Quero te apresentar essa cidade que possui uma cultura riquíssima. Ela tem um ar europeu, mas o seu brilho latino-americano é inconfundível. Estou falando de Santiago, capital do Chile, que é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Seja pela proximidade, facilidade de comunicação ou atrações para todos os gostos, Santiago é um destino surpreendente, cheio de cores, sabores e maravilhas naturais, e nesse post quero dividir com vocês os melhores passeios, quando é a melhor época para ir, dicas de hospedagem e muito mais.

Vem colecionar esse destino comigo?

Contexto histórico

Santiago foi fundada em 12 de fevereiro de 1541, com o nome de “Santiago de Nueva Extremadura”. Seu nome foi escolhido em honra ao padroeiro da Espanha, o  Apóstolo São Tiago. Em 1818 ela se tornou capital do país, quando o Chile se tornou independente da Espanha. Atualmente a cidade possui mais de 5,5 milhões de habitantes e recebe outros milhares de turistas a cada ano. O idioma oficial é o Espanhol e a moeda é o peso chileno (CLP).

Como chegar em Santiago do Chile saindo do Brasil

Para quem está no Brasil há três opções para chegar a Santiago: de avião, de carro ou de ônibus.

✈️ Para quem vai de avião, há voos saindo das principais cidades brasileiras com destino ao Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, situado na capital chilena.

Endereço: Aviador David Fuentes, Pudahuel, Región Metropolitana, Chile

🚌 De ônibus, algumas empresas como a Chilebus oferecem viagens para Santiago com saídas de várias capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

🚗 Indo de carro saindo do Brasil, o trajeto passa pela cidade da Argentina – que já pode fazer parte do roteiro, se você estiver com tempo. A duração da viagem é extensa devido à distância, dependendo da cidade de partida, mas vale muito a pena se você curte esse tipo de passeio.

Qual a melhor época do ano para ir a Santiago, no Chile?

A capital Chilena pode ser visitada durante todo o ano e em cada época ela possui características e passeios que se encaixam melhor com o clima. Logo, você poderá visitá-la quando achar que as atrações combinam mais com você. Vamos ver quais são elas?

☀️ Assim como no Brasil, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e meados de março, no verão , possuem temperaturas mais elevadas, variando de 30 a 34ºC durante o dia, e a noite de 12 a 16ºC. Esse clima é ideal para quem quer curtir o litoral das cidades vizinhas de Valparaíso e Viña del Mar, embora a água por lá seja bem gelada. Também é quando as vinícolas estão muito bonitas, com as parreiras bem cheias.

🍇 Nos meses de março e abril você poderá aproveitar os menores preços das passagens na baixa temporada e a época da vendimia, temporada da colheita das uvas

🍁 No outono, de abril até meados de junho, você encontrará temperaturas mais baixas, entre 10°C e 23°C, com sol durante o dia e noites mais frias

❄️ Agora, se você quer ver neve , a melhor época para viajar é no inverno, de julho a setembro. Na área metropolitana da cidade do Chile não é comum nevar,  mas você poderá visitar as estações de esqui e montanhas ao redor, como o Farellones, Valle Nevado e muitas outras

🌸 De outubro a dezembro, na primavera , a cidade possui temperaturas de meia estação e é uma época perfeita para quem quer curtir as atrações urbanas de Santiago.

Onde se hospedar

Santiago possui bairros muito legais para se hospedar e em cada um deles você terá experiências incríveis.

No centro há muitas opções de hostels e hotéis e também muitos pontos legais para quem quer caminhar pela cidade. No bairro Lastarria, que também fica no centro, há um clima boêmio e bem alternativo para quem curte essa vibe, além de muitas lojas e restaurantes legais para conhecer, e fica próximo ao Cerro Santa Lúcia, que darei mais detalhes abaixo.

Ali você poderá escolher entre as várias opções disponíveis na Airbnb.

O bairro da Providencia é um dos locais preferidos dos turistas para hospedagem. Na verdade, trata-se de uma comuna com muitos bairros dentro de si (mais de 10). A região é bem grande e possui também várias linhas de metrô, o que facilita o acesso a vários pontos da cidade.

