Recoleta é considerado um dos melhores e mais elegantes bairros para morar em Buenos Aires. Além de ser muito bonito e ter uma arquitetura incrível, ainda dispõe de opções variadas de entretenimento e lazer. Por lá você encontra desde pontos turísticos , museus, bares, restaurantes, shoppings até praças, faculdades e hospitais.
Nesse post vou mostrar os 15 pontos mais imperdíveis que você não pode deixar de conhecer na Recoleta! Todos ficam perto uns dos outros e você consegue conhecê-los em um só dia, se não dedicar muito tempo para cada. Mas se quiser conhecer mais profundamente as atrações e seguir esse mesmo roteiro, é só dividi-lo ao meio. Eu os coloquei na ordem de visitação, então é só seguir a lista que não perderá ou pulará nenhum deles.
La Recoleta
O bairro ficou conhecido como Recoleta por causa dos monges recoletos que viviam na Igreja Nossa Senhora do Pilar. Hoje, o local é considerado um ponto muito importante para se visitar, devido sua história e arquitetura barroca.
Lembra que contei no post de San Telmo que os aristocratas viviam lá até que, um surto de febre amarela os fez mudar para a Recoleta e outros bairros? Pois bem, as famílias ricas que se mudaram para lá começaram a construir grandes mansões no estilo europeu, e deixaram o bairro tão chique e bonito, como é conhecido hoje em dia.
Caminhando pela região você se encantará com beleza das construções, pela quantidade de praças arborizadas, as diversas lojas chiques, hotéis, restaurantes e os lindos cafés da região. Além das outras atrações lindinhas que ganharam destaque na Recoleta.
Hospedagem
Eu optei por ficar hospedada em San Telmo, que é um bairro muito lindo e agradável, e fica bem pertinho da Recoleta. Fiquei no Art Factory Hostel e gostei muito da experiência! O pessoal é muito divertido, o atendimento foi ótimo, e meu bolso agradeceu porque foi bem econômico! Eu indico muito o espaço.
Os 15 pontos imperdíveis de Recoleta
Para esse roteiro o ideal é que você desça na estação Callao, que fica na linha D na avenida Cordoba. O primeiro ponto turístico desse roteiro fica nessa rua mesmo, e depois é só descer até chegar no último ponto que é a Floralis Generica. De lá você pode pegar o metrô na linha H, estação Facultad de Derecho, para não precisar voltar tudo. Mas, se descer em qualquer uma dessas estações pode fazer os pontos turísticos separadamente.
1- “Palacio de Aguas Corrientes”
É realmente um palácio de água! Tem 12 gigantescos tanques de água com capacidade para mais de 72 milhões de litros. O ponto foi inaugurado em 1894, por causa das doenças que atingiam a população na época: cólera, febre tifoide e difteria.
O espaço é um dos monumentos mais importantes da cidade e tem um museu que conta um pouco da história do saneamento de Buenos Aires e Argentina. Os grandes tanques de ferro do “Palacio de Aguas Corrientes” são responsáveis pelo abastecimento de todo o município.
Ele funciona de segunda a sexta das 10h às 17h (fechado das 13h às 14h). A entrada é gratuita.
2- El Ateneo Grand Splendid
El Ateneo Grand Splendid é uma parada obrigatória para os amantes dos livros. Considerada pelo jornal britânico “The Guardian”, a segunda livraria mais bonita do mundo. Fica atrás apenas da livraria holandesa Selexyz Dominicanen Boekhandel, localizada na cidade de Maastricht, é realmente impressionante de tão linda e grande.
A livraria foi construída dentro do histórico teatro Grand Splendid e conserva seu antigo esplendor e elegância, com seu detalhamento e pintura impecável. Sua cúpula é decorada com afrescos e uma cortina de veludo vinho. Atrás da cortina funciona um bar bem convidativo, onde você pode ler enquanto toma um cafézinho. Nas laterais também tem umas “salinhas” de leitura, mas quando fui, nem todas estavam abertas. O lugar é um charme e vale muito a pena conhecer.
3- Plaza Vicente Lopez
A Plaza Vicente Lopez é uma praça extremamente charmosa de Buenos Aires. No dia da minha visita estava chovendo, mas mesmo assim foi uma delícia passear por ela, admirar as árvores e o estilo europeu que ela tem, foi uma caminhada rápida, mas em um dia ensolarado é possível até uma parada para um piquenique.
