Descubra tudo sobre esse passeio imperdível no Chile!
Sabe aquele lugar que você cria muita expectativa para conhecer, aí quando conhece as expectativas são superadas com sucesso!? Foi isso que aconteceu comigo aqui em Embalse el Yeso e Cajon del Maipo! O lugar é incrivelmente lindo e chama muita atenção pelas suas paisagens surreais e obras primas da natureza. Um dos meus maiores sonhos sempre foi conhecer essa região e com certeza esse momento foi muito impactante para mim!
Quer saber tudo para poder aproveitar esse lugar lindo da melhor forma possível?! Então acompanhe esse post com as melhores dicas e maravilhe-se com Embalse el Yeso e Cajon del Maipo.
Antes da viagem
Algo muito importante que eu faço quando estou programando uma viagem é fechar o seguro viagem com antecedência. Porque independente do local que vou, se é obrigatório ou não (por exemplo na Europa é obrigatório), quero estar sempre protegida. Imagina estar em um país novo e acontece qualquer tipo de imprevisto, como ficar gripado ou com uma virose? Já pensou o quanto é caro um hospital internacional? 😲😲 Mas se fechar o seguro antes de viajar, é possível ligar na companhia e ter todo atendimento no seu idioma.
Para essa viagem completa pelo Chile, que incluiu o Atacama (uma região que considero bem particular e exótica), eu fechei o seguro com a Sulamérica, e o pessoal da Moriseg foi muito atencioso no procedimento. Fiquei bem sossegada tendo essa “proteção” extra na viagem.
Qual é a melhor época para visitar?
Inverno ou verão? Será que tem uma época do ano melhor para conhecer e visitar o Cajon del Maipo?!
Eu fui no verão e posso dizer que não mudaria isso de jeito nenhum. Antes de programar a viagem, pesquisei em muitos blogs para tentar encontrar a melhor época para conhecer esse lugar perfeito.
Pelas fotos dava para ver que lá era muito maravilhoso no inverno, com neve na cordilheira e a água parecendo um espelho. Mas ao visitá-lo no verão cheguei a conclusão que esse passeio não tem época melhor! Deve ser feito tanto no frio quanto no calor. Ele é muito completo e já vou explicar o por quê.
Diferenças entre as estações
Verão
No verão, você não precisa ir cheio de roupas, mas por ser alto, é sempre bom levar um casaquinho. Você subirá de van até o ponto máximo de Embase el Yeso, onde todos fazem a maior parte de fotos e depois a van te levará até uma parte que é tipo uma “prainha”. Daí você pode relaxar e curtir um dia ensolarado bem agradável. Nas fotos não haverá neve, mas garanto que ficarão muito lindas também.
Atenção: se tiver sorte, ainda vai dar para ver animais fofos por lá! Eu encontrei ovelhas e cabras passeando pela região, realmente são uma graça.
ROUPAS: Sofri para descobrir com qual roupa iria 🤣🤣 Como já mencionei, por ser bem alto fica ao mesmo tempo frio e calor, não dava para entender nada – Eu acabei indo de calça, regata e uma blusa de frio fina. Me atenderam perfeitamente até chegar na “prainha”. Estava tão quente que troquei pelo short que tinha levado na mochila (mulher prevenida vale por 10 hahah). Então fique tranquilo porque não vai passar frio no verão, mesmo sendo bem alto.
Inverno
No inverno é bem frio, então já vai preparado. Inclusive, há épocas de inverno rigoroso que eles nem fazem o passeio pelos riscos, por isso é bom tentar uma época um pouco mais amena. Por ter muita neve, geralmente as agências param em um ponto para você alugar uma bota específica de neve (não é obrigatória), para não escorregar, que se acontecer, pode ser bem perigoso. A van consegue chegar apenas até um ponto, então você precisará subir cerca de 2 km – o que vale muito a pena pela vista incrível que encontrará lá em cima. As cordilheiras perfeitamente lindas com neve e aquela água azul inexplicável.
Agora, você é do frio ou do calor? Eu acredito que os dois momentos são diferentes e ambos devem ser aproveitados.
