E como num passe de mágica, levantou-se uma belíssima cidade no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada, rs. Claro que não foi bem assim né! Mas há de se tirar o chapéu para o projeto de Lúcio Costa, que era até uma proposta simples. Dois eixos que se cruzavam, formando uma espécie de avião. Nada seria tão surpreendente se não tivesse o toque dos traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer. Tudo isso fez com que Brasília se tornasse um destino turístico repleto de atrações imperdíveis. Vem com a gente, pois vamos te contar o que fazer em um final de semana por aqui! Fasten your seat belt e vamos lá!!!

       

Como chegar em Brasília?

Não tem muito segredo, já que a cidade possui um aeroporto lindo e internacional. Então, não importa onde você esteja, facilmente encontrará um voo para Brasília. Chegando no aeroporto fica fácil se deslocar para qualquer parte da cidade, de ônibus, carro alugado, táxi ou uber (essa última foi a nossa escolha o tempo todo). Lembrando que a cidade é bem grande e os trechos para os lugares são longos.

Onde se hospedar?

E antes mesmo de chegar em Brasília, já te digo para fazer a melhor escolha para a sua hospedagem. A nossa sem dúvidas foi perfeita. Escolhemos ficar em um dos melhores hotéis de Brasília. O Blue Tree Premium Jade. O hotel está muito bem localizado, ao lado do Park Shopping, também foi nossa escolha por ser muito bem recomendado nos sites de busca, e por ser um hotel com uma piscina sensacional. E digo que acertamos mesmo, pois não apenas os serviços ofertados pelo hotel assim como os funcionários, são incríveis. Nos sentimos bem acolhidos e muito bem atendidos por toda a equipe. E o que dizer do café da manhã? Pra mim, um dos pontos altos quando escolho um hotel.

Como tínhamos apenas um final de semana na cidade, chegamos no hotel e já partimos para conhecer os pontos turísticos. Fizemos isso pois escolhemos curtir bastante a área de lazer do hotel.

Pegamos um uber e fomos direto para a Biblioteca Nacional que fica próxima a rodoviária. A partir dali, saímos caminhando para as visitas. A maioria dos pontos turísticos visitados ficam bem próximos uns dos outros. Da pra fazer tudo a pé mesmo.  Ah, pelamor de God, use protetor solar. O sol de Brasília não perdoa, e vai te pegar se você não estiver protegido. Conselho de alguém que estava tão empolgado com a trip que esqueceu de usar.

Reserve aqui sua estadia no The Blue Three Jade Premium

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional de Brasília ou Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola fica junto ao Eixo Monumental e faz parte do Complexo Cultural da República. Essa você não sabia! A biblioteca foi conhecida como “a biblioteca sem livros”, pois a construção por um longo tempo ficou sem acervo e fechado à visitação.

Nós tivemos sorte, pois encontramos por lá várias cadeiras de massagem, e o melhor, de uso gratuito.

O edifício monumental faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que é composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional. Um contraste belíssimo que vale a pena conhecer. Ah, o museu fica bem em frente e é impossível não ser notado.

Museu Nacional

O Museu Nacional fazer parte do Conjunto Cultural da República. É super importante pois coloca Brasília no circuito internacional das artes, sem contar que mostra muito da arte brasileira. Tem exposições itinerantes de artistas renomados, palestras, filmes e outros eventos relevantes.  O museu abre de Terça a Domingo, das 9h as 18h30.

Mais uma curta caminhada e chegamos finalmente no meu ponto turístico favorito de Brasília, a Catedral Metropolitana.

Catedral Metropolitana

É de encher os olhos mesmo! Um espetáculo de obra arquitetônica. Não é à toa que foi uma das obras que levaram Oscar Niemeyer a ganhar o prêmio Pritzker.

A Catedral foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970. Ela fica localizada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Ministérios.

O projeto da Catedral de Brasília é de Oscar Niemeyer, e o engenheiro responsável pelo cálculo estrutural foi Joaquim Cardozo.

Por aqui, ficamos um bom tempo admirando cada detalhe, diga-se de passagem, são muitos a serem observados. A forma, os vitrais, a exposição das fotos com o projeto de construção, a acústica do local, as esculturas e mais uma porção de detalhes que tornam essa igreja única.

Seguimos nossa saga, fritando no sol e, tentando nos refrescar com uma água de coco (superfaturada diga-se de passagem R$8,00).

E agora é esplanada pra cá, esplanada pra lá, esplanada que não acaba mais. Chegamos lógico, na Esplanada dos Ministérios.

Ela está localizada no eixo monumental, que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste, entre os edifícios dos ministérios, que foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A esplanada é formada por um conjunto de 17 edifícios que ficam em lados opostos e são separados por um grande gramado, onde acontecem shows e eventos, geralmente abertos à população. Aproveite o dia de sol para descansar no gramado à sombra de alguma florida árvore. Foi o que fizemos e valeu demais!!!

Congresso Nacional

Inegável dizer que esse é talvez o símbolo de Brasília. De longe você já reconhece, pois em algum momento da sua vida você já o viu.

O Palácio do Congresso Nacional abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Pra variar, esse também é um projeto de Oscar Niemeyer, e está localizado no extremo leste do Eixo Monumental.

