiaia
Via San Gregorio Armeno
É tradição que você quer?! Porque aqui tem… e muita!! Essa ruelinha, que também fica na região central, é muito especial para os napolitanos, especialmente no final do ano. Se você for visitar a Via San Gregorio Armeno próximo do Natal, preste muita atenção. Fica quase impossível transitar pela via, graças ao enorme sucesso das suas decorações.
Por lá você encontrará uma infinidade de lojinhas de artigos de decoração, lembrancinhas, miniaturas e o foco principal: presépios. Como toda a Itália, Nápoles também é muito religiosa, então, os napolitanos valorizam muito as tradições cristãs. Sempre na época de final de ano as famílias vão até essa rua para encontrar os mais diversos tipos de presépios. Tem um mais lindo do que o outro, de todos os tamanhos para representarem a sua fé. Eu amei demais passear pela via.
Vomero
Além de ser uma das regiões mais caras e chiques da cidade, Vomero também é uma região muito bohemia. Tem um shopping muito fino, uma rua repleta de restaurantes e bares muito legais. Para quem acha que Nápoles é pobre, é porque não conheceu essa área.
Eu particularmente gostei bastante, às sextas-feiras fica super cheio de gente bonita (e rica🤣) e de bares lotados. As pessoas caminham pelas ruas de paralelepípedos visitando lojas de grife, admirando prédios antigos, decorações de natal em junho 🤣 Em Vomero você desfrutará de uma vista panorâmica da cidade.
E para quem leu a minha descrição do bairro e já está achando que é muito caro para comer, está enganado. Obviamente não é o mais barato, mas é super acessível! Ainda nesse post vou dar dicas incríveis de como comer gastando bem pouco.
Fica ligado nessa dica TOP. Em muitos bares quando você compra a bebida, que custa de 3 a 9 euros o copo, ganha uma bandeja de tapas, como essa da foto. Vale ou não a pena?
Parco Virgiliano
O Parco Virgiliano é um espaço muito lindo e bem preservado, com vistas incríveis de vários ângulos. Quando fui, vi muitos casais fazendo books de casamento, de tão bonita que é a vista lá do alto.
Parco de Capodimonte
Parco de Capodimonte é um parque muito bonito e sedia um museu mega importante! O único ponto negativo que vi: no verão tem muita mosca.
Posillipo
Posillipo é uma região residencial, localizada em uma parte mais alta da cidade. Como Nápoles é cheio de morros, o que não faltam são vistas panorâmicas por tudo quanto é lado. 🤣🤣 Mas por estar em um ponto mais alto, Posillipo proporciona vistas espetaculares e além de tudo, fica perto de ótimos restaurantes e parques, como o Parque Virgiliano.
Pozzuoli
Pozzuoli é um lugar mais afastado do centro, mas é possível ir de metrô/trem. O trajeto até lá não passa de meia hora. A região é bem legal com praias, e atrativos diurnos e noturnos.
A comuna italiana também é muito bohemia, mas é totalmente o oposto de Vomero porque recebe pessoas mais jovens e com estilos mais alternativos. Além disso, oferece muito lanche de rua e opções bem baratas. Caminhando por lá você verá ruas pichadas e um pouco mais bagunçadas, além de algumas baladas.
Comida
A dica que sempre dou para quem vai visitar Nápoles: coma como se não houvesse amanhã! 🤣🤣🤣 Esqueça a dieta e não se preocupe com o peso, porque realmente vale muito a pena a comida da cidade. Só para te inspirar a ler esse post super COMPLETO sobre o que experimentei em Nápoles, vai aí a foto da melhor pizza que comi na vida. #semmais
Para ler o post completo clique aqui.
E aí, o que você achou da cidade?
Agora que conhece um pouco melhor, o acha de comentar por aí que a ideia que Nápoles não tem nada há oferecer, está errada? Se você ainda não conheceu, despertou uma vontade de conhecer? Deixa sua dúvida ou opinião, que responderei com todo o prazer.
Conheça outros posts com dicas sobre a cidade:
📌Benvenuti al Scavi di Pompei!
📌Nápoles, a cidade da pizza
Beijinhos e até a próxima. ♥
Reserve pelo site!
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário
10 Comments
Comments are closed.
Eu já amo Nápoles desde a época dos livros de história. A antiga Pompeia, o vulcão Vesúvio, as pizzas… Como não morrer de vontade conhecer? Quantos dias você me recomenda ficar para curtir Nápoles e conhecer o principal?
Acho que foi o primeiro post legal que li sobre Nápoles. Ainda não havia entrado em meu roteiro, mas agora fui convencida. Até porque, tem um grande diferencial, você morou lá, conheceu de perto e não apenas de passagem. Vou deixar aqui salvo para usar na nossa trip pela Itália. Abraços.
Adoro ver os dois lados de uma história e por isso amo ler relatos pessoais das cidades, porque no fim acaba sendo tudo pessoal mesmo. Eu não gostei tanto, por exemplo, de Buenos Aires mas a maioria das pessoas amam, viajar é isso né, descobrir o que funciona pra gente. Ah, e eu fiquei morrendo de vontade de comer essa pizza aí, ainda mais com esse seu título de melhor da vida haha
Estou montando o meu roteiro para a Italia no ano que vem (sim, sou a louca da antecendencia) e voce e a terceira pessoa que me fala em uma semana que eu PRECISO incluir Napoles!
Estou pensando em 1 noite. sei que eh corrido, mas tem a Italia. todinha me aguardando!!! rs
Nápoles está na minha lista de lugares pra ir na Itália e ler essa sua visão de lá, tendo morado por um tempo, foi muito bom, pois vc tem um olhar diferente de um turista que só passa pela cidade. Quanto tempo vc indica para se conhecer bem a cidade em uma trip? Sabendo que temos q otimizar para caber outros trajetos tb rs
Olha pra falar a verdade nem sabia dessa fama de Nápoles rs. Morro de vontade de conhecer a Itália e com o seu post agora, Nápoles entrou na minha lista. Achei suas fotos encantadoras e as descrições também e fiquei com bastante vontade de conhecer viu. Quero comer aquela pizza rs!! Você me convenceu. Quando for volto aqui e te conto se gostei ou não!
Passei dois dias pela cidade e concordo com vc, amamos ou odiamos! Eu até curti mas tem muito malandro, minha chegada na cidade me lembrou a chegada na rodoviária do Rio rs
A cidade tem seus picos para visitar mas confesso q aproveitei pouco. Pompeia é demais.
Seu post está bem completo, ficou show!
Esse realmente é um dos poucos posts falando tão bem de Nápoles que dá vontade de ir para lá jáaa!! E essa pizza? Acho que não vou ter maturidade na Itália.. e já vou separar 3 dias para essa cidade, adorei!!
Já dizia Cauby Peixoto, “quem vê a bela nápoli, o coração sorri”. RISOS. Pois bem, realmente, há quem odeie mesmo, mas isso não me influencia: eu quero visitar. E teu post veio para confirmar isso. Gostei e quero conhecer!
Gente, tem gente que não gosta de Nápoles?
Comassim???
Meu sonho era ir lá e comer uma pizza! hahahaha
Esse Castel dell’Ovo é lindo, uau! Não conhecia.
Adorei esse dica de Vomero também.
E essa pizza, tô babando, deve ser maravilhosa mesmo! Morri.
Post top.
Bjokas