Santiago é uma cidade rica e cheia de história, história do seu povo, da comida, dos seus monumentos e pontos turísticos, história que fará com que você se apaixone. Uma cidade moderna, cercada de arte e cultura por todas as partes. Uma cidade com cara de europeia, mas com um sorriso no rosto que só nós latino-americanos sabemos como é. E por isso tudo, Santiago recebe um post completo para que seja mais uma incrível cidade que vai entrar para sua wish list. E se você já está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas desse post, pois assim você vai economizar muito em Santiago e no Chile. As dicas são vivências pessoais e que foram ótimas para que minha viagem se tornasse um sucesso. Espero que você possa aproveitá-las ao máximo e com elas, tornar sua viagem inesquecível.

Chegada ao Aeroporto

Calma lá! Ainda não chegamos em Santiago. Aguarde um pouco, pois por volta de 40/50 minutos antes de chegar o piloto vai dar um aviso “senhores passageiros, iremos atravessar a cordilheira dos Andes”. Uau! Prepare seu celular e olho na janela. Vai ser uma das mais lindas imagens antes de chegar. Pode ser que tenha uma certa turbulência, por ser área de instabilidade.

Agora sim, pousamos no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez.

O próximo passo é no aeroporto. Hora de passar na imigração, siga o fluxo e vá para a fila de turistas, grandinha, mas não demora. Então você vai apresentar seu documento de viagem (passaporte ou identidade) e seu cartão de embarque. Ah, isso mesmo. No Chile você pode entrar com seu documento de identidade. Talvez te façam algumas perguntas, como: quando tempo vai ficar no Chile, hotel que ficará hospedado, aquelas coisas de sempre. Logo em seguida, ele carimba seu passaporte “et voilà”. Bem vindo à Santiagoooo!!!

Agora que já pegou suas malas, vem o pulo do gato para que você não sofra ao sair do aeroporto. Na porta de saída milhões de taxistas irão de abordar. Não seja louca.  Muitos são ilegais, o melhor mesmo é chegar com a segurança de que alguma empresa credenciada já estará te esperando. Foi o que fizemos! Fechei meu transfer com a TransferBrasil e de longe foi a melhor escolha. Chegamos e o Luiz (super motorista) já estava com uma plaquinha com nossos nomes. Prático e sem estresse.

Hospedagem em Santiago

Agora vem a parte que confesso ter uma certa preguiça, quando se tem tantas opções. E aí vem a pergunta: Onde se hospedar em Santiago?

Centro, Providencia, Los Condes, Lastarria são algumas regiões mais procuradas. Basta colocar no google e lá teremos muitas sugestões e posts sobre as regiões. Como esse relato é bastante pessoal, vou tentar mostrar o que pude perceber. E assim, te ajudar a escolher o lugar que tenha mais ver com você e seu com bolso.

No nosso primeiro dia em Santiago encontramos um apartamento pelo site Airbnb na região central. Nos atendeu bem, pois a estadia seria de apenas uma noite. Por ali, pudemos ir caminhando visitar alguns pontos turísticos, como o Paseo Bandera, Plaza de Armas, Mercado Central, entre outros…

A região não é tão bonita como outros bairros, e de forma geral, para hospedagem costuma ser um pouco mais barata que outras regiões. Essa área central é lotada de comércio, restaurantes, lojas, shoppings e transporte público e, não vi nenhum problema de locomoção por ali.

Infelizmente à noite você não encontrará muito o que fazer.

Acho importante você saber que alguns bairros são mais interessantes que o centro, porém tudo vai depender do que você pretende fazer em Santiago.

Como passamos também alguns dias no Atacama (teremos um post completo), voltamos para Santiago e nos hospedamos em outro bairro. Com isso, pudemos conhecer dois ótimos hostals (não é hostel e não é hotel). É uma mistura dos dois, com preço mais baixo que hotel, mas sem aquela agitação de hostel. Eu achei ótimo, pois a organização e limpeza são melhores também que os hostels.

Primeiro tivemos a experiência de conhecer o Travesia bed and breakfast que fica na Rua José Arrieta 83, no bairro de Providencia. Esse bairro é muito bom e tem tudo que você precisa muito perto, sem falar dos belos parques pela região. Nossa estadia foi ótima! O hostal apresenta tudo que você precisa para uma estadia confortável. Chegaram a fazer lanche pra gente, já que sairíamos antes do horário do café. Rodrigo nos atendeu muito bem e sempre com um sorriso no rosto. O hostal fica numa silenciosa e graciosa vila de casarões antigos, e apresenta um ótimo custo benefício para você que busca conforto de hotel com preço de hostel. Se você é seguidor do @diviagempelomundo e @colecionandodestinos_ ganhará 10% de desconto na sua estadia.

