San Telmo foi um dos primeiros bairros a ser povoado na cidade de Buenos Aires. A região me surpreendeu com suas lindas ruas de paralelepípedos, construções antigas e prédios com detalhamentos impecáveis. Há muito tempo atrás, ele era habitado pela aristocracia e as classes mais altas da sociedade. Mas um surto de febre amarela fez com que, no ano de 1871, essas famílias se mudassem para os bairros localizados mais ao norte, como por exemplo para o bairro da Recoleta. Com essa saída, as belas casas foram deixadas para os novos moradores de San Telmo, famílias mais simples de trabalhadores e imigrantes europeus.
Hoje, ao caminhar pelas ruas, você encontrará muitas lojas de antiguidade, lindas igrejas, museus, comércios de roupas e de lembrancinhas, antiquários, bares, restaurantes e muito mais.
Aonde se hospedar
Eu fiquei hospedada em um hostel muito especial em San Telmo, o Art Factory Hostel. Eu digo especial porque ele era muito artístico, as pessoas eram excepcionais no atendimento, o Dani, que é conciergé, foi simplesmente incrível comigo. Me explicou tudo o que tinha para fazer na bairro e em Buenos Aires.
Para quem curte arte e grafite, esse hostel é o lugar perfeito. Você vai admirar as pinturas nas paredes, que existem em praticamente todos os ambientes. Achei bem legal que eles ainda dão a oportunidade para quem é artista de deixar a sua marca por lá.
Outra coisa que gostei muito é que sempre saem de lá os “Free Walking Tours” para diversos pontos turísticos de Buenos Aires, além de lugares com pinturas e arte de rua. Quem faz esse tour é a super simpática Roma do @happywalkers.tours. Ela cobra em média 200 pesos argentinos, exceto para quem está hospedado no hostel, neste caso é só deixar uma propina (gorjeta) no final.
O que fazer no bairro
Ao andar pelas ruas da região, além de poder admirar os lindos prédios, arte de rua, construções e tudo o que mencionei acima, o bairro ainda tem algumas atrações imperdíveis.
Plaza Dorrego
Plaza Dorrego é a segunda praça mais antiga de Buenos Aires, localizada no coração de San Telmo. Você vai encontrar muitas cafeterias, bares, restaurantes, casais dançando tango e diversas atrações mega interessantes. Se for no domingo verá uma praça lotada e super animada, tudo isso graças a feira que rola por lá.
Feira de Antiguidades de San Telmo
A Feira de Antiguidades de San Telmo existe desde de 1970, é muito conhecida e visitada por pessoas do mundo todo. Ela ocorre todos os domingos das 10h às 17h (algumas barraquinhas fecham até mais tarde). Além das antiguidades, tem muitas outras coisas interessantes e bem legais, desde as mais diferentes como arte com reaproveitamento de materiais recicláveis, até objetos do norte argentino. Você também encontra lembrancinhas, livros, quadros, roupas e tudo mais que você possa imaginar.
A feira é gigante e você vai precisar de pelo menos duas horas para percorrer ela inteira, contando que não fará muitas paradas. É bom lembrar, que se quiser comprar lembrancinhas para levar, tipo imãs de geladeira e chaveiros, compre nesse lugar ou em alguma outra feira de Palermo ou Caminito. Porque se você fizer como eu e deixar para comprar na Rua Florida, vai correr o risco de pagar até o dobro do preço por objetos não tão bonitos e exclusivos como dessas feiras.
Mercado do bairro
O mercado do bairro é um lugar cheio de comida gostosa 😊Como dedicamos o dia para conhecer a região de San Telmo, escolhemos almoçar dentro do mercado. Além dele oferecer preços muito melhores, do que um restaurante por exemplo, também tem uma grande variedade de culinárias, que vão desde a famosa empanada, até uma comida mediterrânea.
Se for em um domingo se prepare porque vai ter muita gente, inclusive será um pouco difícil encontrar um lugar vazio para comer. Nos interessamos muito por um restaurante de crepes argentinos/franceses, de uma família Argentina que veio da França, eu acho demais essas histórias. O lugar se chamava Un, Dôs Crêpes. Os crepes estavam deliciosos! Com certeza, recomendo muito! O preço de um crepe ia de 170 a 220 pesos argentinos, dependendo do recheio.
Além dos restaurantes no mercado, tem também as famosas lojas de antiguidades, docerias, barracas de frutas, carnes, lojas de lembrancinhas e até uma casa de câmbio. Se não conseguir ir em um domingo em San Telmo para ver a feira, fique tranquilo porque poderá ir no mercadão, pois ele funciona todos os dias.
Estátua da Mafalda
Não vá aos domingos ver a estátua da Mafalda! 🤣🤣🤣 Ela é uma das principais atrações de San Telmo, por isso é muito legal tirar uma foto com essa personagem tão fofa e importante. O problema de ir de domingos é que graças a feira, talvez você pegue uma fila com mais de 20 pessoas. Todos os outros dias da semana que passei por lá estava vazio, então se puder, evite a fila e tire essa foto em outro momento.
Para quem não sabe, a personagem dos quadrinhos é uma garotinha muito simpática e atrevida, que viveu na Argentina entre as décadas de 60 e 70. Vindo de uma típica família portenha de classe média, ela foi criada pelo cartunista Quino (Joaquín Salvador Lavado), como uma forma protestar e trazer reflexão sobre a situação do mundo e a maneira como as pessoas vivem.
