Começo com essa linda história.

Val não é tão mocinha assim, ela nasceu no século 16, Teve uma infância difícil, foi atacada por piratas, passou por guerras e sofreu até com terremotos. Com o passar dos anos, ela já moça, enfrentou também a ditadura no Chile. Nem por isso ela se abateu!

Ela aproveitou tudo isso que a vida havia lhe mostrado e se tornou muito colorida, e dizem as más línguas que para isso ela aproveitou as sobras de tintas utilizadas para pintar as embarcações. Na verdade não! Esse foi um jeito que Val encontrou para que todos pudessem localizá-la, pois ali não havia ainda endereço.

Val se tornou tão rica, culturalmente falando, que foi nomeada pela UNESCO como patrimônio da humanidade em 2003. E por essas e outras que Valparaiso merece um relato, para que você se encante com essa cidade que respira cultura!!!

Adoraria ter tido mais tempo, para apreciar tudo que Valparaiso tem pra oferecer. Como fizemos um bate e volta Santiago/Valparaiso/Viña del Mar, vou contar nossas experiências.

Optamos por fazer o passeio com a 321chile, que cedinho já estava no hotel para nos pegar. Fomos numa van super confortável e com um guia chileno, que falava quase um português fluente rs. Durante o trajeto ele foi nos explicando várias coisas sobre o passeio e sobre as regiões por onde passamos. Depois de um certo tempo, fizemos uma pausa para ir ao banheiro ou tomar um café. Paramos numa espécie de shopping que vendia desde de vinho até casacos de « pele ». Por ali pudemos degustar alguns vinhos também. Seguimos viagem e, logo depois chegamos em Valparaiso. De início você pode estranhar, pois a cidade não parece tão bonita assim. Por serem casinhas no alto, fazem lembrar algumas favelas aqui do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas logo essa primeira impressão passa e, começamos a conhecer através do guia, a história de Valparaiso. Passamos pelo centro onde rolam algumas feiras de rua, com pessoas vendendo o que não lhes é mais útil. P.S: por mim eu teria descido ali, pois adoro essas feiras tipo brechó. Continuamos e a primeira parada na cidade foi numa das casas que morou o escritor Pablo Neruda.

 

 

 

 

São 3 as casas de Pablo Neruda no Chile: La Chascona em Santiago, La Sebastiana em Valparaíso e Isla Negra. As casas hoje em dia funcionam como museus. E mesmo que você não conheça as obras do escritor, vale visitar estas construções, que remontam o universo do poeta e a cultura chilena. A parada para visitar a casa museu La Sebastiana dura aproximadamente uns 20,30 minutos. A casa foi restaurada e restam apenas alguns detalhes da original. E segue o fluxo, pois dali, fomos conhecer finalmente as ruas coloridas e os pontos turísticos da cidade e, a partir dessa parada você vai se apaixonar por Valparaiso.

Entre os atrativos de Valparaíso, os painéis de grafites e morros (os famosos cerros) são os principais. Não é à toa que muitos turistas visitam a cidade para conhecer toda sua arte. Entre as ruas, ruazinhas e morros, fomos conhecendo pinturas, desenhos e muitas intervenções artísticas que nem sentimos o quanto caminhamos. Claro que o guia dava explicações sobre tudo. Fomos visitar os grafites e as ruas mais famosas.

 

 

Ah, é sempre bom tomar cuidado com câmera ou com celular na mão. Embora não haja violência por ali, ouvimos que há alguns casos de furtos na região central, principalmente, perto da rodoviária e do porto e nos cerros. Talvez essa também seja uma vantagem de estar acompanhado com guia.

Volto a dizer, caso você tenha tempo, recomendo dormir em Valparaiso. Assim você pode conhecer a vida noturna da cidade.

Mesmo sendo um passeio meio corrido, deu para conhecer muitos lindos grafites. Passamos também por uma das intervenções de arte mais famosas da cidade, a frase “We are not Hippies, We are Happies”, pintada pela dupla britânica Art + Believe. Parada obrigatória para fotos.

 

 

Não ficam de fora do tour os funiculares, que levam passageiros a partes mais altas dos cerros (pagamos 100 pesos por viagem) e se tornaram atrações turísticas da região.

Assim que descemos, a van da 321 Chile já nos esperava para nos levar à Viña Del Mar!