Você curte fazer trilha? Então vem comigo que nesse post eu conto um pouco de como foi a experiência de fazer a trilha saindo da Vila do Abraão até a famosa praia de Lopes Mendes.
Eleita por diversas revistas de turismo como “uma das praias mais bonitas do planeta”, a praia de Lopes Mendes é realmente encantadora! Com sua areia branca e bem fina e água muito transparente e azul, chama a atenção de qualquer um pela sua extensa faixa de areia. É uma praia de aproximadamente 2.400 metros e é banhada direto pelo oceano, tendo assim ondas bem mais fortes. É a favorita também dos surfistas, que adoram se aventurar pela praia.
Vamos lá então que essa trilha é SHOW!
Ilha Grande
Considerada em 2019 pela UNESCO como Patrimônio Mundial – Histórico e Natural da Humanidade, Ilha Grande é um destino maravilhoso, com uma beleza natural incrível. Cercado de um mar azul e o verde da mata atlântica é um dos principais destinos de ecoturismo do Rio de Janeiro. Lá você encontrará desde praias deslumbrantes, mar com água cristalina, trilhas e uma grande riqueza em fauna e flora.
Mas o objetivo desse post aqui é falar especificamente da Trilha de Lopes Mendes, então, para ler o post completo sobre Ilha Grande, incluindo os passeios, dicas, hospedagem, roteiro e praias maravilhosas é só clicar aqui.
- Não sabe como chegar em Ilha Grande? Nesse texto super completo eu coloco todas as dicas de transporte.
- Está buscando a hospedagem ideal? Eu fiquei na Pousada D’Pillel e me apaixonei! Quer saber tudo como foi essa experiência? Leia o texto completo aqui.
Preste atenção às placas
A trilha em si não é muito sinalizada, tem pouquíssimas placas, mas as que tem, estão escondidas, então, apenas se atente.
Essa primeira placa é extremamente importante, porque é a que fica lá na Vila do Abraão (perto do hostel Aquário) e indica o começo da trilha. Depois disso é só ladeira acima. Se prepare.
A Trilha
Distância: Aproximadamente 6 Km
Nível: Médio (subidas e descidas entre todas as praias do percurso)
Preparo físico: Semipesado
Duração: Aproximadamente 3 horas
Orientação: Médio, mesmo não sendo muito sinalizada, o caminho está bem demarcado, então é mais fácil se localizar sem se perder.
Mapa da Trilha
O caminho é dividido em algumas etapas (conforme as bandeirinhas no mapa acima), que são as mudanças entre trilha e praia. Abaixo vou descrever cada uma delas.
A primeira fase da trilha é a parte mais cansativa, com uma inclinação bem grande. Tome fôlego e vai com tudo que fazer esse roteiro é bem gratificante. Em alguns pontos você pode ter uma vista sensacional. Principalmente quando estiver lá no alto. Depois disso é uma pequena decida até chegar a nossa primeira parada que será na praia.
Preste muita atenção porque você pode se encontrar com alguns animaizinhos fofos, como macaquinhos e muitos pássaros.
1ª Parada: Praia de Palmas
Descemos, descemos e descemos… Lopes Mendes, é você? Nãoo… E ainda falta muito 😅 😂 Nessa hora da trilha, vou te dizer que a respiração já está um pouco ofegante. Depois de uma subida tão intensa e uma descida em meio a pedras e barro, esse é o momento de tomar um fôlego.
Esse momento da trilha é muito gostoso, porque você vai cruzar a praia de Palmas. Aproveite para colocar o pé na água (se quiser) respirar um pouco e tirar umas fotos lindas. Mas não perca o foco porque nossa trilha acabou de começar.
Depois de atravessar a praia inteira, lá na pontinha, você vai encontrar uma pedra enorme com uma corda para você “escalar”. Parece complicado, mas é bem simples! Não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças e qualquer aspirante a trilheiro vai tirar de letra.
Bora subir mais um pouco! Mas não se preocupe, não é igual a primeira, o pior já passou. Agora é só seguir em frente.
2ª Parada: Praia do Mangue e Praia do Pouso
Essa parada aqui para mim foi uma grande tentação. Depois de mais ou menos 1 hora andando pelo Mato, chegamos em outra praia. Agora, a praia do Mangue que em continuação é a do pouso. É nessa praia que chegam os barcos para quem não quis arriscar a trilha.