Nossa segunda e também ótima experiência foi com o Casa La Barca Hostal, no mesmo bairro de Providencia, porém na Ricardo Matte Pérez 366.

Esse é um hostal com mais sofisticação, porém válido e justo o valor cobrado. O hostal dispõe de uma cozinha moderna e bem equipada, então aqui você pode comprar algumas coisas no mercado, caso queira cozinhar.

Conhecemos a proprietária Pâmela, que nos contou suas ideias de modernização do espaço. A decoração é super clean, os móveis são novos e as camas muito confortáveis. E quando digo muito, é no nível de querer passar o dia todo deitado. Os chuveiros são modernos e, mesmo sendo um casarão histórico, tem todo o conforto que você vai precisar. Aqui também você conseguirá ótimos descontos se disser que leu esse relato e que é nosso seguidor.

Agora que você já está super bem instalado, vamos ao que interessa: Conhecer a cidade!

Vou listar os pontos turísticos por onde passamos e falar um pouco sobre eles, para que assim, você já chegue sendo expert no assunto.

Paseo Bandera

 

 

Assim que chegamos em Santiago saímos para caminhar e logo de cara conhecemos a Paseo bandera.

E o melhor, tudo aconteceu por acaso. Estávamos nós andando pela rua San Diego, rua de lojas de livros usados de shopping “chino” quando de repente pahhh.  Nos deparamos com um túnel com pinturas abstratas e  grafites de duas mulheres que flutuam pelo muro.

Aí já nos demos conta que estávamos na famosa Paseo bandera. E caminhando mais um pouco encontramos um pequeno shopping, chamado Patio Centro, onde você pode almoçar, lanchar ou parar para descansar depois de suas caminhadas.

E pra quem não sabe, Paseo bandera surgiu devido a construção da Linha 3 do metrô de Santiago, através do centro histórico da capital chilena, que implicou no impedimento do trânsito pela rua “Bandera” desde o ano de 2013. Convertido em estacionamento de automóveis desde então, a calçada foi cercada para a construção do “Paseo Bandera“.

Continuando a caminhada, chegamos na rua Agustinas e, se você ainda não trocou seu dinheiro, essa é a hora.  A Agustinas é conhecida como a rua das casas de câmbio, e por aqui você encontrará várias delas.

Não acaba por aqui, adiante você encontra o  Museo Chileno de Arte Precolombino (entrada gratuita todo primeiro domingo do mês),  e à esquerda os Tribunais da Justiça.

Se permita também entrar nas vielas e descobrir tudo que a cidade pode te oferecer. Tenho certeza que será bem divertido.

Palacio de la Moneda

Agora, seguindo a trip, fomos conhecer o Palacio de la Moneda. De Longe você já vai avistar essa belíssima construção. O prédio é do início do século 19 e lá se encontra a sede do governo chileno. E para você ter uma idéia da importância desse lugar, foi ali que Pinochet deu o golpe de 1973 e a ditadura no Chile começou. Impressionante né!

Ah, olha só que legal. Sem saber, acabamos chegando no local por volta de 10 horas da manhã, e sabe o que aconteceu?  Nós acompanhamos a troca de guardas, que ocorre todos os dias pela manhã, nesse horário. O local também abriga um Centro Cultural no subterrâneo, com exposições permanentes sobre o folclore chileno, mostras temporárias, cinemateca e loja de artesanato nacional. Muito bacana mesmo e vale demais conhecer.

É claro que não poderíamos passar por Santiago sem conhecer o famoso Cerro San Cristóbal, que está dentro do Parque Metropolitano. O Cerro é um morro/montanha enorme com uma linda vista de Santiago. O lugar literalmente é de tirar o fôlego. E digo isso, pois ficamos mesmo sem fôlego de tanto subir, subir e subir. Se não quiser sofrer, você pode optar por ir de teleférico ou de funicular. Por ali, além de conhecer o parque, tem outras atrações, como o zoológico da cidade, uma piscina pública, o jardim botânico e claro, a Virgem Imaculada Conceição, que tem uma área para missas com bancos e um altar de preces e agradecimento.  Esse também é ponto turístico imperdível em Santiago.