Ali você poderá se hospedar no Travesia Bed & Breakfast ou no Hostal Boutique Casa La Barca, onde amei ficar hospedada. Conto mais detalhes sobre ele nesse post.

📍 Endereço Travesia Bed & Breakfast: Jose Arrieta 83, Santiago 7500900 Chile

📍 Endereço Hostal Boutique Casa La Barca: Ricardo Matte Pérez 366, Providencia, Región Metropolitana, Chile

Como Circular

Metrô

Com um dos melhores sistemas de metrô da América Latina, será muito fácil você ir para vários lugares utilizando esse meio, que tem mais de 120 estações e está próximo a muitos pontos turísticos. As linhas são novas e as estações são bem sinalizadas. Para utilizar o metrô, você precisará do cartão Bip (que também será utilizado nos ônibus), e pode ser adquirido e carregado dentro das estações.

Dica: sempre que precisar pedir ajuda ou de alguma informação, procure os funcionários do próprio metrô, ao invés das pessoas que estão circulando, para evitar possíveis furtos. O valor da passagem varia entre CLP 610 e CLP 740, de acordo com o horário da viagem.

Uber ou táxi

Uma outra maneira de circular pela cidade é com os táxis ou através dos aplicativos, como o Uber, por exemplo.

A pé

Se você gosta de andar e desbravar a cidade, visitar alguns pontos a pé pode ser uma boa opção. Alguns bairros podem ser ótimos locais como a Providencia, Las Condes e Bellavista. A região da Plaza de Armas também possui muitos pontos turísticos e andar por ali será uma ótima experiência. Agora, para locais mais distantes, sugiro outra forma de se locomover, como metrô ou carro (alugado ou por aplicativo).

O que fazer em Santiago

Calle Bandera – Paseo Bandera

Inicialmente ali era uma rua comum, bem movimentada e transitada por meios de transportes e muitas pessoas. Porém, no ano de 2017 alguns artistas se reuniram e levaram ao prefeito da época a proposta de transformar a Calle Bandera (Rua Bandera) em um local que unisse arte e arquitetura. O projeto foi aprovado e desde então o local se tornou um ponto turístico muito famoso de Santiago, sendo batizado de Paseo Bandera, por ser agora destinado somente para pedestres.

Quem passa pelo local se depara com vários espaços ligados à cultura chilena, muitas cores e elementos visuais que tornam a Paseo Bandera um passeio imperdível. Ela está muito próxima a Calle Augustinas (a rua das casas de câmbio) e ao Palácio de La Moneda.

A estação de metrô mais próxima para chegar ao Paseo Bandera é a Plaza De Armas, a cerca de 5 minutos de caminhada.

Entrada Gratuita

Palácio de La Moneda e região central

Este local é um marco, tanto para Santiago como para todo o Chile, e já foi o local onde se fabricavam as moedas chilenas (por isso o nome de Palácio da Moeda, em português), a residência do Presidente, mas hoje é seu local de trabalho, sendo o Palácio do Governo do Chile.

Ali há o Centro Cultural La Moneda, onde acontecem exposições e atividades culturais. O local pode ser visitado gratuitamente através de um agendamento prévio e a visita guiada dura em média 25 minutos.

Uma outra coisa muito interessante e que se tornou atração turística é a Troca de Guarda, ou Cambio de Guardia, que acontece desde 1851. A apresentação é realizada pelos Guardias del Palacio, oficiais policiais de uma unidade especial dos Carabineros de Chile (polícia do Chile), que são responsáveis pela segurança presidencial e do palácio.

A Troca de Guarda ocorre em dias alternados, às 9h50 da manhã nos dias da semana e às 10h50 da manhã aos finais de semana. A cerimônia dura em média 40 minutos, e se você quiser reservar um bom local para assistí-la, é bom chegar no mínimo 20 minutos mais cedo. Ah! Caso no dia da cerimônia tenha alguma visita de autoridades, os horários e datas podem ser modificados, então fique atento a esse detalhe, tudo bem?

A estação de metrô mais próxima é La Moneda, na linha vermelha. Você também pode acessar o local a pé.

Endereço: Plaza de la Ciudadanía 26 – Santiago, Chile

Entrada gratuita com agendamento através deste site.