Cajon del Maipo e Embalse el Yeso
Cajon del Maipo e Embalse el Yeso ficam há aproximadamente 100 km de Santiago, capital do Chile. Para chegar leva mais ou menos 2h, dependendo das condições da via e do tempo. É uma região banhada pelo rio Maipo e cercada pela Cordilheira dos Andes, que tem muitos atrativos para quem ama esportes radicais ligados à natureza como rafting, bungee jump e escaladas. Já para os meros mortais como eu, a aventura mesmo foi conhecer o lindo Embalse El Yeso e as piscinas thermais.
Muita gente diz que o Embalse el Yeso é um lago por sua perfeição, mas na realidade é uma represa que foi construída em 1964. Levou 10 anos para terminar os 8 km de extensão, mas o mais legal é que a barragem ficou responsável pela maior parte do abastecimento de Santiago! Demais né? Fica em uma altitude de 2.500 e é conhecida pela sua linda água azul turquesa.
ATENÇÃO: O local não tem muita estrutura, como um banheiro a disposição. Por isso aproveite para usar o toalete que fica no caminho ( O valor é de 500 pesos). Lá na região também não tem sinal de celular, então fiquei sempre perto do grupo.
Como chegar? Vale a pena ir por conta ou com uma agência?
Essa é uma pergunta que muita gente me faz, e é muito importante ser pensada com muito cuidado antes de escolher. É uma área livre, então dá para ir de carro, eu inclusive vi muita gente de carro lá, mas não recomendo. As estradas são muito estreitas e perigosas, principalmente na época de neve, então a não ser que você vá com alguém que conheça muito bem a região, recomendo que contrate uma agência.
Transporte público, sem chances. Fiquei sabendo de opções que levam só até a metade do caminho, mas aí você teria que alugar um carro por lá, acho bem complicado.
Quem me conhece, sabe que prefiro fazer tudo o mais organizado possível. Isso não significa que eu não faça passeios por conta, na verdade até prefiro em algumas situações, mas nesse caso optei pela segurança e conforto de ir com uma agência. Escolhi a 321 Chile, uma agência de brasileiros que fez da minha experiência no Chile a mais agradável possível.
Antes de definir com qual agência vou fechar, sempre pesquiso muito bem para entender se ela é credenciada, confiável, vejo referências, se faz o passeio da forma que quero, se a comunicação será fácil e inclusive avalio o atendimento pré embarque.
Com certeza a 321Chile foi a melhor escolha! Como eu sempre penso em você, colecionador de destinos tem vantagens!! Se você disser que viu a indicação da agência no BLOG, ganha 5% de desconto.
Trip para Cajon del Maipo com a 321 Chile
O pessoal da 321Chile passou bem cedinho para nos buscar no hotel. Ás 7h da manhã já estávamos prontos para um dia incrível que estava para começar. Depois olhe no final do post as DICAS para ver o que é necessário levar. Nossa primeira parada foi na cidade de San Jose del Maipo para ir ao banheiro (uma dica: vá!) e tomar café da manhã, caso você não tenha tomado no hotel.
Como nós comemos antes de sair, optamos por não tomar o café e ficar fazendo fotos 😆 😆. O valor era de 5.000 pesos chilenos (R$27,00) e foi servido um buffet bem farto. Além do café da manhã, o local tinha muitos animais como ovelhas, porcos, galinhas, carneiros, cabras, veados e tcham tcham… Llamas 😍😍 Eu fiquei “In Love” com as Llaminhas, hehe.
Depois dessa parada, o guia nos avisou que não passaríamos por nenhuma outra cidade! Então no caminho vimos montanhas em uma estradinha um pouco apertada e com vistas de tirar o fôlego! Fiquei um pouco chateada por não ter conseguido ir na janela para observar e tirar muitas fotos, mas fizemos uma parada em um mirante bem bonito e avistamos a linda Cordilheiras dos Andes de diversos ângulos.
Depois seguimos direto para o ponto mais desejado: a vista do Embalse el Yeso!! Não espere que esteja vazio. Como é um destino turístico muito procurado atualmente, você vai encontrar bastante gente competindo por uma foto no ponto que te dá a melhor vista da região. Mas não se preocupe, como é muito grande, tem espaço para as fotos de todo mundo!