4- “Facultad de Ingenieria”
É uma faculdade reconhecida internacionalmente, possui uma arquitetura neoclássica que chama muita a atenção de quem passa pela rua. Dizem por aí que a construção não agradou muito aos arquitetos que a projetaram, sendo chamada de “decepção” por eles. Independente das histórias que contam por aí, a Facultad de Ingenieria é um prédio muito lindo que vale a pena ser prestigiado.
5- Recoleta Mall
Recoleta Mall é um centro comercial icônico muito moderno do bairro. Ele foi inaugurado em 2011 e possui importantes lojas, opções de entretenimento e de alimentação. Entre suas 75 lojas você encontrará a Levi’s, Brooksfield, Rip Curl, Timberland, Lacoste, Just for Sport e Swatch.
Os preços não são muito atrativos, mas vale uma parada só para conhecer esse lindo shopping, almoçar, tomar um sorvete na Freddo ou comprar apenas um alfajor na Cachafaz.
6- Igreja N. S. del Pilar Parish
A Igreja N. S. del Pilar Parish foi declarada monumento histórico nacional e é considerada a segunda catedral mais antiga de Buenos Aires. A primeira capela foi inaugurada em 1732 e serviu de templo para o Convento dos Franciscanos Recoletos.
A igreja conserva imagens e monumentos antigos até hoje, tem um pequeno museu para quem quiser conhecer um pouco mais da história e a entrada é gratuita.
7- Cemitério da Recoleta
Veja mais fotos clicando aqui
Para ser sincera eu não sou muito fã de cemitérios, e no geral eu até evito passar por algum, mas esse tive que abrir uma exceção. Ele é um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires e um verdadeiro museu a céu aberto! Chama a atenção pela arquitetura de seus túmulos e lápides, e ainda tem muitas esculturas espalhadas. Eu garanto que tudo é bem bonito e um pouco assustador.
Lá foram enterradas pessoas muito importantes da história da Argentina como ex-presidentes, médicos, cientistas, escritores, líderes políticos, atores, etc. Evita Perón é um exemplo de uma personalidade que foi enterrada no Cemitério de Recoleta. A ex-primeira dama foi uma figura de extrema importância na Argentina. Há diversos tours guiados para quem quiser conhecer melhor e esse blog muito interessante que eu achei, conta um pouco das histórias das pessoas que estão enterradas lá.
8- Centro Cultural
O Centro Cultural é um verdadeiro encontro de movimentos culturais e artísticos, um lugar dedicado à expressões de criatividade. Está aberto de terça a domingo das 13h30 às 22h00, e o melhor: a entrada é gratuita.
Muitas pessoas vão até lá para ler e usar as salinhas silenciosas para estudar. Quando eu fui tinham poucas exposições, por isso é bem legal dar uma olhada no site para ver o que está rolando no local antes visitar.
9- Plaza San Martin y Gomero de la Recoleta
A árvore mais antiga de Buenos Aires tem mais de 200 anos e é realmente um destaque na região. Ela fica localizada na Plaza San Martin, que é uma praça super charmosa, e ocupa um espaço enorme do centro. Depois de um tempo, a árvore ficou tão grande que foi necessário criar apoios para seus galhos. Uma das ideias criativas foi colocar uma “homem” carregando um dos galhos.
Houveram muitos movimentos para tentar derrubar essa árvore na época da reforma da região, mas as lutas e protestos foram tão grandes para manter o Gomero, que a ideia foi totalmente descartada.
10- Buenos Aires Design
Buenos Aires Design é um shopping com três andares, que é um verdadeiro paraíso para arquitetos e designers. Mas se você não é nenhum deles, vale muito visitar mesmo assim! No andar superior tem muitos ótimos e conhecidos restaurantes, como por exemplo o Hard Rock Café.
É uma delícia caminhar por lá e ver os lindos objetos de decoração para casa e móveis diferentes. O shopping fica aberto de segunda a sábado das 10h às 21h, aos domingos e feriados das 12h às 21h.
11- Hard Rock Café
O Hard Rock é uma rede mundialmente famosa de hotéis, cafés e casinos. É um lugar inovador, vibrante e apaixonante, onde a boa música se une a boa comida, proporcionando uma experiência incrível.
Eu adoro visitar todos os Hard Rock nas cidades onde vou, porque sou apaixonada pelo estilo deles, além disso sou uma fã de rock! Como esse fica no prédio do shopping, não tem uma fachada tão linda como outros, mas a decoração interna é bem bonita. Para quem curte, lá tem uma loja de souvenirs com bastante lembracinhas lindas.