Museu Nacional Belas Artes

O Museu Nacional Belas Artes em Santiago do Chile é o mais antigo da América do Sul e foi inaugurado em setembro de 1880. Hoje seu acervo conta com mais de 5 mil obras de artistas nacionais e internacionais, além de impressionar pela arquitetura de sua fachada.

Endereço: José Miguel de La Barra 650, Santiago, Región Metropolitana, Chile

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h45

Entrada gratuita

Rua Paris-Londres

Prepare-se para se sentir na Europa nessa “Rua”, que na verdade é o pequeno Bairro Paris-Londres. Ele foi desenhado por renomados arquitetos europeus e a ideia era justamente remeter aos ares do continente, tanto no visual quanto no nome das ruas. O local mais especial é justamente no cruzamento da Calle Paris com a Calle Londres. Ele está localizado na região central e próximo a estação Universidad de Chile e Santa Lúcia.

Cerro San Cristóbal

Este cerro fica no meio da cidade de Santiago, porém a 300 metros acima, e é um dos pontos essenciais para quem visita a cidade. É um parque muito grande, com mais de 700 hectares, e com muitos atrativos, que já começam no seu acesso que pode ser feito através do funicular, que é uma pequena linha ferroviária. Ali há muitos espaços com mirantes, piscinas públicas, um jardim japonês, jogos para as crianças, e até uma igreja católica. Se você tiver tempo disponível, vale a pena reservar meio dia ou mais para aproveitar o Cerro San Cristóbal. Uma tradição do local é experimentar a bebida típica Mote con Huesillo.

Endereço: Pio Nono 445, Recoleta Parque Metropolitano de Santiago, Santiago 8320000 Chile

Entrada gratuita, porém algumas atrações, como o acesso pelo funicular e as piscinas, são pagas.

Cerro Santa Lucía

Se você curte desbravar pontos turísticos ricos em detalhes, certamente vai adorar esse passeio.

O Cerro Santa Lucía já foi uma fortaleza durante muitos anos, abriga um parque, fonte, praças e escadaria que levam ao mirante, a Torre Mirador, de onde se tem uma vista incrível de toda a cidade e da Cordilheira dos Andes.

A fonte no Terraza Neptuno foi inspirada na romana Fontana de Trevi e carrega a mesma tradição de jogar uma moeda e fazer um pedido. Vale tentar a sorte, não é mesmo?

Este morro fica próximo ao centro da cidade e à estação de metrô Santa Lucía – L1.

Endereço: Rua Santa Lucia, Santiago 8320190 Chile

Entrada gratuita

Shopping e SKY Costanera Center

Quer conhecer o mirante mais alto da América Latina e ter a chance de ver um pôr do sol de tirar o fôlego? Então seja bem-vindo(a) ao Sky Costanera. Ele fica no 61° andar do Gran Torre Santiago, o prédio mais alto da América Latina, que tem 300m de altura. Na Gran Torre Santiago, além do Sky Costanera, também está localizado o Shopping Costanera, muitos escritórios e um hotel.

O ingresso para o mirante pode ser comprado pela internet, neste link, ou na bilheteria, no térreo do Shopping e custa a partir de CLP 10.000 (crianças de até 04 anos não pagam).

O Shopping Costanera Center possui 5 andares divididos por marcas para homens, para mulheres, crianças, eletrônicos, roupa de cama e etc. Aqui você vai encontrar grandes grifes e lojas de departamentos, e, certamente, muitas opções de compra.

A estação do metrô Tobalaba já tem uma conexão direta com o Shopping Costanera, o que facilita o acesso.

Endereço: Shopping Costanera Center – Av. Andrés Bello 2425, Providencia, Región Metropolitana, Chile

Vinícolas de Santiago do Chile

Os vinhos chilenos são famosos no mundo todo e em Santiago há muitas vinícolas que abrem suas portas para degustação e visitação .

Concha y Toro

Uma das vinícolas mais famosas é a Concha y Toro, que exporta seus vinhos para mais de 130 países e é a maior do Chile. Seus vinhos são muito admirados e famosos, como os das marcas Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha e Don Melchor, que em 2010 foi o único vinho chileno nomeado dentre os 10 melhores do mundo, de acordo com a revista especializada Wine Spectator.

