Belo Horizonte é uma cidade encantadora e muito rica em opções, seja para quem quer curtir seus parques, se sentir culturalmente desafiado por seus museus ou simplesmente provar uma boa gastronomia na vida noturna. 🥳

Vem comigo que nesse texto vou te mostrar tudo o que você precisa saber para programar uma viagem bem legal para Beagá !  

Bora Colecionar esse Destino comigo?

Contexto histórico

A cidade, planejada pelo engenheiro Aarão Reis, foi inaugurada em 1897, na Praça da Liberdade sob nome de Cidade de Minas, 4 anos mais tarde ganhou o nome de Belo Horizonte.

Entre as décadas de 30 e 40, BH recebeu alguns de seus icônicos símbolos, alguns a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck. Foi nesse período que a capital mineira recebeu os trabalhos de Oscar Niemeyer, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti e Candido Portinari. 👨‍🎨

Hoje a capital ainda consegue manter o “jeitim” de interior que tanto conquista os forasteiros aliado a muitas opções de entretenimento, bares e passeios históricos. 🧀

Como chegar

✈De avião: São dois os aeroportos na cidade. O primeiro, o Internacional de Confins, fica a 40 km do centro e é o mais utilizado por quem vem de outros Estados. O segundo, o aeroporto Pampulha, mais acomodado a receber voos de dentro de Minas Gerais.

– 🚌De Ônibus: A partir de São Paulo, a viagem, operada pela Viação Cometa, tem tempo médio de 8h e custo a partir de R$ 120,00. A Rodoviária de Belo Horizonte está localizada bem no centro da cidade e oferece fácil acesso às principais regiões hoteleiras. 

– 🚗De Carro: Para quem pretende chegar a Belo Horizonte de carro, as principais estradas de acesso são a BR-040 (para quem chega do Rio de Janeiro e de Brasília), a BR-381 (para quem chega de São Paulo) e a BR-262 (para os visitantes que viajam do Espírito Santo).

Quando Visitar

O clima em Belo Horizonte é definido pelo verão quente e úmido e o inverno seco com temperaturas amenas Mas a cidade é um excelente destino de viagem para o ano todo. As hospedagens têm bons preços, o clima não apresenta temperaturas extremas e os bares estão sempre abertos para receberem os turistas. ✨

Onde se hospedar 🏣

Uma ótima opção é o BHB Hotel, que atingiu todas as minhas expectativas e ainda as superou. Foi o melhor custo-benefício de Belo Horizonte, é confortável, seguro e oferece serviços completos para uma boa estadia em Belo Horizonte.

O hotel está muito próximo ao Minas Shopping, estação de metrô e pontos importantes em Belo Horizonte. Também está perto de uma região que tem muitos barzinhos e restaurantes, então dá para aproveitar bastante por lá mesmo. 😎 Para conhecer os ambientes do hotel, leia o texto completo no blog.

O que fazer em Belo Horizonte

Lagoa Pampulha

A Pampulha é o principal ponto de visita entre turistas, o famoso cartão postal da cidade.  Cercada pela natureza, é um bom lugar para caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer piquenique.

Além disso, é lá que se dá o pontapé inicial para conhecer a história da cidade, começando pelo complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. O conjunto arquitetônico da Pampulha foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

As principais atrações da Lagoa da Pampulha são: a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube. Lá próximo também fica o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão.

A volta completa na lagoa é de 18km, então o ideal é que você divida para fazer por partes ou alugue uma bicicleta.

📍 Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz, Belo Horizonte

Igreja São Francisco de Assis

igrejapampulha_colecionandodestinos
Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha

Mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Igreja foi considerada uma grande inovação arquitetônica. Seu interior abriga a Via-Sacra, composta por 14 painéis de Cândido Portinari. Suas curvas, junto com seu painel de azulejos dão um charme ainda maior ao local.

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: Visitas -de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 11h às 14h.
📍 Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000, Pampulha.

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Ele foi construído para ser um cassino em 1940, porém com a proibição do jogo no Brasil em 1946, ficou sem atividade definida por dez anos, servindo como espaço de festas e atividades culturais.

Atualmente, o lugar possui mais de 40.000 mil itens em seu acervo, entre pintura, escultura, livros, etc. Quando eu fui estava fechado, acho que vale a pena dar uma olhada no site para ver se está funcionando normalmente. 😓

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
📍 Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha.

Casa do Baile

A Casa do Baile foi inaugurada em 1943 para abrigar um pequeno restaurante, um salão com mesas, pista de dança, cozinhas e toaletes. Fica localizada em uma pequena ilha artificial ligada por uma ponte de concreto à orla da Lagoa da Pampulha. E lá é um charme!