12- Plaza Francia
Plaza Francia é uma das praças mais lindas da região, e olha que tem muitas outras.
A Plaza Francia foi projetada pelo paisagista francês Charles Thays e dá a sensação de estar em uma praça francesa mesmo. O monumento central da praça foi doado pela França para Argentina, em homenagem ao centenário da Revolução de Mayo.
Aos finais de semana abre uma feirinha de artesanato muito fofa no local, que chama a atenção de muitos turistas e moradores da Recoleta.
13- Museu Bellas Artes
É um dos principais museus de arte da América Latina, conta com o maior patrimônio artístico de Buenos Aires e tem obras de grandes artistas como Rodin, Picasso, Goya, Monet, Van Gogh, entre outros.
O Museu Bellas Artes é muito lindo e tem um acervo gigante. Esse ponto da sala onde eu tirei a foto dá a perspectiva das duas áreas. Muito legal né? A entrada é gratuita e vale muito a pena conhecer! O horário de funcionamento é de terça a sexta das 11h às 20h, de sábado e domingo das 10h às 20h.
Para maiores informações, acesse o site do museu.
14- Facultad de Derecho
Facultad de Derecho foi inaugurada no dia 21 de Setembro de 1949 para homenagear o dia do estudante. É uma construção lindíssima que me lembrou muito as construções romanas. A faculdade possui um museu, uma pinacoteca e uma biblioteca especializada. Hoje, mesmo muitos anos após a sua inauguração, mantém a sua estrutura arquitetônica.
15- Floralis Generica
O último ponto a visitar, mas não menos importante, é a linda e glamourosa Floralis Genérica. Ela foi criada em 2002 pelo arquiteto Eduardo Catalano, como um presente para Buenos Aires. A flor de aço e alumínio tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas. Ela foi projetada para representar o dinamismo do tempo, abrindo de manhã e fechando à noite. Mas faz um tempo que ela está meio desorganizada, então se você olhar as minhas fotos verá que ela aparece aberta e fechada, no mesmo período do dia.
Floralis Genérica é um dos cartões postais mais bonitos e imperdíveis de Buenos Aires! Ela fica localizada na Plaza de las Naciones Unidas, que é como um parque com espreguiçadeiras e bastante espaço para aproveitar um dia agradável. A entrada no local é gratuita.
Está chegando agora em Buenos Aires e não sabe por onde começar a sua visita?! Já conferiu o meu post com os pontos turísticos mais conhecidos e as principais dicas para iniciantes?
Bônus: Barzinhos e restaurantes
Depois de conhecer todos esses lugares e você quiser parar para comer ou beber algo, tem uma rua bem charmosa de paralelepípedos chamada Junín que fica na lateral do cemitério da Recoleta. Lá você encontrará vários bares e restaurantes mega legais, um do lado do outro!
É só caminhar para escolher o seu preferido e te garanto que existem opções para todos os gostos. Tem o Buller, Dean & Dennys, Cobarde, Clarks, BAB Cerveceria, etc. A região é bem gostosa e agradável para caminhar a noite. Eu fui no Buller e gostei muito, tinha espaço para comer tanto na área externa do calçadão, quanto dentro do bar, aí fica ao seu critério onde você vai ficar.
Na Região da Recoleta, também tem outros restaurantes bem legais como o Heisemburger e o La Panera Rosa. Ambos com temáticas totalmente diferentes, para agradar a todos os gostos.
E aí o que achou desse post mega completo sobre as atrações na Recoleta? Deixa sua dúvida ou opinião que terei o maior prazer em responder!!
Beijinhos da Mari e até a próxima. ♥
Conheça mais detalhes sobre essas e outras regiões de Buenos Aires:
📌 Buenos Aires para iniciantes 🙂
📌 San Telmo: Tradição, arte e cultura de um dos bairros mais diversificados de B.A
Reserve pelo Site!
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.
Posts Relacionados
Monte Verde, a Suíça mineira
12/01/2022
Santiago de todas as cores
03/12/2021
Deixe seu Comentário
26 Comments
Comments are closed.
Ah Maravilhoso ! Adorei saber, conhecer a história desse bairro lindo ! La Recoleta… As praças, museus, igrejas, monumentos, arquitetura, tudo muito lindo e encantador… Mesmo para quem ainda não conhece pesssoalmente, é simplesmente impossível não se encantar !… A vontade que temos lendo esse post, é sair de onde estamos e ir até Buenos Aires conhecer pessoalmente cada lugar, cada ponto desse belíssimo e charmoso bairro !