Você pode visitar a vinícola gratuitamente, mas para fazer um tour na Conha y Toro é necessário agendamento prévio pelo site ou através de uma agência. Esses passeios incluem degustação e duram a partir de 70 minutos e custam a partir de CLP 18000 por pessoa.

Site: https://conchaytoro.com/

Endereço: Avenida Virginia Subercaseaux 210, Pirque 9480092 Chile

Assista o vídeo completo com a minha visita à vinícola:

https://youtu.be/4O55PrB8dTY

Santa Carolina

Esta é uma das vinícolas mais antigas do Chile, fundada em 1875. Assim como a Conha y Toro, seus vinhos são reconhecidos mundialmente. Inclusive, em 2015, a vinícola Santa Carolina foi eleita a melhor do mundo pela renomada revista norte-americana Wine Enthusiast.

As instalações da vinícola incluem o parque, o casarão colonial, as bodegas e uma adega subterrânea da década de 1880 e que foi declarada Monumento Nacional em 1973. Ali acontecem muitos eventos e até casamentos. Imagina só comemorar o seu casamento em uma vinícola chilena?

A visitação é gratuita e podem ser feitos tours guiados, que custam a partir de CLP 14000 e duram a partir de 1 hora. Os ingressos podem ser adquiridos neste site.

Site: https://santacarolina.cl/pt-br/

Endereço: Til Til 2228, Santiago 7810130 Chile

Há mais de 40 vinícolas em Santiago, então se você for um amante de vinhos e quiser conhecer mais sobre elas certamente a cidade será um prato, ou melhor, uma taça cheia para você .

Ah, se a sua intenção é trazer algumas garrafas de vinho na mala, é bom confirmar com a receita federal qual a quantidade permitida para ser transportada.

Cajón del Maipo

Cajon Del Maipo no Chile
Cajon Del Maipo no Chile

Esse lugar incrível fica a cerca de 100 km de Santiago. É uma região banhada pelo rio Maipo e cercada pela Cordilheira dos Andes, então já dá pra imaginar a beleza do local, né? Clique aqui para ler mais detalhes sobre esse passeio e se deslumbrar, assim como eu, com essa perfeição da natureza.

Assista o vídeo completo com o passeio:

Pátio Bellavista

O Patio Bellavista é um ponto turístico para os moradores e turistas. Ele fica aberto durante o dia, mas é a noite que recebe maior quantidade de visitantes e de agitação. Com muitos bares e restaurantes é uma ótima opção para quem quer curtir a noite chilena.

Endereço: Constitución 50, Providencia, Región Metropolitana, Chile

Entrada gratuita

Ski na neve

Um passeio imperdível para quem viaja no período do inverno é visitar as estações de esqui e se aventurar por lá, já que em muitas cidades chilenas será possível aproveitar a neve. Uma das estações mais famosas é o Valle Nevado, que fica a cerca 60 km de Santiago. Lá, além de atrações para quem quer esquiar e escolas que ensinam o esporte, há restaurantes, piscinas, hotéis e mais atrações.

A estação El Colorado fica a cerca de 40 km de Santiago. Nela, além da neve natural no inverno, também há um sistema de neve artificial, o que permite aproveitá-la além da alta temporada.

Outros locais para aproveitar a neve são a La Parva, Nevados de Chillán, Portillo e Farellones.

Vá para Valparaiso e Viña del mar

Valparaiso e Viña del mar são cidades que ficam próximas ao Chile e você poderá visitá-las de várias maneiras: por conta própria, contratando um passeio, ou de transporte público. Os ônibus saem do Terminal de Ônibus Alameda de Santiago (Terminal de Buses Sur), que fica ao lado da estação Universidad de Santiago. O valor da passagem custa a partir de R$ 22,00 e a viagem dura cerca de 2 horas.

Valparaiso

Valparaiso é uma cidade que tem sua origem e história ligada à atividade portuária, tendo o principal porto do Chile. A cidade tem muitos morros, os famosos cerros, e é cercada de casas e construções coloridas. Devido sua diversidade, é também um atrativo para muitos artistas, como o poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1971. Uma de suas casas fica em Valparaiso, a Casa La Sebastiana, que hoje é um museu que pode ser visitado. O valor do ingresso custa a partir de R$ 49,00.