 E já que estamos caminhando e sofrendo subindo morros, vamos continuar com o Cerro Santa Lucía.

Um lindo parque urbano bem no centro de Santiago. Não chega a ser o mais alto que você vai encontrar, tem uma altura aproximada de 69 metros. E olha só que legal, o cerro é uma “sobra” de um vulcão de 15 milhões de anos. E posso te dizer que é uma delícia passear por ali, e a vista lá do topo também é belíssima.

Agora vem a parte que eu gosto muito, a entrada é gratuita, e meus ricos pesos chilenos agradecem.

Depois de se deleitar com a vista e economizar moedinhas, que tal gastá-las ali pertinho mesmo?! Exatamente em frente ao Cerro você encontrará o Centro Artesanal Santa Lucía e te digo, é o local mais indicado para comprar souvenirs típicos do país. $$$

Ainda tem fôlego para conhecer mais um super ponto turístico? Então vamos lá…

Se você já viajou um pouco, talvez já tenha ouvido falar da “Plaza de Armas”. É familiar aos ouvidos pois  centenas de anos atrás, os conquistadores espanhóis, quando construíam as cidades, isolavam um quarteirão para que nada fosse construído ali. Loucura né!

Nada disso, eles eram bem espertos.  No entanto, esse mesmo espaço, era emoldurado por construções do governo, catedrais e outros edifícios importantes. Em caso de ataques, a pequena população poderia refugiar-se alí, onde era consequentemente protegida pelas forças armadas.

A praça é cercada por marcantes construções, como a Catedral Metropolitana do Chile e o Correio Central de Santiago. O lugar é muito movimentado, então acho válido ficar atento, pois apesar do policiamento, furtos podem ocorrer por ali.

Como chegar:

Uma ótima opção é o metrô, e a estação leva o mesmo nome, via linha 2,  e você chegará diretamente à uma das esquinas da praça.

 O próximo ponto turístico não tivemos a sorte de encontrar aberto.

O Mercado Central

Mercado Central de Santiago é mais um daqueles lugares que precisam fazer parte do seu roteiro. Lá você vai encontrar restaurantes muito bons e uma grande variedade de alimentos frescos e especiarias. Isso foi o que me disseram rs. Como estava fechado no horário que passei, não posso dar muitos detalhes. Pelo que li em alguns blogs, os preços por lá são meio abusivos, mas se você é fã de frutos do mar, dá uma passada por lá.

A construção é bonita e, mesmo que você não entre, vale tirar algumas fotos por ali. A construção é de 1872.

 O local fica aberto das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta, e das 7:00 às 15:30 nos finais de semana.

Como chegar:

A estação Plaza de Armas (muita usada por turistas) fica quatro quadras distante. Então você pode conciliar com sua visita a Plaza de Armas.

Agora vamos falar de coisa boa, e não é a iogurteira Top Therm hihihi.

Vamos falar de boemia e de vida noturna! É claro que o assunto é o bairro Bellavista!

Ouvi dizer que o bairro  é como se fosse um equivalente da Vila Madalena de São Paulo. Isso não posso afirmar, pois nunca fui à Vila Madalena rs.

O que posso dizer mesmo é que no bairro Bellavista é possível encontrar galerias de arte, muitos restaurantes, salas de teatro, e outros espaços culturais, além da agitada vida noturna. Fiquei sabendo pelo google, graças a minha internet ilimitada da CHIP4U, que o poeta Pablo Neruda morou por ali e acabou deixando a região mais cultural ainda.

E se você gosta mesmo de agito, vale a pena conhecer o Patio Bellavista. Durante o dia o local também funciona, mas é a noite que o buxixo acontece. Lá estão diversos bares e muitos restaurantes legais com mesas a céu aberto. Ali é super famoso entre chilenos e turistas, então digo que é ótimo para você se enturmar com uma galera do mundo todo.

É claro que a cidade oferece uma infinidade de atrações, bairros incríveis e cheios de vida. Além de inúmeros e lindos parques para você relaxar depois de um dia todo de caminhada.

Esse foi um breve relato, para despertar em você a vontade de visitar Santiago.

 

Didi Michalski

 

Compartilhe

espaço do seguidor

Deixe seu Comentário