Pra mim, a praia do pouso foi uma das mais bonitas que conheci. Mesmo não sendo tão famosas e badalada eu fiquei encantada com ela! O que mais me impressionou foi essa cara super exótica da mistura de uma Mata linda e conservada com as pedras, praias, pedaços de troncos e árvores diferentes. Me senti em um filme que as pessoas se perdem naquelas ilhas desertas, sabe? 😂😂 Ahh… E lá tem também um restaurante flutuante muito legal.
Bom mas como eu disse na última praia, vamos curtir um pouco, tomar um ar, tirar algumas fotos, mas sem perder o foco, porque nosso objetivo aqui é outro. Partiu Lopes Mendes.
3ª Parada: Praia de Lopes Mendes
Ponto final, agora não tem mais jeito. Para quem vem de barco, a praia do pouso é o ponto final, porque os barcos não vão para Lopes Mendes. Agora todos precisam fazer essa pequena trilha para atravessar o último pedaço da ilha.
Só mais 20 minutinhos de trilha e chegamos em Lopes Mendes. O começo da trilha é bem íngreme, mas é só por uns 12 minutos. E depois uma descidinha básica. Muitas pessoas, acredito que por falta de conhecimento, acabam indo de chinelo por terem vindo de barco. É possível, mas eu não recomendo. A trilha mesmo sendo bem simples, tem muitas partes que pode escorregar.
Se prepare para ver mais macaquinhos, pássaros e árvores bem bonitas. Nossa jornada acaba por aqui e chegamos em Lopes Mendes.
Lopes Mendes é uma praia encantadora, mas não possui estrutura, tipo aqueles quiosques cheios de cadeiras e guarda sol e o máximo são alguns ambulantes com salgadinhos, por isso é super importante levar um lanche e água, principalmente se for ficar o dia todo. E lá também não tem sinal de celular.
Aproveite para atravessar ela inteira e conhecer mais lugares lindos. E, o finalzinho dela não é tão cheio, então vale a pena dar uma caminhadinha.
💡DICA: Ainda na trilha, antes de chegar na praia de Lopes Mendes, você vai ver uma placa para a Praia de Sto Antônio. É uma praia tão linda quanto Lopes Mendes, mas não tão famosa, então você encontrará ela bem mais vazia. Vale super a pena dar uma desviada no caminho para ir lá conhecer ela.
A Volta
Para a volta você tem duas opções: Se ainda tiver pique, pegue a trilha de volta para Vila do Abraão. Mas não deixe para fazer isso muito tarde e tome muito cuidado, ok?
Ou, fazer como nós fizemos. Voltar de barco ou Taxi Boat. Depois de um dia de trilha, fotos e muita curtição nessas praias lindas, nós estávamos super cansados já, então decidimos pegar o barco de volta.
O barco sai lá da praia do Mangue e tem seus horários específicos. 15h30 e 17h30 nesse dia. Quando você estiver passando (na ida) por eles, é super válido já perguntar os horários do barco para você se programar diretinho. É super importante você estar lá já porque eles não esperam.
- O barco parece aqueles de pirata mesmo, do Jack Sparrow e a viagem será sossegada(e bem lenta na verdade). 😂 😂 A duração da viagem do barco é de aproximadamente 50 minutos e o valor é R$20,00.
- O Taxi boat é bem mais rápido e mais flexível nos horários de saída. A viagem tem duração de 15/20 minutos e custa R$30,00.
Vídeo com +DICAS 🎥
Assista ao vídeo e completo e conheça ainda mais a Ilha! Veja os detalhes de como foi fazer a trilha, os caminhos e tudo mais.
Dicas Importantes 💡
📌 Se mantenha Hidratada sempre! Leve água! A caminhada pela trilha pode ser bem exaustiva sem água.
📌 Utilize repelente, principalmente se você for alérgico.
📌 Vá com tênis confortável, tem muitas subidas, descidas e caminhos por pedras e escorregadios. É importante estar seguro.
É aí o que você achou dessa trilha em Ilha Grande? Espero que você tenha gostado e tenha te ajudado a decidir se vai optar por ir de trilha ou barco. De qualquer forma que você optar por ir, você amará. A experiência será inesquecível. Você faria essa trilha? Deixa aqui seu comentário me contando o que achou da trilha e se teria coragem de fazer.
Vejo você em breve, colecionando mais um destino comigo!!
Reserve pelo Site!
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais, tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Beijinhos da Mari ♥
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.