Endereço Casa La Sebastiana: Ricardo de Ferrari 692, Valparaíso, Chile

Viña del mar

Viña del mar era, inicialmente, a parte litorânea de Valparaíso, mas como se desenvolveu muito, hoje é considerada uma outra cidade. Ela é banhada pelo oceano pacífico, o que a torna belíssima, com uma vista de cair o queixo. Em sua orla há muitos castelos, como o Castillo Wulff, e outros locais que hoje são restaurantes e pontos turísticos.

Um famoso ponto da cidade é o Relógio de Flores, construído para a Copa do Mundo realizada no Chile em 1952. É um destino obrigatório para quem está na cidade.

Endereço Castillo Wulff: Rua La Marina, 36, Viña del Mar, Valparaíso, Chile

Endereço Relógio de Flores: Alamos 590, Viña del Mar, Valparaíso, Chile

Onde comer

A gastronomia em Santiago é bem diversificada e com opções para todos os bolsos e gostos.

As empanadas são muito famosas por aqui e poderão facilmente ser encontradas em vários locais da cidade. Os recheios são variados e o mais tradicional é a empanada de Pino – que é uma carne picada com azeitona preta, cebola e ovo cozido – e queijo.

A Centolla é um dos pratos mais famosos do Chile. É um caranguejo gigante encontrado em águas extremamente frias, como é a costa do do extremo Sul do Chile. A Centolla pode ser utilizada em sopas e empanadas, mas no prato mais tradicional ela é servida fria e inteira mesmo.

Para os apreciadores de uma boa taça de vinho, vale a pena degustar o vinho chileno em uma das muitas vinícolas em Santiago, como já citamos um pouco acima.

Uma bebida bem tradicional da região é a Mote con Huesillo, que é feita com pêssegos desidratados (huesillos), água, açúcar, canela e misturada com o trigo (mote). Ela é bem doce e a recomendação é que seja consumida bem gelada.

Outra bebida muito conhecida é o Pisco Sour, que é uma mistura da aguardente – pisco – com algum suco de fruta. A combinação mais tradicional por aqui é a com limão, mas ele pode ser feito com outros sucos também. Mas atenção, devido ao teor alcóolico do Pisco a bebida é bem forte.

O Pastel de Choclo é um prato típico chileno preparado com uma base de milho e recheado com carne picada, azeitonas, uvas passas, frango e ovos cozidos e servido gratinado. Vale a pena experimentar.

Já para os fãs de um doce, a Torta Tres Leches é uma ótima pedida, além de ser a sobremesa mais tradicional do Chile. Os três leites são leite evaporado, doce de leite e leite condensado e com uma cobertura de merengue. Parece irresistível, né?

No Patio Bellavista também há várias opções de restaurantes famosos como o Como Agua para Chocolate e o Barrica 94.

Dicas Importantes 💡

Transferbrasil

Fique ligado(a) ao sair do Aeroporto, pois você terá uma abordagem muito grande, de transfers e táxis. Porém, infelizmente, alguns taxistas não são tão legais com os turistas, cobrando um valor muito maior e alguns são ilegais, então eu recomendo fechar um transfer confiável com antecedência. Nós escolhemos e recomendamos a equipe do Transferbrasil. Nós fomos muito bem atendidos e isso ajudou muito nossa chegada ao Chile.

Qual moeda levar para Santiago do Chile

Peso chileno – Pela minha experiência na Argentina e Uruguai e pesquisas que realizei, eu preferi trocar a maior parte do dinheiro já estando no Chile. Na Rua Agustinas, que fica muito próxima ao Paseo Banderas, há várias casas de câmbio onde você poderá fazer a troca com um valor melhor do que em outros lugares.

Iai, ficou com vontade de conhecer Santiago? Ou você já visitou essa cidade? Ela oferece inúmeras atrações para todos os estilos de viajantes, não é mesmo? Deixa nos comentários o que achou desse destino!

Beijinhos da Mari 😘