Essa vista é realmente de tirar o fôlego não é mesmo? Quando eu estava por lá pensei muitas vezes em como poderia ser uma represa!? Muita gente me disse que no verão não seria lindo, mas fiquei muito impressionada. Posso dizer que foi um dos lugares mais lindos que já conheci na vida! A lembrança ficará para sempre na minha memória e eu já estou contando os dias para voltar para conhecer o lugar com neve 😍😍😍.
Depois dessa parada para admirar e tirar fotos, voltamos para van que nos levou para baixo, na parte onde podemos tocar na água. Ela é bem geladinha por sinal, mas o corajoso do @diviagempelomundo entrou na represa. Encontrar animais nesse lugar foi uma sensação muito boa. Exploramos um pouco a região e o guia suuuuper fofo da 321Chile nos preparou um lanchinho bem gostoso com um vinho, que nos ajudou a enfrentar o caminho de volta.
No caminho de volta, o nosso guia nos levou para visitar uma pequena cachoeira, estava mais para uma cascatinha na verdade. Ele nos disse que no verão os moradores utilizam a água dela para regar as ruas que ficam extremamente secas e empoeiradas. Eu fiquei me perguntando como tinha essa água caindo no meio de um lugar tão seco! Confira a foto do local abaixo.
De lá fomos conhecer o túnel Tinoco. É um túnel que servia de caminho para os trabalhadores na década de 50, que escavam minérios e voltavam para a cidade. O túnel foi desativado e carrega a história de um jovem que se suicidou aos 18 anos por amor. Eu em 😱! O túnel tem 600 metros e é mega escuro, eu quase morri do coração ao entrar. Deuzolivre, mas graças a Deus eu sobrevivi hahha.
Veja aqui o álbum completo de Santiago.
Depois desse último passeio aterrorizante,😅 😂 (ok estou exagerando), o guia nos conduziu de volta em segurança até o hotel onde estávamos hospedados.
Por sempre escolher muito bem o lugar onde vou ficar hospedada, isso me ajuda inclusive nos passeios. Como estávamos em local com uma boa localização, fomos os últimos a serem pegos no hotel e primeiros a serem deixados heheh. Ou seja, acordar mais tarde e voltar mais cedo. Chegamos por volta de 15h cansados, mas apaixonados por esse tour sensacional.
Termas em Cajon del Maipo
Vale a pena ir nas termas em Cajon del Maipo? Eu acabei optando por não fazer. Pesquisei bastante e me disseram que as termas da colina são bem cheias, algumas são artificiais, e o caminho para chegar é um pouco longo e difícil. O guia me informou que as termas del Plomo são mais bonitas e menos cheias, por isso elas valem mais a pena serem feitas.
Como fui no calor imaginei que a combinação de água quente debaixo do sol não seria boa. Mas quem vai no inverno, talvez vale mais ir conhecer as termas do Plomo. Lembre-se: o tempo de passeio aumentará bem mais com esse acréscimo.
Como escolher a melhor agência?
Quando você chegar em Santiago vai ver muitas agências ofertando passeios para diversas regiões do Chile, e a maioria por brasileiros, já que somos o público principal do Chile. Mas tome cuidado e escolha com atenção, ok?
Como eu falei um pouco acima nesse post, pesquise muito sobre a agência, veja referências em blogs, indicações e não escolha simplesmente porque é mais barata. Dê preferência para qualidade e segurança em primeiro lugar. Eu escolhi a 321Chile, gostei muito e recomendo de olhos fechados. O atendimento e a experiência foram ótimos e o profissionalismo no decorrer do tour foi impecável.
Bom, para finalizar, espero que você tenha gostado desse roteiro super completo sobre um dos passeios que mais gostei de fazer na vida! Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas, mas caso ainda tenha ficado com alguma, pode deixar seu comentário que respondo com todo o prazer. E agora, pegue o papel e caneta e anote essas dicas finais!
DICAS IMPORTANTES
☃️ Tente evitar fazer o passeio no pico do inverno, porque pode haver algumas áreas fechadas por conta da quantidade de neve.