Já desde 2002, funciona como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e do Design. A proposta do centro é a de organizar, documentar e valorizar tanto os espaços construídos e simbólicos da cidade quanto objetos que se tornaram referência na vida cotidiana de nossa sociedade.

A Casa recebe exposições temporárias, e divulga publicações, desenvolve seminários, encontros e outros eventos.

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
📍 Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751.

Praça da Liberdade

A praça começou a ser construída em 1895 e foi mudando de cara ao longo dos anos. Art déco, moderno e pós-moderno são alguns dos estilos usados na própria praça e nos prédios do seu entorno, mas além de todo o apelo visual, a Praça da Liberdade também está cercada de museus e centros culturais.

💸 Entrada: Gratuita.
📍 Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Funcionários, Belo Horizonte

Centro Cultural Banco do Brasil de BH

Com exposições permanentes, intermitentes e eventuais esta é uma opção que conecta o passado, o presente e o futuro através de mostras de artes plásticas, livros, cinema e música.

O prédio também é uma atração à parte, com uma rica arquitetura que reflete o estilo de sua época, no qual foi construído na década de 1920. E de lá, você pode ter uma vista bem legal da praça da liberdade.

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
📍 Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte

Mercado Central

Com 91 anos de história e tradição, essa é outra boa opção para quem quer experimentar comida típica e comprar algumas das mais famosas delícias mineiras, como queijos, cachaças, doces etc. Ótimo para ir a qualquer dia da semana, principalmente para almoçar. 😋

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, das 7h às 13h.
📍 Endereço: Av. Augusto de Lima, 744.

Mirante do Mangabeiras 🌄

O Mirante Mangabeiras, que é sem dúvidas uma das melhores experiências na cidade, possui uma bela vista ao pé da Serra do Curral e dá uma ampla visão do que é Belo Horizonte. É possível ainda fazer a prática de tirolesa, descendo desde o mirante até o parque.

💸 Entrada: Gratuita.
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h30 (entrada permitida até 18h15).
📍 Endereço: R. Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras

Savassi

Conhecido pela alta concentração de bares e baladas, Savassi é o Point de B.H. Aos finais de semana, a região é repleta de moradores e turistas que buscam diversão, e tem opção para todos os gostos!

Você pode caminhar pelas redondezas da praça, observar as mesinhas que se estendem pela calçada e escolher o que mais lhe atrai. 😻

📍 Endereço: Praça Diogo de Vasconcelos, s/n – Savassi, Belo Horizonte

Onde Comer

Restaurante Topo do mundo

Foto: soubh.uai

Que tal viver uma experiência única em um lugar com uma vista de tirar o fôlego?!

Um dos restaurantes mais legais que já fui na vida! O Topo do mundo fica localizado na arrojada Torre Alta Vila, na Vila da Serra em Nova Lima, polo gastronômico da Grande BH.

O restaurante proporciona conforto, sofisticação, boa música, ótimo atendimento, comida gostosa e panorama indescritível! Eu fiquei encantada com o lugar e acho que TODOS deveriam ter a experiência de conhecer esse lugar.

Se for para me pedir em casamento, que seja aqui ok? 😂😂

Funcionamento: De terça a domingo, horários variados.
📍 Endereço: Rua Senador Milton Campo, 145 – MG

Dê uma esticada

Inhotim

Um lugar perfeito para contato com a natureza, o Instituo Inhotim agrada não só pelas galerias e instalações de arte contemporânea, mas também pela espetacular área verde e jardins que fazem dele um lugar único.

Chegar ao Inhotim não é difícil, você pode optar por ir de carro, taxi ou ônibus saindo de B.H. Para saber todos os detalhes, tem esse post bem completo.

Os preços são acessíveis, os restaurantes são ótimos, você vai conseguir tirar fotos sensacionais e você sairá de lá com a certeza de querer voltar muitas vezes. 🙃

Ouro Preto

Um lugarzinho incrível no Brasil que eu recomendo muito você conhecer é Ouro Preto! Faz parte da rota do ouro, tem um roteiro cultural, histórico e natural.

São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, muitos mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas.  

A natureza e cachoeiras de Ouro Preto são deslumbrantes, mas é no interior das igrejas e casarões que estão alguns dos maiores tesouros local. Veja o vídeo com todas as dicas da cidade e com certeza você vai se encantar.

Vídeo com mais dicas

Mas e ai, o que você mais gostou na cidade? Deixa seu comentário com qualquer dúvida ou sugestão que vou adorar ler seus comentários! 🥰