Meu deus que lugar lindo, adoraria viajar e conhecer todos, ohhh sonho! Kk hehe amei seu post, parabens minha linda
Adorei a história… não imaginava que um único bairro poderia render tanta coisa assim. A única coisa que eu tiraria do meu roteiro seria o cemitério rs, mas o resto parece ser imperdível!
Incrível como tem lugares bons para se conhecer em Buenos Aires, estive lá e passei um único dia pela Recoleta e deu para conhecer uns 4 lugares dessa lista, sendo que o cemitério estava fechado qnd cheguei nele. A árvore na praça SanMartin é impressionante mesmo, mas vendo seu post fiquei chateado de não ter ido ver o El Ateneo Grand Splendid, nem sabia dele e achei demais suas fotos de lá…
Ahh que saudade de Buenos Aires… Cada vez que leio um post sobre a cidade, tenho mais certeza que está na hora de voltar. Recoleta é um bairro lindo, completo e cheio de atrações imperdíveis que eu ainda não conheço por sinal. Adorei todos os detalhes e dicas e sou encantada pela Floralis Genérica!
Nossa! Depois de ler o seu post percebi que preciso urgentemente programar uma nova viagem para Buenos Aires e explorar mais o bairro da Recoleta! Você destacou vários pontos que eu não conheci! Parabéns pelo post!
Excelente post, confesso que alguns locais não conheci, mas dos que fui, sem dúvida a Biblioteca El Ateneo Grand Splendid achei a mais incrível, até tentei achar uma sessão de livros em português, mas não rolou, rs.
Adorei o post!! Visitei alguns desses lugares e também considero imperdível!! Agora falta conhecer os outros desse bairro puro charme! Adorei!
Como os engenheiros acharam o prédio uma decepção?? Tudo maluco… Kkkkk
Eu também adoro a rede Hard Rock, tanto de hotéis quanto restaurantes. Fora que lembra minha adolescência, quando ter moletom de lá ou do Planet Hollywood era a moda.. Kkkk
Quantas saudades de Buenos Aires! Cada bairro com sua história e encantamentos. As praças são lindas e charmosas! Gostei de algumas dicas como a livraria, o Palácio das Águas e o Centro Cultural. Parabéns pelo post!
Eu amei conhecer esse bairro charmoso de Buenos Aires. Vale muito a pena fazer esse roteiro.
Tudo doido mesmo! hahah Lugar lindo né! Eu adorei
Tem muitos lugares mesmo em ! Valem super a pena conhecer, gostei de cada um!
É uma livraria espetacular né! Eu adorei também.
Tem muitos pontos né! Acho que deveria se programar mesmo em !
Tem muito mais coisas para fazer. Eu fui muitas vezes para Recoleta nessa minha viagem e cada vez que ia conhecia algo novo. Gostei muito
Ele é muito top! Vale super a pena ir lá visitar e conhecer. O Bairro é enorme e tem muita coisa para fazer 🙂
Eu também não sou fã de cemitério, mas esse é um “must to go” acabei indo meio forçada pela meu amigo mas chegando lá achei mega interessante. Foi uma visita rápida.
São lindos mesmo! Eu adorei cada lugarzinho. Obrigada 🙂
Cada lugar mais lindo do que o outro. Você adoraria.
Aii Recoletaaaaa, guardo tantas lembranças desse bairro. Sempre me hospedo nele quando vou a Buenos Aires, acho tranquilo, seguro e meio europeu ne!! Vc conseguiu juntas as melhores dicas do lugar!! Parabens
Meu sentimento foi: preciso voltar à Argentina urgentemente! Faz muitos anos que eu fui e eu não vi metade desses detalhes na Recoleta (era novinha, outra cabeça). Amei!! Não sabia que o Hard Rock de lá era tão bonito!
Sempre que voltamos conseguimos ver com mais detalhes coisas que faltaram, acho que daqui a pouco eu vou estar com essa sensação tbm 🙂
Meu bairro favorito em Buenos Aires !
[…] Já se prefere mais sossego, monumentos históricos e boa arquitetura o bairro de Belgrano ou Recoleta são perfeitos. Agora se está à procura de um lugar próximo a pontos turísticos históricos, […]
[…] febre amarela fez com que essas famílias se mudassem para os bairros mais ao norte em 1871, como Recoleta. Abandonando assim suas belas casas para os novos moradores de San Telmo, famílias mais simples de […]