🎒 Leve uma mochila leve, para o passeio sem termas, com os seguintes itens: protetor solar, um snack, garrafinha de água, protetor labial, óculos escuros e se quiser um chapéu. Se fizer as termas acrescente um pouco mais de lanche, roupa de banho, toalha e chinelo.
💸 Esse post é referente à Fevereiro de 2019, então dependendo de quando você estiver lendo, os valores podem ter sido alterados.
👶🏽 O passeio tem pouca estrutura, apenas dá para ir ao banheiro na ida e na volta, não tem nenhum restaurante e sinal de celular. No caso de ir com neve tem muitos percursos que é necessário caminhar, então, antes de ir com crianças, analise muito bem esse ponto.
💰 Não se esqueça de que você é um seguidor VIP, por isso ganha 5% de desconto ao fechar com a 321 Chile.
📸 Confira todas as fotos lindas de Santiago no álbum completo.
Gostou desse post? Conhece alguém que está indo pro Chile? Compartilhe com um amigo que pode ajudar ele a fazer o roteiro.
Vejo você em breve, colecionando mais um destino comigo!!
Reserve pelo Site!
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos você não gasta nada a mais, tem descontos e ainda ajuda muito a manter o site ativo e cada vez com mais dicas para vocês? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Beijinhos da Mari ♥
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário
12 Comments
Comments are closed.
Nossa que legal, pois sempre ouvi dizer que a melhor época era o inverno, mas esse risco de não conseguir fazer por conta da neve e tal realmente me deixa tenso rs. Gostei muito de saber que a sua experiência no verão foi ótima!
Esse cenário é surreal e tô me apaixonando mais e mais pelo Chile! Certeza que Cajon del Maipo e Embalse el Eyso estarão no meu mochilão pela América do Sul que, se Deus quiser, sai ano que vem! HAHAHA
Muito bom o post! Bem completo! Parabéns!
Eu gosto de fazer passeios por conta própria, mas tem alguns que realmente não há como, por questões de segurança mesmo, e Cajón del Maipo é um desses. Nesses casos escolher uma boa agência é fundamental!
O seu post ficou muito bom! Parabéns! Quando fui ao Chile não conheci essa região, mas sem dúvida na próxima vez que visitar o país não vou deixar escapar Cajon del Maipo e Embalse El Yeso! Pelo que percebi nas suas fotos realmente não tem melhor época para conhecer! É bonito sempre!
Que máximo ver fotos desse lugar sem aquelas roupas pesadas de frio. Inacreditável! Achei que fazia frio em todas as épocas do ano! Também gosto de fechar o seguro viagem logo, mas faço com outra cia. Se quiser dicas, eu posso ajudar através da minha agência.
Amei as dicas dos passeios, sou mais do verão, então acho que tbm iria nessa época. Dependendo do destino eu tbm prefiro fazer o passeio com agências, acho mais seguro.
Acho que eu não iria encarar esse túnel não kkkk. Esses lugares escuros, com histórias tristes me deixam cismada…
Já fui ao Chile 3x, de norte a sul. Em Santiago estive 2x curtindo a cidade. E não conheci o Cajon del Maipo e o Embase el Yeso, acredita? Hahha! Acho mancada. Mas, enfim, numa próxima visita (porque vamos voltar, sim, e eu amo o Chile), estaremos lá! E aproveitando de suas dicas 🙂
Esse está na minha listinha e quero muito visitar em breve. Que bom saber q no verão tb é uma boa, pois particularmente eu prefiro. Rsrsr eu Tb com certeza teria levado um short na mochila igual a vc.
Menina que viagem MARAVILHOSA!!! Sou louca para conhecer diversos lugares no Chile e esses dois em especial ❤️
Esse passeio no Chile pra mim é imperdível, fui na época do alto inverno e estava cheio de neve, mas no verão também é igualmente lindo, fora que acho que se aproveita bem mais, nem passeio perto desse túnel Tinoco, já achei lindo. Que saudade que deu dessa paisagem, lindo! TOP!
Adorei o post Ótimas dicas para curtir esse passeio lindo.
Oi Re! Que bom que gostou! Obrigada ♥ vc vai amar o Chile