Ela ficou famosa no mundo inteiro por suas perguntas inocentes e ao mesmo tempo polêmicas. Uma lutadora social, que emitia manifestos políticos e revolucionários de forma divertida e irônica. Quem nesse mundo não conhece a famosa Mafalda?
Centro Cultural de la música latino-americana
Entrando no Centro Cultural de la música latino-americana você vai reparar que o lugar parece muito com um convento, com aquelas paredes em tijolinho e grades nas janelas. Gostei muito de visitar e conhecer! No fundo do centro estava tendo uma exposição de Mercedes Sosa, uma cantora argentina muito famosa e importante. A apresentação contava um pouco da história dela e os organizadores do espaço convidaram os visitantes a participarem de uma experiência imersiva em uma sala acústica bem interessante.
Igrejas em San Telmo
Para quem curte arquitetura de igrejas em San Telmo vai encontrar uma mais linda do que a outra. Vale muito a pena percorrer e visitar todas elas. Algo que achei bem legal é que vi em uma das capelas um pessoal reunido do lado de fora dançando músicas de peña (tradicional no norte argentino), em uma tradicional festa familiar. Amei!
Casa do Doce de Leite (La casa del Dulce de Leche)
Não poderia deixar de falar desse lugar divino 😆😆 Esse doce de leite da Casa do Doce de Leite é simplesmente sensacional. A loja está localizada na Calle Defensa 1060. Ir para Argentina e não comer doce de leite é simplesmente inaceitável, então não deixe de comprar uns bons doces de leite para você e sua família. Lá você poderá experimentar diversos tipos diferentes de doce, desde os mais tradicionais até os com rum, alfajores, etc. E no caixa pode pagar em real ou outras moedas.
Bares e cafeterias
Como San Telmo é considerado um bairro muito boêmio, quando você for terá a opção de aproveitar os locais durante todo o dia. De noite dá para curtir um bar, assistir um tango, experimentar uma cerveja artesanal ou um vinho argentino.
O “Plaza Dórrego Bar” fica bem de esquina de um local onde um casal bem conhecido dança tango e na frente da praça Dorrego. Com mesas externas é o lugar perfeito para aproveitar uma noite agradável e ainda assistir a um bom show.
Agora você acredita em mim quando falei que San Telmo é um bairro muito diversificado? Que ele tem tradição, arte, cultura, animação e diversão?! Sim, a região tem muito a oferecer, merece o seu tempo e dedicação. O que você achou? De tudo, o que gostou mais?
Está chegando agora em Buenos Aires e não sabe por onde começar a sua visita?! Já conferiu o meu post com os pontos turísticos mais conhecidos e as principais dicas para iniciantes?
Se ficou com alguma dúvida, deixa seu comentário aqui que respondo com o maior prazer.
Beijinhos da Mari e até a próxima ♥
Conheça mais detalhes sobre essas e outras regiões de Buenos Aires:
📌 Buenos Aires para iniciantes 🙂
📌15 Pontos imperdíveis para conhecer em Recoleta
Reserve pelo site
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
🏨 Hospedagem: Booking.com, Airbnb, HostelWorld
♥️ Seguro Viagem: Seguros Promo, Real Seguros
📱 Chip Internacional: EasySim4u
Reserve pelo Blog
Você sabia que quando reserva pelo Colecionando Destinos não gasta nada a mais, garante descontos incríveis e ainda ajuda muito a manter o site ativo e com cada vez com mais dicas? Que tal reservar por aqui?
Hospedagem
Seguro Viagem
Passagem Aérea
Transporte
Passeios
Chip Internacional
Compartilhe
Mari Zoghbi
Olá! Meu nome é Mari, brasileira, tenho 30 anos, sou publicitária e designer. Faz pouco mais de 5 anos que decidi, sozinha explorar esse mundão! Desde então experimento e conheço muitas coisas incríveis! Que vão desde culturas mais diferentes, culinárias deliciosas e pessoas espetaculares.
Posts Relacionados
Deixe seu Comentário
10 Comments
Comments are closed.
Um bairro que quando for conhecer a Argentina, irei com certeza amar ! San Telmo… Adoro lugares assim, com muita história, onde se pode admirar as lindas e maravilhosas construçoês, e como amo arquitetura antiga ! Dificíl dizer qual gostei mais, pois adorei tudo desse lindo e charmoso bairro, a Plaza Dorrego, os bares, as cafeterias, a feira de artesanato. Ver os casais dançando Tango deve ser lindo demais !… Talvez o mais charmoso dos bairros de Buenos Aires… Gostei demais !
[…] que contei para vocês no post de San Telmo que os aristocratas viviam lá até que um surto de febre amarela os fez mudar para a Recoleta e […]
Sensacional!
Obrigada!! 🙂 Toda semana tem post novo!
É um bairro bem legal mesmo! Vale muito a pena conhecer 🙂
always i used to read smaller articles that also clear their motive, and that is also happening with this post which I am
reading now.
Eu Absolutamente amamos seu blog e encontrar quase todos seu post está para ser
exatamente procuro. Faz uma oferecem escritores
convidados para escrever o conteúdo no seu caso?
Eu não me importaria Criando um post ou elaborando a maioria do
temas você escrever relativa aqui. Mais uma vez, incrível weblog !
[…] 📌San Telmo: Tradição, arte e cultura de um dos bairros mais diversificados de B.A 📌15 Pontos imperdíveis para conhecer em Recoleta […]
[…] que contei no post de San Telmo que os aristocratas viviam lá até que, um surto de febre amarela os fez mudar para a Recoleta e […]
Hi there, I enjoy reading through your article post.
I wanted to write a little comment to support you.