O Palácio tem uma cúpula menor, voltada para baixo, que abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado. Incrível imaginar que essas formas tão distintas pudessem se transformar numa obra tão harmoniosa.

Já estávamos bem cansados de tanto bater pernas, mas ainda tivemos energia para dar um pulinho na praça dos três poderes, logo do outro lado do Palácio do Congresso.

A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário). Ali na praça, o que chama atenção é a obra “Os Candangos”. Uma escultura gigante, do artista Bruno Giorgio construída em 1959 para homenagear os construtores de Brasília, denominados de candangos, nome esse dado pelos angolanos aos portugueses colonizadores de Angola. A obra é uma homenagem a dois trabalhadores (Expedito e Gedelmar) que morreram soterrados num desabamento de uma edificação.

Agora chega de ponto turístico por enquanto. Saímos dali fatigados e muertos de fome. Queríamos almoçar num restaurante muito bom e que não ficasse longe do hotel. Já que a idéia era curtir um pouco o hotel no restante do dia. Recebemos várias indicações desse lugar, e mais uma vez valeu demais.

Pecorino 

Fomos conhecer o restaurante Pecorino, que fica no Park Shopping. De cara já gostamos do local. Logo na chegada nos surpreendemos com a decoração e com o atendimento. Os funcionários são super gentis e atenciosos.

Pra você que ainda não conhece, o Pecorino é um restaurante italiano com pegada mais casual. O cardápio é bem variado e tem também vários drinks. De cara, enquanto escolhíamos nossos pratos, eu pedi um aperol spritz. E estava delicioso!

Agora sim, hora de comer!!! Pedimos de entrada uma Bruschetta que estava sensacional. E como prato principal, a Mari pediu um Gnhocchi al Funghi com azeite trufado, e eu fui de Risotto al Mare. Que escolha perfeita!!!

Rooftop B Hotel

Depois de curtir uma tarde super agradável na piscina do hotel, era hora de sair para conhecer mais um local top de Brasília. Fomos conhecer o rooftop do B Hotel, pois nos disseram que era um dos lugar mais bacanas para curtir o por do sol.

Chegamos no B Hotel e nos direcionamos para a cobertura. Realmente uma vista linda, área com piscina, bar e dj. O espaço não é muito grande, por isso recomendamos chegar cedo para pegar um bom lugar. Os drinks são bem gostosos e os preços não são tão salgados.

Agora a parte que só eu e Mari conseguimos nas viagens. Nós levamos chuva para os lugares mais secos. Fizemos isso no Atacama e em Brasília não foi diferente, então não foi dessa vez que curtimos o por do sol. Brincadeiras à parte, acho válido ficar de olho na previsão do tempo antes de visitar um rooftop.

 

Maori Gastronomia Alternativa

Bom, como não teve por do sol, o jeito foi ficar nos drinks e na boa música. Mas aí novamente a fome bateu pois já era noitinha, fomos visitar o restaurante Maori Gastronomia Alternativa

Que achado!!! O lugar tem um ar de bons amigos, o cardápio é bem variado e tem muita comida saudável (e até sem carboidrato). Pedimos uns dadinhos de tapioca com pimenta doce uhmmm. Bom demais! E não paramos por aí, o destaque foi para a lasanha de berinjela que é sensacional!!!!!

Fazemos muita questão de deixar essa recomendação não apenas pela comida, mas também pelo atendimento e carinho que recebemos. Ah, os preços são do jeito que nós viajantes gostamos!!! Agora o maior destaque mesmo vai para o garçom Jefferson! Educado, prestativo, sabe tudo sobre o cardápio, sempre acerta em cheio nas sugestões e faz com que o cliente se sinta em casa. Quem não conhece o local não sabe o que está perdendo!

Segundo dia

Acordamos um pouco tarde, mas a tempo de aproveitar o café da manhã maravilhoso do Blue Tree. Depois ficamos curtindo mais um pouco a piscina e, partimos para caminhar um pouco sem destino.

Para almoçar fomos conhecer o THE BOWL – POKE, ROBATAS & NOODLES no Boulevard Shopping. O Poke surgiu no Havaí, ganhou a Califórnia, passou por Nova York e chegou ao Brasil com força total. É uma receita com peixe cru cortado em cubos, marinado e servido em um bowl com arroz e acompanhamentos como verduras, frutas, grãos e algas. São várias as opções e todas deliciosas e bem servidas.  Mas nosso dia não terminou por aí. Logo após esse almoço delicioso fomos conhecer o Pontão do Lago Sul, outro ponto turístico imperdível em Brasília. E posso dizer que nos surpreendemos muito com o lugar!

Imagine uma praia, agora tire a água salgada e a areia. Pronto, já temos aí o clima do Pontão do Lago Sul. Atrativos não faltam para você curtir uma tarde deliciosa. Cenário de cartão-postal, gastronomia das mais diversas, programação cultural e esportiva, além do pôr-do-sol mais belo da cidade. Bem, isso é o que dizem, pois o por do sol, mais uma vez ficamos devendo rs. Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuem para que seja um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. Nós adoramos!!!

Esse foi um jeito de fechar com chave de ouro essa trip de Final de semana nessa cidade cheia de atrativos.

Reserve pelo site ♥

Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?

🏨 Hospedagem: Booking.comAirbnb
♥️  Seguro Viagem: Seguros PromoReal Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u

Compartilhe

espaço do seguidor

Deixe seu Comentário